Foto Capa: reprodução/adorocinema
Por Arthur Líbero
1- Moana 2

O tempo passou e Moana está mais madura, mas seu espírito aventureiro se mantém fortalecido. Nesta continuação do sucesso lançado em 2017, a jovem está certa de que recebeu um chamado de seus ancestrais para ajudar o seu povo e decide encarar uma jornada pelos mares da Oceania. Agora, essa destemida heroína precisa tomar muito cuidado, porque a missão promete ser perigosa, pois ela navegará por águas desconhecidas. Por outro lado, o bom e velho conhecido Maui está de volta para acompanhá-la nessa incrível aventura repleta de desafios, monstros, e com uma tripulação para lá de divertida.
A direção é de David G. Derrick Jr., Jason Hand, Dana Ledoux Miller. No Brasil, Moana é dublada pela atriz e cantora Any Gabrielly e os outros personagens tem as vozes de Saulo Vasconcelos, Mariana Elisabetsky, Saulo Javan, Éri Correia e Ítalo Luiz.
2- A Contadora de Filmes

María Margarita aprendeu a gostar de cinema desde menininha. Caçula de quatro irmãos de uma família humilde, moradora de uma pequena cidade no deserto do Atacama, Chile, ela desenvolveu uma forte ligação com os filmes. Isso aconteceu por influência de sua mãe e seu pai, já que todo domingo era dia de sessão. Após um acidente, a renda familiar se reduz e apenas um membro terá acesso às sessões. Escolhida para essa missão, María se tornou a narradora oficial do que via na sala escura, transformando a vida de todos com seu jeito peculiar de contar as tramas dos filmes.
O longa é do mesmo estúdio dos sucessos “Intocáveis” (2011), “Dias Perfeitos” (2023) e “Meu Pai” (2020). O elenco conta com Daniel Brühl, Bérénice Bejo, Antonio de La Torre, Geraldine Neary e a direção é de Lone Scherfig.
3- O Clube das Mulheres de Negócios

Ambientado em um mundo onde os estereótipos de gêneros são invertidos, mulheres ocupam posições de poder que normalmente são ocupados por homens, e homens cumprem os papeis de serem socialmente submissos. O Clube das Mulheres de Negócios aborda questões emergentes não apenas do machismo, mas também do racismo, do classismo e da corrupção, enraizados na cultura patriarcal do Brasil e do mundo.
Com direção de Anna Muylaert, o elenco conta com Maria Bopp, Rafael Vitti, Grace Gianoukas, Irene Ravache, Cristina Pereira e Katiuscia Kanoro.
4- A Favorita do Rei

Jeanne Vaubernier é uma jovem de origem humilde e está determinada a sair da sua condição, usando seus encantos. Seu amante, o conde Du Barry, que se beneficia muito dos relacionamentos lucrativos de Jeanne, decide apresentá-la ao Rei. Com a ajuda do influente duque de Richelieu, ele organiza o encontro. Contra todas as expectativas, Luís XV e Jeanne se apaixonam intensamente. Com a companhia da cortesã, o Rei redescobre o prazer de viver, a tal ponto que não consegue mais ficar sem ela e decide torná-la sua favorita oficial. Isso causa um escândalo, pois ninguém quer uma garota “da rua” na Corte.
Com direção de Maïwenn, que também compõe o elenco, o filme é estrelado por Johnny Depp, Diego Le Fur, Pauline Pollmann, Pierre Richard e Loli Bahia.
5- A Hora do Orvalho

Carlo, um jovem mimado e indisciplinado, acaba causando um grave acidente de carro bêbado e é condenado a cumprir um ano de trabalho social em uma casa de repouso. Manuel, um jovem traficante pego em flagrante, chega na Villa Bianca com ele. Luisa, uma enfermeira que trabalha há anos no local, conduzirá os dois a um mundo onde a partilha, o conforto e a aceitação, mudarão para sempre o olhar dos jovens sobre a vida.
A obra de Marco Risi passou pelo Festival do Rio. O elenco conta com Massimo de Francovich, Luigi Diberti, Eros Pagni, Alessandro Fella, Roberto Gudese, Lucia Rossi e Elena Cotta
