Foto capa: Reprodução/Gazeta Esportiva
Por Barbara Ballerini.
O Santos está caminhando a assinatura de contrato para oficializar a volta de Neymar ao clube, os torcedores não só do Peixe, mas também de todo futebol brasileiro comemoram a volta do craque ao Brasil. O retorno de Neymar promete elevar o nível do futebol no Brasil, e consequentemente trazer esperanças ao Santos, time que não passa por um bom momento na sua história, retornando em 2025 para a série A do campeonato brasileiro, após um rebaixamento histórico.
Com essa movimentação importante no cenário do futebol brasileiro, vale a pena lembrar de outros grandes jogadores que retornaram ao Brasil após jogarem no futebol internacional.
Romário no Flamengo

Em 1994, o Brasil era tetracampeão mundial, e um dos principais nomes da seleção brasileira era o baixinho Romário. Em janeiro de 2025, o craque volta ao Brasil para jogar pelo Clube de Regatas do Flamengo, e dias depois da contratação, Romário ganhou o prêmio de melhor jogador do mundo pela FIFA, logo o rubro-negro carioca contratava o melhor jogador do mundo para seu elenco. A recepção do craque foi em um desfile pelas ruas do Rio de Janeiro, que juntou vários torcedores e fãs do jogador para assistir à volta oficial do melhor jogador do mundo para o futebol brasileiro. Romário vivia seu auge no Barcelona, mas afirma que foi depois das férias que passou no Rio em 1994, que ele percebeu a idolatria recebida pelos torcedores cariocas, que nasceu sua vontade de voltar a jogar na sua cidade natal. Em uma entrevista, a TV Globo afirmou que “Depois de 30 anos, olhando para trás, eu não faria diferente. Troquei a possibilidade de ganhar mais dinheiro para ser mais feliz. E consegui”.
Rivaldo no Cruzeiro

Em 2004, Rivaldo fez uma passagem expressa pelo Cruzeiro, voltando ao Brasil após jogar no Milan, da Itália. O craque do Penta veio a Belo Horizonte defender o Cruzeiro após ser chamado pelo técnico Luxemburgo. Rivaldo realizou um total de 11 partidas, marcando dois gols e sendo campeão mineiro da temporada. O jogador tinha muita confiança no técnico Luxemburgo, e o motivo da sua rápida passagem pelo celeste foi justamente a saída de Luxemburgo do Cruzeiro. “Preferi ser fiel ao treinador e não posso me arrepender, porque tive que tomar essa decisão. Se ele continuasse, eu iria fazer história no Cruzeiro. Seria melhor para mim, porque acredito que poderia ter feito história” declarou Rivaldo em uma entrevista exclusiva à Itatiaia.
Ronaldo no Corinthians

Em dezembro de 2008, o Corinthians anunciou a contratação de um dos maiores jogadores brasileiros ao clube. Com 32, Ronaldo Fenômeno estava passando por uma recuperação de uma cirurgia no joelho esquerdo, mas o clube paulista fechou negócio com Ronaldo. A imprensa classificou esse contrato como “O maior negócio de marketing da história do clube”. Após fechar com Ronaldo, o Corinthians fechou um contrato com a Nike que aumentou sua receita em R$20 milhões anuais. O craque foi campeão paulista de 2009, e levou a taça da copa do Brasil no mesmo ano, além da boa desempenho em campo, a chegada de Ronaldo ajudou o clube em diversos aspectos, agora o Corinthians recebia uma visibilidade internacional, e Ronaldo trabalhou como um consultor nas reformas do clube, e um fato importante foi que a chegada de Ronaldo foi tão grandiosa que só no dia do anúncio do Corinthians o clube faturou mais de R$ 20.000 reis apenas em venda de camisas com o nome de Ronaldo estampado.
Kaká no São Paulo

Após 11 anos da sua saída do clube, em 2014, Kaká voltava ao São Paulo, antes de jogar no Orlando City. Voltando ao seu clube de coração, Kaká comandava a equipe de Ganso, Alan Kardec e Pato, que conquistou o vice-campeonato brasileiro e foi semifinalista da Sul-Americana. O craque, que anteriormente tinha jogado no Real Madrid, na sua segunda passagem pelo clube, realizou 24 jogos, com 14 vitórias e 3 gols marcados.
Marcelo no Fluminense

Uma volta impactante no futebol brasileiro nos últimos anos foi o retorno de Marcelo ao Fluminense. O jogador, que é cria da base do tricolor carioca, retornou em 2023 ao clube com muita idolatria dos tricolores. Com direito a aeroporto lotado e apresentação histórica, Marcelo marcou sua volta como uma das grandes contratações do clube, ganhou títulos e muita visibilidade, mas com certeza o maior feito de Marcelo nesse retorno ao Fluminense foi a conquista da Taça Libertadores da América, o título tão esperado pelo torcedor tricolor veio em novembro de 2023. Marcelo fez história no clube, conquistando a competição sul-americana e se tornando um jogador com Champions e Libertadores no currículo.
O retorno de grandes jogadores ao futebol brasileiro resulta em uma nova era de oportunidades aos clubes, uma vez que, com a experiência profissional internacional, os jogadores podem transformar o cenário do futebol nacional.
