Foto capa: Úrsula Nery/FERJ
Por Pedro Bernardo
Na tarde deste sábado, na partida de volta válida pela final da Taça Rio, atuando no Estádio Lourival Gomes de Almeida, o Sampaio Corrêa vence Madureira de virada pelo placar de 4 a 2, e conquista título inédito da Taça Rio. O tricolor suburbano começou muito bem a partida e, logo aos 10 minutos de jogo, Rodrigo Lindoso, ídolo do tricolor suburbano, onde conquistou uma vaga para o Campeonato Brasileiro da Série C e ganhou a Taça Rio em 2015, aproveitou o passe do capitão Marcelo e fez o primeiro gol da partida, empatando o placar agregado em 2 a 2. Esta é a quarta passagem de Lindoso pelo Madureira, sendo um dos jogadores que mais atuaram pelo clube neste século. Ele tem passagens por clubes de grande expressão no futebol brasileiro, como Botafogo, Internacional, Fluminense e Ceará. O Madureira continuou pressionando o Sampaio Corrêa após o gol, mas o goleiro Zé Carlos fez excelentes defesas e impediu que seu time sofresse mais gols. Aos 42 minutos do primeiro tempo, o atacante Max finalizou para o gol, mas o camisa 8, Alexandre, desviou a bola e empatou o jogo para o Sampaio Corrêa.
O Madureira voltou muito bem para a segunda etapa e, logo cedo, teve uma bela chance de retomar a frente no placar com o cabeceio do capitão Marcelo, que parou mais uma vez no goleiro Zé Carlos, que, no rebote, contou com a sorte de a bola bater na trave após o chute de Wagninho. Aos 13 minutos do segundo tempo, em uma cobrança de escanteio, o zagueiro Daniel fez um golaço de bicicleta, virando o jogo para o time de Saquarema. Logo após, aos 20 minutos, mais um golaço da equipe do Sampaio Corrêa: o lateral-direito Ryan soltou uma bomba de fora da área e fez o terceiro gol. O time do Madureira continuou lutando e, aos 29 minutos, em uma bola alçada na área, aproveitando o rebote após mais uma defesa do goleiro Zé Carlos, o atacante Jefferson diminuiu o placar para o tricolor suburbano. Aos 41 minutos, após pênalti sofrido por Max, um dos destaques do time e um dos artilheiros da competição, o Galinho da Serra ampliou o placar com um gol do veterano Elias.
Apesar da derrota, os jogadores do Madureira ressaltaram o empenho da equipe. O zagueiro titular Jean Vianna em entrevista ao Em Todo Lugar comentou: “Queria agradecer ao apoio dos torcedores e familiares que puderam estar presente apoiando o time os 90 minutos de jogo. Infelizmente o título não veio, mas vamos continuar trabalhando para deixar nossos torcedores orgulhosos”. Perguntado se a pressão de um jogo decisivo influenciou no desempenho da equipe, Jean respondeu: “Acho que não, independente do jogo, quando a bola rola, todos esquecem da pressão da torcida, só focamos em ganhar. Apesar de estarmos jogando fora de casa e atrás no resultado, em nenhum momento isso influenciou no desempenho da equipe”.
O título é um marco para o clube de Saquarema, fundado em 2006. Com essa conquista, o Sampaio Corrêa garantiu vaga na Copa do Brasil e na Série D do Campeonato Brasileiro do ano que vem.
