Copinha Feminina 2024

Foto capa – Créditos: Reprodução/Federação Paulista de Futebol 

Por Anna Alves

A Copa São Paulo de Futebol Júnior é o maior campeonato de base do Brasil. A competição oferece uma valiosa oportunidade para jovens atletas ganharem visibilidade e avançarem em suas carreiras profissionais. Na modalidade masculina, que se encaminha para a 55ª edição, o torneio já revelou grandes nomes, como Neymar, Kaká, Paquetá e Vinícius Júnior. 
 
A versão feminina da competição, no entanto, foi criada apenas em 2023, e este ano ocorrerá sua 2ª edição, representando uma iniciativa fundamental para o desenvolvimento e a valorização do futebol feminino no país. Mari Fernandes – atleta do Flamengo e grande destaque na primeira Copinha – comentou sobre as diferenças entre o futebol feminino e masculino, que se refletem da categoria de base até o profissional. 
 
“Nós jogamos a primeira Copinha ano passado, enquanto a masculina já ocorre há bastante tempo. Esse é um exemplo, mas acredito que é consequência dos 40 anos de proibição do futebol feminino, então, sabemos que há situações que ainda podem melhorar. A modalidade está em constante evolução.” 

 
O campeonato se inicia na próxima quinta-feira (28) e o primeiro jogo será às 17h45, entre o Cruzeiro e o Centro Olímpico de São Paulo, duas das seis equipes estreantes na competição. 
 
Em relação à edição anterior, a Copinha Feminina deste ano trará diversas mudanças. O número de times participantes aumentou de 16 para 20, o que resultou em uma ampliação da representação estadual, que passou de 8 para 10. Além disso, com a saída do Atlético Mineiro e do Real Brasília, os times do Palmeiras, Vila Nova, Bragantino e Sport também participarão pela primeira vez.

Os 10 estados brasileiros representados na Copinha Feminina de 2024. 
Créditos: Reprodução/Copinha 

Para a primeira fase do campeonato, as equipes são divididas em 5 grupos, que ficam sediadas na cidade de São Paulo e jogam em diferentes estádios. 
 
Confira os grupos e os seus respectivos estádios: 
 
Grupo A: Canindé 
Corinthians-SP 
Centro Olímpico-SP 
Cruzeiro-MG 
Fortaleza-CE 
 
Grupo B: Nicolau Alayon 
Santos-SP 
Fluminense-RJ 
América-MG 
Sport-PE 
 
Grupo C: Javari 
Palmeiras-SP 
Flamengo-RJ 
Minas Brasília-DF 
Botafogo-PB 
 
Grupo D: Ibrachina Arena 
Ferroviária-SP 
Botafogo-RJ 
Grêmio-RS 
Vitória-BA 
 
Grupo E: CERET 
São Paulo-SP 
Red Bull Bragantino-SP 
Internacional-RS 
Vila Nova-GO 
 
O primeiro colocado de cada grupo, somado aos três melhores segundos colocados, classificam para a etapa seguinte. Com apenas 8 clubes restantes, a segunda fase é definida por mata-mata. As quartas de final estão previstas para os dias 7, 8 e 9 de dezembro. Já as semis, que nesse ano contarão com a novidade do VAR, para os dias 11 e 12.  
 
Entre os favoritos a conquistar o título em 2024 estão os times do Flamengo, Botafogo, Internacional e São Paulo. O rubro-negro é o atual campeão, tendo conquistado a vitória por um placar de 2×0 sobre o time alvinegro. Autora do primeiro gol, a capitã Mari Fernandes compartilhou o sentimento em poder contribuir para a vitória do clube.  
 
“A Copinha tem uma estrutura enorme e, com o tempo, ela vai ser considerada a principal competição de base. Levar o Flamengo ao topo foi o nosso principal objetivo e saber que fiz história em um campeonato desse tamanho é uma verdadeira honra.” 

Jogadoras do Flamengo comemorando o título da 1ª edição da Copinha Feminina. Na foto, Mari Fernandes, levanta a taça. 
Créditos: Reprodução/Olimpíada Todo Dia 

Para acompanhar mais informações sobre a competição, confira as redes sociais oficiais do campeonato: @copinha. A transmissão dos jogos será disponibilizada pela Record News. 

Deixe um comentário