Foto Capa: Gabriel Pacheco
Por Bernardo Sarmento
O fim da tarde no primeiro dia de eventos no 1º Congresso de Jornalismo Esportivo, realizado na UNIFACHA, evidenciou que, além dos profissionais já consolidados no mercado, há também espaço para que os estudantes assumam o protagonismo. Na apresentação de trabalhos, estudantes de Jornalismo da UFRJ e da UNIFACHA mostraram projetos que desenvolveram em sala de aula e saíram dos limites e muros da universidade.
O primeiro projeto universitário a se apresentar foi o Futebol Periférico, de estudantes da UFRJ. O projeto, que conta com página no Instagram, Tiktok e um podcast no Spotify, nasceu com o objetivo de cobrir os times de futebol do Rio de Janeiro com menor investimento, como os da Série C e D. A ideia é trazer curiosidades, coberturas de jogos, entrevistas, histórias de títulos e escalações de times que, apesar de não estarem em destaque na mídia, estão presentes em um lugar de afeto para os torcedores.

Segundo o grupo, a ideia do projeto se originou na necessidade de criar um portfólio para que os estudantes pudessem entrar no mercado de trabalho. Parece que a ideia deu certo: recentemente, eles participaram do Redação SporTV, importante programa de televisão sobre a relação imprensa e esporte exibido na TV fechada.
Diante da supervalorização de conteúdos sobre futebol estrangeiro e os grandes times brasileiros, a ideia dos estudantes foi ir para o lado inverso: eles queriam contar as histórias dos times de menor investimento entendendo o que eles representam para as pessoas.
“Assim, a gente pode contar a história do nosso lugar, de onde a gente veio”, destacou Gustavo Ribeiro, um dos integrantes do projeto.
Os estudantes da UNIFACHA, por sua vez, também mostraram a importância do protagonismo dos estudantes com a Revista Torcida. O projeto, que nasceu na aula de Ateliê de Criação, também começou com o objetivo de gerar portfólio e se lançou no Instagram em outubro de 2023. No Congresso, eles anunciaram que vão lançar um site próprio.

Segundo os estudantes envolvidos no projeto, a Revista Torcida vai além do futebol, falando sobre temas como Fórmula 1, NBA e, até mesmo, design, política e mundo pop. Com isso, os estudantes garantem que o projeto também serviu para trazer aprendizado em outras áreas do jornalismo além da criação de conteúdo, como edição de vídeos e roteiro.
Gabriel Abramovic, um dos membros do projeto, falou mais sobre as possibilidades que a internet traz e garantiu saber o segredo para quem ainda está inseguro em se lançar na internet, “o segredo pra quem quer sair do zero: primeiro, personalidade. Fale do seu jeito, esteja a vontade. Depois, constância. Se você alinha personalidade, constância, e, claro, boa qualidade técnica, não tem como não dar certo. Pode demorar um pouco, mas vai dar certo”.

Os trabalhos apresentados deixaram claro que o jornalismo esportivo vive também nas iniciativas estudantis. Com criatividade, técnica e coragem para ocupar novos espaços, os futuros profissionais já mostram a que vieram.
