Shows do Mês: Confira os Destaques de Dezembro no Rio

Foto Capa: reprodução/Deezer

Por Arthur Líbero

1 – Matuê (06/12) 

(créditos: reprodução/30PRAUM)

O rapper Matuê traz, pela primeira vez, o show da turnê “333” para o Rio de Janeiro. O nome também intitula seu novo álbum, lançado em setembro de 2024. Para promover o lançamento, o artista cantou por cerca de 3 horas e 33 minutos em cima de uma estrutura de ferro com 15 metros no meio do Vale do Anhangabaú, no centro de São Paulo. Logo em seguida, ele apresentou o disco ao vivo na abertura da edição de 40 anos do Rock in Rio, no palco Mundo, em um dia dedicado ao trap.  

Segundo Matuê, o projeto é um retrato de seu amadurecimento pessoal após um período de bloqueio criativo. Em 2020, ele se tornou um fenômeno após lançar a música “Máquina do Tempo”, que também deu nome ao EP lançado no mesmo ano. Esse hit, e muitos outros estarão presentes em sua apresentação no Rio. 

O show vai acontecer na sexta-feira, dia 6 de dezembro a partir das 22h no Espaço Hall, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio.   

2- Numanice (07/12) 

(créditos: reprodução/CNNBrasil)

Ludmilla já era uma das cantoras mais reconhecidas pelo público brasileiro quando decidiu criar seu primeiro projeto de pagode. O “Numanice” surgiu em abril de 2020 “pagar uma promessa” aos seus fãs de que se ganhasse a categoria de “Cantora do Ano” no Prêmio Multishow 2019, lançaria um EP exclusivamente com esse gênero. O disco chegou e, em menos de 24 horas, todas as canções estrearam direto no TOP 200 do Spotify. 

Em 2021, portanto, começaram as apresentações ao vivo, e a cantora fez a turnê do disco passar pelo Brasil inteiro lotando várias casas de show. A apresentação não se trata de um show convencional, e sim de um evento onde a artista recebe convidados, faz covers e releituras de seus sucessos. Em 2022 e 2024, foram disponibilizadas as duas continuações do álbum e as apresentações aumentaram, ganhando estruturas cada vez maiores. A próxima parada do “Numanice 3” será no Rio de Janeiro, marcando o encerramento de 2024 para a cantora.  

O evento vai acontecer no sábado, dia 07 de dezembro, a partir das 14h no Riocentro, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio. 

3- Dream Theater (13/12) 

(créditos: reprodução/Deezer)

O Dream Theater é uma banda de metal progressivo que conquistou o respeito do público que ouve o gênero. Em 2022 eles foram uma das atrações do Rock in Rio no dia do metal. Esse ano, eles chegam com a segunda etapa da turnê “The Distance Over Time Tour – Celebrating 20 Years of Scenes From a Memory”, que recebeu elogios do público e da crítica. 

A banda é liderada pelo vocalista James LaBrie ao lado de John Petrucci, John Myung, Jordan Rudess e Mike Mangini e é lembrada pelos solos que atravessou gerações desde os anos 1980. As canções estarão presentes no espetáculo que dura cerca de 3 horas.  

O show vai acontecer na sexta-feira, dia 13 de dezembro, a partir das 21h no Vivo Rio, no Aterro do Flamengo, Zona Sul do Rio. 

4- Jota Quest (14/12) 

(créditos: reprodução/G1)

Desde 2022 o Jota Quest vem comemorando seus 25 anos de carreira com uma turnê inédita que busca mexer com a memória afetiva dos fãs do conjunto mineiro que surgiu ainda na década de 1990. Liderada por Rogério Flausino, a banda já lançou inúmeros sucessos do pop-rock nacional, como “Sol”, “Do seu Lado”, “Só Hoje”, “Além do Horizonte” e “Dias Melhores”. 

Após terminarem a primeira etapa de shows em 2023, os integrantes da banda tiveram a ideia de continuar com a turnê, mas em um formato maior com o intuito de fazerem as maiores apresentações de sua carreira. Foi então que surgiu outra turnê, a “J25 – Arenas”, com o mesmo show apresentado em uma estrutura maior nas principais arenas e estádios do país, como o Estádio Mané Garrincha, em Brasília, e o Estádio do Mineirão, em Belo Horizonte. A última apresentação, portanto, vai acontecer no Rio de Janeiro.  

O show vai acontecer no sábado, dia 14 de dezembro, a partir das 20h, na Arena Jockey, no Jockey Clube do Rio de Janeiro, localizado no Jardim Botânico, na Zona Sul da Cidade.   

5- Gusttavo Lima (14/12) 

(créditos: reprodução/RCN67)

Gusttavo Lima é o compositor de mais de 150 sucessos e influenciou uma nova geração do sertanejo no Brasil. Ele já tem 16 anos de carreira e conquistou o topo das rádios do país inteiro com canções que falam sobre seus relacionamentos de forma leve e descontraída trazendo o estilo de “homem do campo” para suas composições.  

