Foto Capa: reprodução/UNIFACHA
Por Arthur Líbero
Desde que passou pela sua transformação e a UNIFACHA passou a se tornar um Centro Universitário, novos cursos de graduação tecnológica também passaram a fazer parte da instituição. Conheça agora um pouco mais sobre as graduações tecnológicas em Produção Multimídia, Jogos Digitais e Design de Animação.
1 – Produção Multimídia

A graduação tecnológica em Produção Multimídia da UNIFACHA foi desenvolvida para formar profissionais capacitados em ferramentas, técnicas e metodologias que estão envolvidas na criação e produção de conteúdos digitais e interativos. O curso, que possui 4 semestres, oferece uma formação técnica completa para quem deseja atuar diretamente em produções multimídia.
Léo Amato, que é coordenador do curso de Publicidade e Propaganda da UNIFACHA, também vai coordenar o curso de Produção Multimídia e fala sobre a chegada da nova graduação, “o curso tem o objetivo de cobrir uma carência do mercado, que é permitir que as pessoas tenham um desenvolvimento técnico em áreas diversas da multimídia, como audiovisual, produção de conteúdo, conhecendo a parte de edição de som, locução e dublagem, ou então na produção e criação de websites. Então ele cobre alguns gaps que as pessoas precisam ter hoje por uma necessidade do mercado e o nosso curso tem essa visão técnica ampla, permitindo que você possa atuar em diversas áreas multimídias”.
O curso promete atender às demandas tecnológicas do mercado por meio das áreas de produção de conteúdo e do x-ray. Além disso, as disciplinas vão abordar temas relevantes, como inteligência artificial e marketing de influência, atendendo às necessidades que o mercado tem identificado em relação a essas tecnologias emergentes. Porém, além da parte teórica, também haverá atividades práticas a serem desenvolvidas pelos estudantes, o que permitirá que a teoria seja aplicada de maneira concreta. “O curso se propõe a ser extremamente ‘mão na massa’, pois é focado realmente na produção técnica em multimídia. Assim, o aluno terá diversas disciplinas cujo objetivo é a prática”, diz Léo.
O coordenador do curso ainda indica qual é o seu público-alvo, “eu acredito que esse curso vem a atender a todos os profissionais da área de comunicação e criativa que hoje precisam complementar o aprendizado. Seja o profissional de design, jornalismo, comunicação ou marketing, todos precisam se aprofundar para atender às demandas que empresas, clientes e marcas têm solicitado. O curso oferece uma abordagem ampla, e é ideal para quem, no ensino médio, está buscando uma faculdade e se identifica com a área criativa, mas prefere um trabalho mais prático, ‘mão na massa’, colocando a criatividade em ação”.
2- Design de Animação

Outro curso que faz parte da área de criação é o de Design de Animação, que tem o objetivo de ensinar o estudante a desenvolver animações utilizando técnicas como a animação quadro a quadro, stop motion e os animes (animação criada no Japão).
Com 4 semestres, a grade conta com disciplinas planejadas para o mercado de trabalho, e o estudante aprende a criar suas próprias ideias, desde o roteiro, as ilustrações e, principalmente, a animar em todas as técnicas. Ele poderá criar animações em 2D e 3D, stop motion ou próprios animes, sendo esse o único curso do Brasil a ofertar a disciplina de anime.
Renato Medeiros é o coordenador do curso de Design Gráfico da UNIFACHA e agora também passa a coordenar o curso de Design de Animação. Ele fala sobre a diferença entre as duas graduações que estão dentro da área do Design, “o curso Design Gráfico prepara o estudante a criar trabalhos gráficos, como revistas, livros, sites, entende sobre cores, tipografia para trabalhar em empresas de tecnologia e criatividade. Já o curso de Design de Animação prepara o estudante a desenvolver projeto audiovisual, podendo trabalhar em estúdios de animação nacional e internacional, como o Copa Estúdio, que desenvolve o desenho Irmão do Jorel ou Disney, Pixar”.
“Em canais de streaming, percebemos uma grande demanda de animações, como Castlevania, Secret Level ou Acorda Carlo. Diversos projetos audiovisuais com foco em animação, utilizando desde técnicas 2D e 3D, além de clipes musicais que utilizam a animação como meio comunicativo. A animação é uma tendência no geral, cada estúdio ou projeto acaba abordando uma técnica para contar melhor a narrativa através de imagens, cores, cenário e personagens”, explica o coordenador, que ainda cita para quem o curso é indicado, “ele serve para todos aqueles que almejam trabalhar e se tornar um grande animador podendo ilustrar projetos e participar de trabalhos na indústria audiovisual de animação”.
3- Jogos Digitais

A graduação tecnológica em Jogos Digitais da UNIFACHA, o aluno será profissionalizado e aprenderá técnicas de desenvolvimento de jogos 2D e 3D, aprendendo a utilizar as principais ferramentas do mercado. O estudante passará por disciplinas como Game Design, Programação, Desenvolvimento de Narrativa Para Games, e vai criar universos para jogos através de conceitos ilustrados, montando objetos e personagens 2D e 3D com o foco em jogos digitais.
Além disso, o curso também vai ensinar a criar a parte musical para jogos e abordará conceitos teóricos em disciplinas específicas como Narrativas Para Jogos e Game Design, Teoria Musical para depois aplicar tudo que aprendeu na prática para a criação de novos jogos.
Renato Medeiros também está na coordenação do curso de Jogos Digitais e conta como cada disciplina contribuiu para atender as demandas do mercado de trabalho atual, “cada disciplina foi planejada nos segmentos necessários da demanda do mercado. Game Design e Narrativa para Jogos por exemplo, são tanto uma disciplina como um profissional do mercado, ou seja, em cada disciplina ele aprende todo o seu universo e poderá, logo em seguida, aplicá-la em diferentes vagas”.
Com 5 semestres o coordenador indica essa graduação para “todos aqueles que desejam aprender a criar seus próprios jogos ou trabalhar nas empresas nacionais ou internacionais”.
Para conhecer e saber mais sobre os novos cursos de graduação tecnológica da UNIFACHA, acesse o site oficial da instituição.
