Foto Capa: João Fonseca com a bandeira do Brasil no fundo.
Créditos: @robycomby / João Fonseca no ATP 250 em Buenos Aires.
Por Caio Matias
No dia 16 de março, começará um dos grandes torneios deste começo de temporada no tênis. O mundo do tênis se prepara para o 40º aniversário do Miami Open, o torneio tem sido mantido como um dos principais eventos do tênis profissional após os Grand Slams e o ATP Finals. O cativante torneio nos Estados Unidos é um dos raros torneios que reúnem os melhores atletas masculinos e femininos do mundo, algumas figuras importantes do cenário, como o retorno de Novak Djokovic, após 6 anos, Alexander Zverev, Carlos Alcaraz, Aryna Sabalenka, entre outros grandes nomes. Por outro lado, a principal ausência no torneio será a do número 1 do mundo, Jannik Sinner, que está suspenso por doping.
Nesta edição, três brasileiros foram confirmados para a disputa do torneio no sul da Flórida. Sendo eles, o jovem João Fonseca, Bia Haddad e Thiago Wild.
Confira como chegam cada um dos participantes brasileiros do torneio em Miami:
- João Fonseca

O tenista atualmente número 1 do Brasil no ranking masculino. Devido ao título conquistado do ATP 250 em Buenos Aires, o jovem brasileiro de apenas 18 anos, alcançou a classificação necessária para não precisar participar do Qualifying na Flórida e garantiu o seu lugar na chave principal do torneio em Miami. Embora o carioca tenha tido uma queda precoce na estreia do Rio Open, é muita esperada a participação da estrela brasileira no torneio devido a sua ascensão meteórica no último ano, saltando nas classificações de 730ª para a atual impactante 78ª posição. O carioca irá disputar o torneio pela primeira vez.
2. Bia Haddad

Atualmente a número 17 do ranking de tênis feminino, terá a chance de retomar sua boa fase vista no ano de 2024, no qual, chegou até as quartas de finais do US open e conquistou o título do WTA 500 de Seoul. Bia teve um início de ano difícil após sofrer uma amarga derrota na estreia do WTA 1000 de Doha. Com algumas oscilações de desempenho e questões físicas, a brasileira busca seu melhor ritmo competitivo para recuperar a sua confiança em busca dos melhores resultados no WTA 1000 de Miami. A paulista de 28 anos disputará o torneio pela oitava vez. As melhores campanhas de Bia em Miami foram terceiras rodadas, alcançadas em 2018, 2022, 2023 e 2024.
3. Thiago Wild

O segundo melhor brasileiro colocado no ranking mundial também conquistou a vaga direta nas chaves principais do torneio. Thiago ocupa atualmente a posição de 86º. Esta marca sua segunda participação consecutiva na chave principal do torneio, após sua classificação bem-sucedida em 2024.
Os tenistas brasileiros entrarão na disputa por um título inédito, uma vez que o brasileiro que chegou mais longe na competição foi Gustavo Kuerten, o Guga, com o vice-campeonato em 2000 no Miami Open.