Em 2017, ele foi o embaixador da festa do Peão de Barretos, um dos eventos mais importantes do sertanejo que acontece anualmente em Barretos, uma cidade no interior de São Paulo. Nesse ano, ele deu origem ao bordão “Respeita o Embaixador”, e passou a ser apelidado como o “Embaixador” pelos seus fãs. A brincadeira parece ter dado certo e agora o astro leva o apelido também para o nome de sua nova turnê, que vai passar pelo Rio em dezembro. 

O show vai acontecer no sábado, dia 14 de dezembro, a partir das 22h, na Farmasi Arena, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio.  

6- O Grande Encontro (15/12) 

(créditos: reprodução/Portal Agita)

Alceu Valença, Elba Ramalho, Geraldo Azevedo e Zé Ramalho são alguns dos artistas mais importantes da música nordestina no Brasil. Em 1996, eles decidiram se reunir e trabalhar juntos produzindo álbuns e fazendo apresentações que lotaram o país. Atualmente, apenas Zé Ramalho não participa mais do grupo.  

O repertório varia entre momentos de trio, dueto e performances solo de cada um dos cantores. Eles revezam sucessos, como “Anunciação”, “Banho de Cheiro”, “Dia Branco”, “Tropicana”, “Moça Bonita”, “La Belle de Jour”, entre outros que fazem sucesso da carreira dos três. Entre as novidades estão as músicas “Papagaio do Futuro”, cantada por Alceu Valença e Geraldo Azevedo, e “Me Dá Um Beijo”, parceria de Alceu e Elba Ramalho. 

7- Sorriso Maroto (21/12) 

(créditos: reprodução/Dicas da Capital)

O grupo de pagode comandado por Bruno, Sergio Jr, Vini, Cris e Fred cresceu nos bairros que compreendem o Estádio Mario Filho, o Maracanã e é por isso que os músicos irão celebrar o encerramento de uma das turnês mais importantes de sua carreira no estádio mais importante do Brasil.  

“Sorriso As Antigas” é o nome da turnê que o Sorriso Maroto iniciou em 2022, com um repertório focado nos clássicos do grupo lançados ao longo de 26 anos de carreira. O show também deu origem ao disco homônimo que possui 39 faixas. A festa já recebeu meio milhão de espectadores e cada apresentação dura cerca de 5 horas. O objetivo é promover uma festa ao som dos maiores sucessos do conjunto.  

O evento vai acontecer no sábado, dia 21 de dezembro, às 18h, no Maracanã, na Zona Norte do Rio de Janeiro. 

8- Zeca Pagodinho (21/12) 

(créditos: reprodução/O GLOBO)

No final de 2023, Zeca Pagodinho decidiu comemorar seus 40 anos de carreira com a gravação de um DVD inédito no Estádio Nilton Santos, no Rio. O material serviu como base para a turnê “Zeca Pagodinho – 40 Anos”, que conta a história de um dos maiores sambistas do Brasil através de clássicos como “Quando a Gira Girou”, “Vai Vadiar”, “Samba Pras Moças”, “Camarão Que Dorme a Onda Leva” e “Verdade”.  

Os hits são acompanhados de projeções no telão que reproduzem o cenário de uma favela e mostram os amigos que Zeca fez ao longo de sua carreira, como Beth Carvalho, Alcione, Martinho da Vila e Paulinho da Viola.  

O show vai acontecer no dia 21 dezembro, a partir das 21h30, na Farmasi Arena, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro.  

9- Lulu Santos (21 e 22 de dezembro) 

(créditos: reprodução/29Horas)

Em 2023, Lulu Santos completou 70 anos de idade e fez uma turnê onde se apresentou para o público como “Barítono”, um tipo de voz masculina que se encontra entre o tenor e o baixo, e é caracterizada por ser mais grave e aveludada. Foi com esse nome que ele deu o nome de seu novo show, onde ele e sua banda tocam hits que marcaram gerações, como “Apenas Mais Uma de Amor”, “Um Certo Alguém”, “O Último Romantico”, “Como Uma Onda” e “Toda Forma de Amor”. 

O espetáculo conta com um cenário coberto por panos brancos que trazem à temática das ondas, que são cantadas pelo cantor em uma de suas músicas. Ele também participa da execução das músicas na guitarra, fazendo solos conhecidos por todos os fãs. 

O show vai acontecer no sábado, dia 21 de dezembro, às 21h; e no domingo, dia 22 de dezembro, às 20h no Vivo Rio, no Aterro do Flamengo, Zona Sul do Rio de Janeiro. 

10- Jorge Aragão e Diogo Nogueira (27/12) 

(créditos: reprodução/uhuu.com)

Para encerrar o ano de 2024 em grande estilo e ao som de muito samba, os sambistas Diogo Nogueira e Jorge Aragão vão se reunir em uma noite única. Diogo, começou nos anos 2000 e lançou seu primeiro disco em 2007. Ele já lançou sucessos como “Pé na Areia”, “Clareou” e “Fé em Deus”.  

Já Jorge Aragão, se prepara para comemorar seus 50 anos de carreira em 2025 e coleciona inúmeros álbuns com clássicos como “Eu e Você Sempre”, “Amor dos Deuses”, “Vou Festejar”, “Já é” e “O Show Tem Que Continuar” 

O show vai acontecer na sexta-feira, 27 de dezembro, às 22h30, no Ribalta, no Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste do Rio de Janeiro.  

Deixe um comentário