Por Arthur Líbero
No sábado, dia 1 de fevereiro, é comemorado o dia nacional do publicitário. A data celebra a importância dos profissionais que usam a criatividade como forma de criar nova estratégias para conquistar públicos específicos de acordo com sua marca parceira, sua cliente.
Quando pensamos em publicidade, muitas vezes imaginamos comerciais de TV, anúncios nas redes sociais ou outdoors chamativos. No entanto, o trabalho de um publicitário vai muito além disso. Ele envolve pesquisa, planejamento, criação, análise de mercado e muita criatividade.

Algumas propagandas que resultaram de excelentes ideias acabaram marcando a vida das pessoas de diferentes gerações. Seja na rádio, na televisão, nas ruas ou nos aparelhos de celulares, toda ideia pode resultar em uma história capaz de captar novos públicos para sua marca.
Segundo a professora do curso de Publicidade e Propaganda, Leila Mendes, são feitas diversas pesquisas para entender a melhor forma de captar o público-alvo na hora de fazer uma propaganda, “são realizados estudos para entender o público-alvo, a concorrência, as tendências e o comportamento do consumidor, o que ajuda a desenvolver campanhas mais eficazes. O publicitário é responsável pela criação do conceito central de uma campanha, desenvolvendo ideias criativas que irão transmitir a mensagem de maneira clara e impactante”.
Ainda segundo ela, o trabalho do publicitário pode influenciar nos hábitos de consumo, fortalecer marcas e até mesmo impactar questões sociais com campanhas bem elaboradas capazes de mudar comportamentos, gerar reflexões e até mobilizar milhões de pessoas para aderirem a uma causa. “Muitas marcas têm alinhado suas campanhas com valores ambientais, promovendo produtos e iniciativas que enfatizam a sustentabilidade, como o uso de materiais ecológicos, a redução de resíduos e o apoio a causas ambientais. Isso não é apenas uma tendência, mas uma resposta direta à crescente preocupação dos consumidores com questões como mudanças climáticas e a preservação do meio ambiente“, explica a professora.

Com a transformação digital, a profissão evoluiu significativamente. Hoje, os publicitários lidam com diferentes plataformas para auxiliarem nesse tipo de trabalho, como big data, inteligência artificial, marketing de influência e personalização de conteúdo. Com isso, a publicidade deixou de ser apenas um anúncio bem-feito para se tornar uma experiência interativa e imersiva. “Ferramentas de big data, inteligência artificial (IA) e automação são utilizadas para analisar comportamentos de consumidores e otimizar a criação de anúncios em tempo real”, ressalta a professora.
Redes sociais, buscadores e plataformas de streaming são alguns dos novos espaços onde a criatividade publicitária brilha. A segmentação de público e o uso de dados permitem campanhas cada vez mais precisas e eficientes.
As matrículas para o curso de Publicidade e Propaganda 2025.1 da UNIFACHA já estão abertas. Confira a grade curricular completa no site oficial do Centro Universitário.
