O Cacau Chegou! O dia que o Anhembi ficou “Chocolatuda”

Foto capa: Reprodução/Site CN1

Por Bernardo Magno

A Rosas de Ouro estava desde 1994 sem ganhar o título de campeã do carnaval de São Paulo, a maior seca desde o seu primeiro campeonato em 1983. Para esse desfile o carnavalesco da escola Jorge Freitas criou o enredo “O Cacau é Show” assim obtendo o patrocínio da marca de chocolate Cacau Show.  

No samba vencedor dos compositores Armênio Poesia, Aquiles da Vila, Chanel, Maurício Paiva, Marquinhos Boldrini, e Fred Vianna  tinha no refrão  “ Tá na boca do povo/ O cacau é show” que incomodou os bastidores por ser uma clara mensagem de merchandising, que é proibido por regulamento nos desfiles paulistanos.  Por conta dessa pressão, a escola alterou o nome do enredo e o refrão faltando poucos dias  para o desfile oficial.  

Com isso o  nome do enredo passou para “Cacau: um grão precioso que virou chocolate, e sem dúvida se transformou no melhor presente” e o trecho do refrão virou ‘‘O cacau chegou”. Foi observado que nas arquibancadas e na transmissão oficial o samba na forma anterior. 

Já era manhã do  sábado quando a Rosas de Ouro entrava na avenida, quando o intérprete Darlan Alves começou a cantar o samba e a comissão de frente intitulada “Encontro de Dois povos” trazia o encontro dos espanhóis colonizadores e os povos maias e astecas, que acreditavam que o cacau era um fruto divino. Ao encontrar os espanhóis, os povos acreditaram que era um encontro com as divindades do cacau. O casal de mestre sala e porta bandeira  Luizinho e Sueli representavam o cacaueiro, a árvore que semeia o cacau. Na apuração, a comissão de frente e o casal de mestre sala e porta-bandeira deram a escola um 9.75 e três dez, lembrando que a maior e a menor nota eram descartadas, ou seja, um 10 e o 9.75 foram descartados. 

Créditos: Reprodução/Site CN1  

O carro abre-alas “O templo Sagrado” desfilou perfumado com chocolate fazendo com que o cheiro doce pairasse sob o desfile da Rosas. As baianas representaram as  “Sacerdotisas de Cotzumalguapa’’ pois segundo o enredo, o Cacau era consumido em cerimônias sagradas e referências. 

 A bateria com identidade do mestre Tornado tirou 4 notas 10, gabaritando o quesito na apuração. Em seguida o desfile se decorre pela Europa, passando pela Itália, Espanha, França e Reino Unido, chegando até o segundo casal de mestre sala e porta-bandeira que representavam a Suíça, que revolucionou com o seu chocolate. 

O quarto carro representava o chocolate que se transformou em um presente. O doce ficou tanto “na boca do povo” que ao entregar um chocolate à alguém já é um presente, costume bem comum na páscoa, sendo inclusive representada na quinta e última alegoria da escola que trazia um enorme coelhinho da páscoa trazendo um balde de chocolate. 

Créditos: Reprodução/Site CN1   

A escola terminou a apuração com 270 pontos, sendo a campeã do carnaval  2010. Com 75 décimos a frente da vice campeã Mocidade Alegre, a Rosas de Ouro conquistou o seu sétimo título.

Deixe um comentário