Foto capa: Igor Serrano
Por Igor Serrano
De 11 a 15 de março, o Centro de Convenções do resort Royal Palm Hall, em Campinas, recebeu a primeira edição da CBC e Clubes Expo, evento organizado pelo Comitê Brasileiro de Clubes em paralelo ao Fórum Nacional de Formação Esportiva 2025.
Na ocasião, o esporte do Rio de Janeiro foi representado por alguns de seus tradicionais clubes como Botafogo, Flamengo, Fluminense e Tijuca Tênis Clube que, cada um à sua maneira, estiveram presentes com estandes e representantes. O Vasco optou por somente enviar representantes. A seguir, detalharemos as respectivas participações.
Botafogo

Créditos: Igor Serrano
Tradicionalíssimo no remo, o Glorioso conquistou sete títulos estaduais nos últimos dez anos de disputa e é o clube de Beatriz Tavares e Lucas Verthein, os representantes brasileiros da modalidade nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. Ainda passando por período de adaptação em seus esportes olímpicos com o cenário pós-SAF, o Botafogo precisou contar com toda a habilidade de um camisa 10 para a participação na CBC e Clubes Expo. E não estamos falando do argentino Thiago Almada, campeão brasileiro e da Libertadores em 2024, mas sim de Marcos Oliveira, integrante do Marketing do clube.
A participação do Alvinegro no evento só foi confirmada pela organização a poucos dias de seu início. Coube a Marcos planejar e desenvolver o estande do clube em um curtíssimo tempo. O resultado foi um belo estande com camisas retrôs de ídolos do futebol, como Garrincha e Manga, uma grande fotografia com atletas do futebol, remo, basquete e canoagem, espaço para reuniões e network e por fim, mas não menos importante, sorteios diários de brindes para os visitantes. Em um dos dias, um tricolor saiu extasiado ao ser sorteado e poder levar para sua mãe botafoguense, de 90 anos, uma das camisas.

Créditos: Igor Serrano
Indagado sobre o momento de seus esportes olímpicos e a oportunidade de estar em Campinas, o Diretor de Comunicação e Marketing do Botafogo de Futebol e Regatas Social e Olímpico, Marcelo Guimarães, declarou que, “com a independência entre o futebol e os esportes olímpicos do clube, após a formalização da SAF, a gente está se aproximando do Movimento Olímpico e estar aqui nessa feira do Comitê Brasileiro de Clubes é um indicativo de que estamos caminhando nessa direção”.
Flamengo

Créditos: Igor Serrano
Maior vencedor do Novo Basquete Brasil (NBB), o Flamengo optou por utilizar o seu espaço na CBC e Clubes Expo focado na produção de conteúdo para seu canal e redes oficiais, bem como junto à imprensa especializada. Para tanto, o Rubro Negro convocou suas estrelas diariamente a comparecerem ao estande, causando frisson em muita gente com a real possibilidade de tirar fotos (com filas devidamente organizadas pelo Departamento de Comunicação e, também, pela segurança) com ídolos como Rafaela Silva, Bernardinho, Zico, Júnior, Rebeca Andrade, Jade Barbosa, Lorrane Oliveira, Flávia Saraiva e Isaquias Queiroz.

Créditos: Igor Serrano
Premiado no evento como Clube Formador, o Mais Querido havia perdido recentemente seu Diretor de Esportes Olímpicos dos últimos onze anos, Marcelo Vido, para o Comitê Olímpico Brasileiro. Mas a nova gestão, do Presidente Bap, agiu rápido e fez o movimento contrário, contratou o ex-CEO do COB, Marcus Vinícius Freire, que ocupou o cargo entre 2008 e 2016 na entidade. No entendimento de Freire, presente na CBC e Clubes Expo, sua experiência no COB foi determinante em sua ida para Gávea, “foi levado em conta para a minha a contratação, sim. Bem como o relacionamento que tenho com diversas entidades esportivas internacionais, como Comitê Olímpico Internacional, Panam Sports e Ligas, que serão acessos novos para o Flamengo, além da experiência técnica de quem preparou mais de mil atletas, para os Jogos Olímpicos Rio 2016, em quarenta e duas modalidades”.
Fluminense

Créditos: Igor Serrano
Único clube de futebol do mundo detentor da Taça Olímpica, honraria concedida pelo Comitê Olímpico Internacional equiparada ao Nobel do Esporte, o Fluminense teve preparação diferenciada para o evento. Com diversos livros, bolas e camisas em exibição, o espaço do clube das Laranjeiras destinava uma atenção especial à sua história. Tudo acompanhado de perto por Daniel Cohen, autor de algumas das obras em exposição e integrante do Flu-Memória e do Departamento de Comunicação do Clube.

