Foto capa: Reprodução/Águia Branca
Por Ryan Leal
Também conhecida como “Cidade Sorriso”, município da região metropolitana fluminense completa 451 anos no dia 22 de novembro. Sua história é marcada pela forte ligação com os indígenas, por três nomes diferentes, seu período como capital do estado do Rio de Janeiro e diversas outras curiosidades.
Os três nomes

O aniversário da cidade é representado pelo dia em que os portugueses cederam um pedaço de terra ao índio Araribóia como reconhecimento pelo seu trabalho na guerra que expulsou os franceses do Rio de Janeiro e recuperou o controle da Coroa Portuguesa sobre a região. No dia 22 de novembro de 1573, foi criada a Aldeia de São Lourenço dos Índios.
Em 1819, 11 anos após a chegada da família real portuguesa no Brasil, a aldeia se transformou na Vila Real da Praia Grande. Após a morte de Dona Maria em 1816, Dom João VI se instalou em um palacete em Niterói para se recuperar após a perda da mãe. A presença do imperador português na região acabou gerando investimentos na cidade, que teve a troca de nome como consequência.
16 anos após a criação da vila, a cidade foi rebatizada e elevada a condição de capital da província (e posteriormente estado) do Rio de Janeiro. Também foi em 1835 que surgiu o nome Nictheroy, que posteriormente teve a grafia simplificada para Niterói.
Capital do estado

Ao virar capital da província e posteriormente do estado fluminense, Niterói foi impulsionada por uma ampla modernização que resultou na cidade atual. O maior marco para o crescimento do município veio durante a ditadura cívico-militar, com a construção da Ponte Rio-Niterói, inaugurada em 1974. Antes, o trajeto entre as duas cidades era realizado apenas de barca ou pela cidade de Magé.
Com o Rio de Janeiro perdendo o título de capital nacional após a criação de Brasília em 1960, o estado da Guanabara se fundiu com o estado do RJ em 1975 e Niterói deixou de ser capital estadual, transferindo a função para a Cidade Maravilhosa.
Caminho Niemeyer

O Caminho Niemeyer é um conjunto de equipamentos culturais arquitetados por Oscar Niemeyer que se estende por 11 km ao longo da orla da cidade. A primeira construção do complexo foi o Museu de Arte Contemporânea, inaugurado em 1996 e tratado como o principal cartão postal da cidade.
Também integram o caminho Niemeyer:
- Fundação Oscar Niemeyer
- Memorial Roberto Silveira
- Teatro Popular Oscar Niemeyer
- Praça Juscelino Kubitschek
- Reserva cultural
- Estação Catamarã de Charitas
Política e qualidade de vida

De acordo com o IBGE, Niterói é a cidade com o maior Índice de Desenvolvimento Humano do Rio de Janeiro e a sétima maior do país. Seu atual prefeito é Axel Grael (PDT), no comando da prefeitura desde 2021. Rodrigo Neves (PDT), que governou a cidade entre 2013 e 2020, foi eleito em 2024 para dar início a seu terceiro mandato a partir de 2025.
