Foto Capa: reprodução/G1
Por Arthur Líbero
1- Universo Spanta

Em todo início de ano acontece, no Rio de Janeiro, um dos principais festivais de música brasileira da capital, o “Universo Spanta”, que surgiu como uma evolução do Bloco “Spanta Neném”, criado no Rio de Janeiro em 2003. O bloco começou como um encontro descontraído de amigos no bairro da Lagoa, promovendo festas de Carnaval com muita música e alegria. Com o tempo, a iniciativa cresceu e passou a incorporar não apenas desfiles de rua, mas também shows e eventos culturais. O sucesso e a diversidade das atrações levaram à criação do festival que celebra a cultura brasileira ao longo de várias datas, com música, arte, gastronomia
Ao longo de 9 dias, o público poderá conferir shows de alguns dos principais artistas da atualidade e que fazem parte de diferentes estilos musicais, passando pelo pop, sertanejo, axé, pagode, trap, rap e MPB. Entre as atrações estão Ludmilla, Jão, Luísa Sonza, Filipe Ret, Ivete Sangalo, Daniela Mercury, Belo, Simone Mendes, Jorge e Matheus, Zé Ramalho e Gloria Groove.
O evento acontecerá nos dias 6, 10, 11, 12, 13, 17, 18, 19 e 20 de janeiro na Marina da Glória, que fica no Aterro do Flamengo na região do bairro da Glória.
2- Djonga

Djonga, um dos maiores expoentes do rap nacional, desembarca no Rio de Janeiro para duas apresentações imperdíveis na cidade. Ele é reconhecido por suas composições que mesclam poesia contundente e crítica social, o artista mineiro consolidou-se como uma voz indispensável na música brasileira contemporânea. Com uma carreira marcada por prêmios, álbuns aclamados e seu impacto cultural, o rapper promete entregar performances que evidenciam sua potência artística e seu carisma inconfundível. Um espetáculo à altura de sua relevância no cenário musical.
O show contará com apresentações na sexta e no sábado (dias 10 e 11), no Circo Voador, nos Arcos da Lapa, a partir das 20h em ambas as datas.
3- MC Cabelinho

MC Cabelinho vem se tornando um dos principais nomes do funk e da música urbana brasileira dentro da nova geração. Com sua versatilidade musical e letras que dialogam diretamente com a realidade das ruas, o artista carioca conquistou espaço de destaque no cenário nacional. Seu estilo único, que mistura batidas envolventes e uma entrega carregada de emoção.
Em 2022, ele lançou o álbum “Não Sou Santo Mas Não Sou Bandido” que relata sua jornada íntima e aborda temas como amor, lealdade, superação e as complexidades da vida na periferia. Ele inicia a turnê do disco no Rio de Janeiro em um show inédito na cidade.
A apresentação vai acontecer no Espaço Hall, na Barra da Tijuca, a partir das 22h.
4- Os Paralamas do Sucesso

Em 2024, Os Paralamas do Sucesso levaram multidões para dentro de casas de shows lotadas com o objetivo de celebrar os quarenta anos da banda que ajudou a moldar o rock nacional no Brasil. Além de uma apresentação inédita no Rock in Rio, o baterista João Barone chegou até a escrever um livro para contar a experiência de tocar com seus amigos e fazer muito sucesso nessas quatro décadas. E não parou por aí, dentro da lista de comemorações também está programada uma turnê em Estádios que o grupo liderado por Herbert Vianna passará a fazer a partir de maio desse ano.
Mas antes disso, os Paralamas do Sucesso vão desembarcar em um dos pontos turísticos mais emblemáticos da cidade do Rio para relembrar os velhos tempos e tocar suas canções para um público dentro de uma pequena sala de espetáculos no alto do Morro da Urca. A apresentação faz parte da série de shows da temporada “Noites de Verão”, e o público precisará pegar o bondinho para assistir à banda a partir das 22h.
5- Carol Biazin

Carol Biazin, está entre os destaques da nova geração da música pop brasileira e é reconhecida pela presença de palco cativante e letras que transbordam emoção e autenticidade. A cantora vem conquistando público e crítica com sua versatilidade e inovação artística. No espetáculo, ela promete reunir grandes sucessos de sua carreira em noite imperdível para os fãs da boa música e da nova cena pop nacional.
O show vai acontecer na sexta-feira, dia 17 de janeiro, a partir das 22h no Vivo Rio, que fica localizado no Aterro do Flamengo.
6- Twenty One Pilots

