Foto capa: Luna Cofré
Por Daniela Martins
Representatividade, inclusão e força feminina. Essas são algumas das características que definem a competição Rainha do Mar, a maior maratona aquática da América Latina, que aconteceu no último domingo (16), nas águas da Praia de Copacabana.
O evento é 100% protagonizado por mulheres e visa ressaltar a importância feminina no cenário esportivo. Além disso, a maratona contou com a presença de grandes nomes da natação brasileira, como: a campeã olímpica Ana Marcela Cunha, Viviane Jungblut e Gabrielle Roncatto. Além das atletas olímpicas, a competição também teve a participação de muitas jovens atletas, entre eles, Ana Coelho.
Ana é uma atleta de apenas 12 anos de idade e é moradora de São Pedro da Aldeia, município da Região dos Lagos do Rio de Janeiro. A nadadora iniciou na natação com 8 anos, na época seus pais treinavam em uma academia e levavam a Ana com eles. Foi em uma dessas idas que a jovem conheceu a natação. Na primeira participação em uma competição, Ana ficou com o lugar mais alto do pódio. Desde então, a jovem atleta emplacou um pódio atrás do outro.
Na maratona aquática Rainha do Mar, Ana ficou em sexto lugar no Geral e em segundo na Categoria de atletas de 12 anos. Participar dessa competição não seria uma tarefa fácil para a jovem, pois no dia anterior ela competiu no ‘Aloha Spirit’, em Saquarema. Além disso, Ana estava se preparando para outra competição que aconteceria na quarta-feira (21). Apesar da agenda apertada, Ana abriu mão da sua folga no domingo para participar da Rainha do Mar e ter a oportunidade de ver suas ídolas, Ana Marcela Cunha e Viviane Jungblut, de perto.
“Ter abraçado a Viviane e ter abraçado a Ana tem o mesmo valor de um pódio”, disse a atleta mirim segundo relato de seu pai.
Ana tem pela frente novos desafios. A atleta participará do Campeonato Brasileiro Interclubes de Maratona Aquática, que acontecerá neste final de semana, em Itajaí. Ana competirá na prova de 10 km e quer levar mais uma medalha para casa.
