Filmes de pinguins: Uma jornada cinematográfica pelo gelo! 

Foto capa: Reprodução/www.adorocinema.com

Por Daniel França 

Além de serem símbolos da vida selvagem gelada, os pinguins também conquistaram seu espaço nas telonas. Seja surfando, dançando, salvando o mundo ou apenas sendo um fiel amigo, essas aves vivem roubando a cena no cinema. Para comemorar o Dia Mundial do Pinguim, separamos alguns dos filmes mais marcantes com esses animais. Prepare a pipoca e o cobertor (de preferência preto e branco), e confira: 

  1. Ta Dando Onda (2007) 
Filme Tá Dando Onda.
Créditos: http://www.adorocinema.com 

O filme conta a história de Cadu Maverick, um jovem pinguim apaixonado por surf, que mesmo contra a vontade de seus pais, embarca em uma jornada para competir em um campeonato mundial de surf. A obra mistura humor e momentos emocionantes, com um estilo de documentário falso, onde Cadu e outras figuras são entrevistados recorrentemente. A história segue um rumo muito bacana e criativo, dando destaque à personagens extremamente carismáticos e engraçados. Além da trilha sonora envolvente e um paisagismo magnífico, o filme passa uma bela reflexão sobre seguir os próprios sonhos, com mensagens positivas sobre persistência e autodescoberta. Com isso, em 2008 o longa chegou a ser indicado ao Oscar de Melhor Filme de Animação, porém perdeu para o filme da Pixar, Ratatouille. 

2. Happy Feet: O Pinguim (2006) 

Filme Happy Feet: O Pinguim.
Créditos: play.max.com 

Em uma sociedade de pinguins onde a cantarolação é o ponto essencial para encontrar um par, o protagonista Mano nasce sem talento com a voz, mas com uma habilidade incrível de dançar. Rejeitado por ser diferente, ele parte em uma jornada para descobrir o que é realmente importante, tudo isso enquanto tenta salvar a sua comunidade de uma ameaça ambiental. O filme traz pontos importantes sobre a discriminação, que pode servir para qualquer situação – desde a diferença de raças até a homossexualidade. Ou seja, a tal ave da obra serve como pretexto para contar uma história que transmite valiosas lições sobre ecologia e combate ao preconceito, tanto para crianças quanto para adultos. 

O longa também foi indicado ao Oscar de Melhor Filme de Animação em 2007, e dessa vez, saiu vitorioso, desbancando ”Carros (2006)” e ”Casa Monstro (2006)”. 

3. Meu Amigo Pinguim (2024) 

Filme Meu Amigo Pinguim.
Créditos: http://www.adorocinema.com 

Inspirado em uma história real brasileira, o filme narra a solitária vida de um pescador chamado João (Jean Reno), que após uma tragédia pessoal, se isola do mundo. Porém, Sua rotina muda completamente ao encontrar um pinguim-de-magalhães coberto de óleo. Movido pela paixão, o homem resgata o animal, cuida dele e o batiza de DinDim. A relação entre os dois se transforma em uma amizade profunda, inesperada e muito bonita, trazendo novas perspectivas e curando feridas afetivas. Com uma linguagem leve, mas profundidade emocional, ”Meu Amigo Pinguim” consegue atingir desde crianças até adultos. É aquele tipo de filme para ver com a família, com o crush ou até sozinho — e terminar com um sorriso no rosto (e talvez uma lágrima). 

4. Os Pinguins de Madagascar (2014) 

Filme Os Pinguins de Madagascar.
Créditos: http://www.adorocinema.com 

Após aprontarem com aparições icônicas nos filmes de ”Madagascar”, os quatro pinguins malucos — Capitão, Kowalski, Rico e Recruta — ganham seu próprio longa-metragem, no qual são recrutados por uma organização secreta para uma missão internacional.  Com muita ação, risadas e missões sigilosas, eles se tornam os protagonistas de uma aventura de espionagem global. A obra é bem divertida, com os pinguins no centro de uma trama cheia de reviravoltas. Os diálogos rápidos e as piadas inteligentes fazem o filme infantil ser um verdadeiro prato cheio para os fãs. 

Com tantos filmes adoráveis e divertidos, não tem como não se apaixonar pelos pinguins. Eles podem não voar, mas com certeza conquistaram nosso coração nas telonas! 

Deixe um comentário