Mais do que isso, o estande tricolor proporcionava a seus visitantes uma verdadeira imersão na grande família que é o clube, nas palavras de seu vice-presidente de Esportes Olímpicos, Márcio Trindade, “nós tínhamos que enaltecer não só a marca Fluminense, mas também a história do Fluminense e quem a faz são seus e suas atletas, técnicos, funcionários, dirigentes, sócios e torcedores. Tentamos fazer uma coisa despojada e tranquila e o objetivo foi muito bem atingido. As pessoas chegavam e viam um pouco da nossa camisa, entendiam o que é o Fluminense, ganhavam um brinde, tinham a oportunidade de um aconchego, com uma área com um cafezinho, um pão de queijo… Porque o Fluminense é isso: uma grande família. Na família há amor, carinho, o aconchego, e o Fluminense é isso! Quem veste a nossa camisa, quem nada pelo Fluminense, vai para as quadras, para os campos, entende o que esse escudo representa”.
Tijuca

Créditos: Igor Serrano
Fundado em 1915 e um dos mais tradicionais clubes da Zona Norte do Rio de Janeiro, o Tijuca Tênis Clube levou para Campinas muitos de seus professores e colaboradores. Dentre eles, o ex-número 349 do ranking da Associação de Tenistas Profissionais (ATP), hoje técnico e empresário, Egberto Caldas.
O estande alvirrubro detalhava todas as modalidades esportivas desenvolvidas, projetos em execução e detinha um dos kits de boas-vindas mais desejados pelos visitantes da CBC e Clubes Expo, que incluía um copo térmico com o brasão do clube.
O presidente do clube, Sr. Gilberto Carneiro, esteve presente no evento e se mostrou satisfeito com o que viu, “fantástico! Uma gama de oportunidades e networking imensa! O CBC foi muito feliz quando teve a ideia de promover esse evento. Seguramente, daqui sairão muitos novos relacionamentos bons, não só entre os clubes, mas seguramente com empresas que aqui estão”.
Vasco
Fundado, em 1898, inicialmente como um clube para a prática do remo (modalidade obrigatória pelo estatuto) e com forte tradição em modalidades olímpicas como basquete e natação, o Gigante da Colina chegou a ter a expressiva marca de oitenta e três atletas nos Jogos de Sidney, em 2000. Hoje, no entanto, passa por reestruturação em seu Departamento de Esportes Olímpicos e, por isso, não esteve presente na CBC e Clubes Expo com um estande, apenas com representantes, como o vice-presidente da pasta, Eduardo Cassiano.
O Fórum Nacional de Formação Esportiva 2025

Créditos: Igor Serrano
Ao longo dos cinco dias, o Fórum reuniu dentre suas atividades diversas palestras magnas, o Seminário Nacional de Formação Esportiva, reuniões estratégicas, o Congresso Brasileiro de Clubes, o Fórum de Presidentes do Conselho Interclubes, além da Assembleia Geral Ordinária do Comitê Brasileiro de Clubes. Para Emerson Appel, Gerente de Esportes e Relações Institucionais da entidade organizadora, a avaliação final foi extremamente positiva, “foram eventos de fundamental relevância para compartilhar conhecimentos técnicos da gestão, práticas esportivas e promover a capacitação de profissionais envolvidos com o esporte. Foram mais de doze mil participantes, com média diária de duas mil e quinhentas pessoas por dia. Além de um primoroso hub de negócios, as palestras oferecidas proporcionaram insights valiosos, permitindo que os clubes revisassem seus processos e se atualizassem sobre os movimentos do mercado esportivo”.
O dirigente ainda lembrou da importância dos clubes na formação dos cidadãos e destacou a grandiosidade das atividades realizadas em cinco dias, “os clubes socioesportivos fazem parte da indústria do entretenimento, oferecendo lazer, bem-estar e saúde, além de desempenharem um papel na formação do cidadão. A trajetória do atleta, desde o início até a alta performance, está intrinsicamente ligada à presença dos clubes no país, e o evento foi o maior do segmento realizado até o presente momento”.
O Comitê Brasileiro de Clubes mantém atividades desde 1990 e integra o Sistema Nacional do Desporto, tendo como uma de suas missões o desenvolvimento dos esportes olímpicos panamericanos e de criação/identidade nacional no país, juntamente com o Comitê Olímpico do Brasil – COB, o Comitê Paralímpico Brasileiro – CPB e o Comitê Brasileiro de Clubes Paralímpico – CBCP. Para maiores informações sobre a entidade, visite o site oficial: https://www.cbclubes.org.br/.
