Olaria se classifica para a Copa do Brasil de 2025

Foto: Reprodução/Twitter

Por Ryan Leal

Após empatar em 0 a 0 com o Maricá na última quarta (06), o Olaria ficou com o vice da Copa Rio e se garantiu na Copa do Brasil de 2025. A equipe da Rua Bariri perdeu o jogo de ida por 1 a 0 e não conseguiu reverter o placar no jogo de volta, deixando o título com a equipe maricaense. 

O campeão da Copa Rio tem o direito de escolher entre jogar a Série D do Campeonato Brasileiro ou a Copa do Brasil do próximo ano. O Maricá optou pela quarta divisão nacional, deixando o Olaria com a competição mata-mata. 

Desta forma, o Olaria é o sétimo clube carioca a se garantir no torneio nacional, se juntando a Flamengo, Nova Iguaçu, Vasco, Fluminense, Botafogo e Boavista. Clubes como Portuguesa e Sampaio Corrêa ainda têm chance de se classificar. 

O estado do Rio de Janeiro possui direito a 6 vagas para a Copa do Brasil, que são distribuídas entre os quatro primeiros colocados do Campeonato Carioca, o campeão da Taça Rio e o campeão ou vice da Copa Rio. Quando uma equipe garante vaga na 3ª fase da competição, uma nova vaga no estado é aberta de acordo com a classificação do estadual. 

Campeão da Taça Rio, o Botafogo já se garantiu matematicamente na Libertadores de 2025 através do Campeonato Brasileiro, se garantindo na 3ª fase da Copa do Brasil do ano que vem. Sexto colocado no Campeonato Carioca de 2024, o Boavista herdou a vaga do alvinegro na primeira fase do mata-mata. 

Com chance de garantir a vaga na Libertadores do próximo ano tanto pela Copa do Brasil quanto pelo Brasileirão, o Flamengo (atual campeão carioca) pode beneficiar a Portuguesa – RJ ao definir sua participação na competição continental. A Lusa terminou o estadual na sétima posição. 

Oitavo lugar no Carioca, o Sampaio Corrêa – RJ pode ser mais um clube a herdar uma  vaga na primeira fase da competição. Para isso, precisa que o Vasco se classifique para a Libertadores ao lado do Flamengo. O cruzmaltino está na briga pela classificação para a fase prévia do torneio sul-americano através do Campeonato Brasileiro. 

Deixe um comentário