Retrospectiva 2024: futebol internacional 

Foto Capa: reprodução/Getty Images/Lars Baron

Por Ryan Leal

Chegando ao fim de 2024, o Em Todo Lugar traz uma retrospectiva do que rolou de melhor no futebol internacional ao longo do ano. A temporada foi marcada pelas realizações da Eurocopa e da Copa América, Liga dos Campeões com brilho de jogador brasileiro e muito mais. 

Liga dos Campeões 

(créditos: reprodução/Poder 360)

Na principal competição de clubes da Europa, o Real Madrid se sagrou campeão pela 15ª vez e de forma invicta. O clube merengue teve 100% de aproveitamento na fase de grupos e desbancou RB Leipzig, Manchester City e Bayern no mata-mata antes de derrotar o Borussia Dortmund na final. 

(créditos: reprodução/Real Madrid)

O principal jogador da campanha foi o brasileiro Vinícius Júnior, que fez seis gols (um na final) e deu quatro assistências em dez jogos, sendo eleito o melhor jogador da competição. Nomes como Bellingham e Rodrygo também foram outros destaques da equipe espanhola comandada por Carlo Ancelotti. 

Eurocopa 

(créditos: reprodução/Reuters)

Realizada na Alemanha, a principal competição de seleções do Velho Continente teve a Espanha se sagrando campeã ao derrotar a Inglaterra na final e levantou a taça da Eurocopa pela quarta vez. Os espanhóis foram campeões com 100% de aproveitamento, derrotando equipes como Croácia, Itália, Alemanha e França ao longo do caminho. 

Sem um grande craque no seu plantel, a seleção espanhola teve o coletivo como seu principal expoente. O meia Dani Olmo e o atacante Lamine Yamal empataram como líderes de participações em gols na competição, foram cinco para cada no total. Nomes como o meia Fabián Ruiz e o atacante Nico Williams também foram destaques da equipe comandada por Luís de la Fuente. 

Copa América 

(créditos: reprodução/conmebol copa américa)

Em edição realizada nos Estados Unidos, a Copa América de 2024 teve a seleção da Argentina como campeã de maneira invicta. Os hermanos ergueram o troféu da competição pela 16ª vez após derrotarem a Colômbia na final. 

Com Lionel Messi apagado, marcando apenas um gol em todo o torneio, o principal nome da Argentina foi Lautaro Martinez, que foi o artilheiro da competição com cinco gols e marcou o gol do título.  

(créditos: reprodução/Julio Cotez/AP)

Outro destaque individual foi o meia colombiano James Rodríguez, que foi o líder em participações em gols da copa (1 gol e 6 assistências) e foi eleito o melhor jogador da competição. 

Melhor do mundo 

(créditos: reprodução/Reuters/Sarah Meyssonnier)

As premiações de melhor jogador do mundo deram o que falar no ano de 2024. Enquanto muitos davam a vitória de Vinícius Júnior como certa após o seu desempenho na temporada de 2023-24, a revista France Football deu o prêmio para Rodri, volante do Manchester City e da seleção espanhola.  

A vitória do jogador espanhol gerou diversas críticas da comunidade do futebol ao redor do planeta, levantando debates sobre os métodos e critérios das votações para a escolha do vencedor. 

(créditos: reprodução/Getty Images)

Em dezembro, Vinícius Júnior foi eleito o melhor jogador do mundo no FIFA The Best, premiação organizada pela maior entidade de futebol do mundo. Foi a primeira vez que um brasileiro conquistou o prêmio desde 2007, quando Kaká foi o vencedor. 

Deixe um comentário