O grupo Twenty One Pilots anunciou a etapa latino-americana de sua colossal turnê mundial, The Clancy World Tour. Trata-se da primeira tour própria do grupo pela América Latina, já que, anteriormente, havia se apresentado no território somente em festivais. Com mais de 33 bilhões de streams em todo o mundo e mais de 3 milhões de ingressos vendidos em turnês mundiais, a dupla de Columbus, Ohio, nos Estados Unidos, composta por Tyler Joseph e Josh Dun, se estabeleceu como uma das bandas de maior sucesso do século 21 e redefiniu o som de uma geração. Agora, está prestes a iniciar um novo capítulo em sua jornada.
O novo álbum da banda, Clancy, será lançado em 24 de maio marca o capítulo final de uma narrativa ambiciosa de vários álbuns introduzida pela primeira vez no grande sucesso multi-platina de 2015 da banda, Blurryface. Clancy se destacada pelas faixas previamente lançadas “Backslide”, “Next Semester” e “Overcompensate”, sendo esta última um sucesso nas paradas de rádio alternativas, atingindo o primeiro lugar, marcando o 11º vez da banda no topo das paradas, que convida os ouvintes novamente ao mundo imersivo de Trench (2018).
7- Ney Matogrosso

Ney Matogrosso, um dos artistas mais importantes da MPB, está desde 2018 rodando o Brasil inteiro com a turnê “Bloco na Rua”, que conta com alguns de seus maiores sucessos e releituras de clássicos já conhecidos, como a música-título do show. Em todas as vezes que se apresentou, os ingressos estiveram esgotados e público não parou de crescer. Foi então que, em 2024, ele fez sua primeira apresentação intitulada “Bloco na Rua: Ginga Pra Dar e Vender” em um estádio, o Allianz Parque, em São Paulo, e reuniu 45 mil espectadores.
Agora, ele irá refazer todo o trajeto com o novo show, que conta com algumas poucas modificações mas que é feito para que o público fique em pé dançando. Um exemplo disso, foi a inclusão da música “Pro dia Nascer Feliz”, de Cazuza, no final do setlist.
O show vai acontecer no sábado, dia 25 de janeiro, no Qualistage, que fica localizado na Barra da Tijuca, a partir das 21h30.
8- Humberto Gessinger

Humberto Gessinger, o icônico cantor, compositor e multi-instrumentista brasileiro, é uma das vozes mais marcantes do rock nacional. Fundador da banda Engenheiros do Hawaii em 1985, Gessinger construiu uma carreira sólida com letras poéticas e sonoridades únicas. Agora em carreira solo, ele traz aos palcos sucessos atemporais e novas composições.
Suas apresentações contém os sucessos da sua banda, além de outras canções e releituras através de uma interpretação musical particular, contando com suas performances na guitarra.
O show vai acontecer nos dias 24 e 25 de janeiro (sexta e sábado), no Vivo Rio, localizado no Aterro do Flamengo, a partir das 21h em ambas as datas.
9- Maiara e Maraísa

Desde quando fizeram sucesso pela primeira vez, o brasil inteiro reconheceu que a dupla Maiara e Maraísa, junto com outros nomes como Marília Mendonça e Simone e Simaria, mudariam o rumo da música sertaneja no país. O DVD “Maiara e Maraisa ao vivo em Goiânia”, lançado em 2015, alavancou o sucesso das irmãs em nível nacional. Em outubro de 2016 deram um novo passo, gravaram o segundo DVD, “Ao Vivo em Campo Grande”. Dessa vez, cantaram para um público 15 vezes maior que do primeiro DVD, mais de 20 mil pessoas.
No palco, Maiara e Maraisa mostram uma naturalidade genuína ao cantar tanto os sucessos antigos de sua carreira, como as novas canções. Em 2024, elas lançaram o disco “iMEMsidão” com destaque para a faixa ‘Vai lá’, a canção que fez sucesso nas redes sociais. E, desde então, elas se apresentam com o novo repertório com as músicas inéditas.
O show vai acontecer na sexta-feira, dia 31 de janeiro, no Espaço Hall, que fica localizado na Barra da Tijuca, a partir das 21h.
