Como foi participar do CONJEF 2025?

Foto Capa: redação ETL

Por: redação ETL

Aconteceu nos dias 5 e 6 de maio de 2025, o primeiro Congresso de Jornalismo Esportivo do Brasil, que foi promovido pelo EsportesHub, o núcleo de Esportes da UNIFACHA. O evento reuniu palestras, worshops e networkings com alguns dos principais nomes do jornalismo esportivo brasileiro.

Além dos alunos da UNIFACHA, também participaram estudantes de jornalismo de outras faculdades, como a UERJ, UFF e UFRJ. Na programação oficial, estiveram presentes profissionais de veículos como a Globo, Lance!, Reuters, Rádio Tupi, Rádio Globo, SporTV e Charla Podcast. Nomes como Karine Alves, Marcelo Barreto, Eric Faria, Cahê Mota e Bruno Cantarelli foram alguns dos convidados para essa jornada que foi comandada pelo coordenador do núcleo de esprotes da UNIFACHA, Luís Gontijo.

Junto de Gontijo, vários alunos participaram efetivamente como voluntários e contaram como foi a experiência de ajudar e estar presente em um encontro marcante para os profissionais do jornalismo esportivo do Brasil. Confira.

Marcelo Carvalho (aluno de jornalismo e colaborador do Em Todo Lugar)

Marcelo Carvalho com Victória Rosa Cruz, radialista da Rádio Globo
(créditos: reprodução/Marcelo Carvalho)

“Traduzir em palavras sentimentos tão profundos é sempre um desafio arriscado. Mas eu vou me arriscar. A atmosfera era de fraternidade. A UNIFACHA, fez história e proporcionou um ambiente de acolhimento e aprendizado simplesmente magnífico. Uma semente foi plantada por cada um que acreditou no primeiro Congresso de Jornalismo Esportivo e o primeiro fruto desse sonho já foi colhido: o brilho no olhar de cada participante. Alunos, professores, palestrantes e colaboradores se entregaram de corpo e alma , e o resultado é quase indescritível. Pensando bem, existe sim, uma palavra que traduz todo esse sentimento: GRATIDÃO. Muito obrigado!”

Laryssa Gonçalves (aluna de jornalismo e colaboradora do Em Todo Lugar)

(créditos: reprodução/Laryssa Gonçalves)

O CONJEF foi uma das experiências mais legais que já vivi! Estar lá, ajudando na produção como voluntária, me fez enxergar o jornalismo de outro jeito — nos bastidores, tudo ganha um novo valor. Mas o que realmente mexeu comigo foi a palestra do Charla. Eles falaram sobre seguir em frente mesmo ouvindo “não”, sobre não se conformar com o que te limita… e isso bateu forte. Me vi ali, sabe? Saí do evento com o coração cheio, inspirada e com ainda mais certeza de que o jornalismo esportivo é onde eu quero estar. De verdade.”

Nicholas Rodrigues (ex-aluno formado na UNIFACHA e assessor de imprensa do Fluminense)

(créditos: Nicholas Rodrigues)

“Minha eterna professora, sem palavras pra agradecer a oportunidade que você me deu. Fiquei muito honrado em participar do primeiro congresso da querida Fachinha. Foi especial demais voltar à faculdade que me fez jornalista, onde sempre quis estudar e que revelou tantos craques da nossa profissão. Eu, um dia, estive ali, querendo ouvir profissionais do mercado, até que, hoje, graças a ti, pude compartilhar conhecimento e experiência com a galera. Grato e feliz demais com o convite. Espero que tenha curtido o que conseguiu assistir! Parabéns a toda a equipe pelo que chamei de “Rock in Rio do jornalismo esportivo”. Vocês são referência. Baita evento, em todos os sentidos. Sempre que precisar, estarei à disposição. Conte comigo. Beijos e que venham mais fotos pra conta!”

João Gabriel (aluno de jornalismo e colaborador do Em Todo Lugar)

(créditos: João Gabriel)

“Participar do CONJEF, ainda mais cobrindo para o Em Todo Lugar, foi uma experiência incrível! Pude vivenciar na prática um trabalho de cobertura de evento ao mesmo tempo que ouvia, conhecia e aprendia com referências que sou fã há mais de uma década e outros grandes comunicadores do meio esportivo. Agradeço a professora Ivana pela oportunidade e a toda a organização pela realização desse grande evento em nossa faculdade.”

Ryan Leal (aluno de jornalismo e colaborador do Em Todo Lugar)

(créditos: Ryan Leal)

“Participar do Congresso de Jornalismo Esportivo da UNIFACHA como repórter audiovisual do Em Todo Lugar foi uma experiência inesquecível que guardarei com muito carinho na minha trajetória acadêmica. Poder escutar de perto os relatos tanto dos alunos, quanto dos palestrantes e dos organizadores foi fundamental para ter a real dimensão do que foi esse Congresso. Que venha o próximo!”

Breno Padilha (estudante de jornalismo e colaborador do Em Todo Lugar)

Breno Padilha com Eric Faria, repórter da TV Globo (créditos: Breno Padilha)

“O evento foi bom demais para os alunos e ainda mais quando você tem oportunidade de ouvir pessoas da área que você quer atuar ou pode vir a ser. Aprendi muita coisa para mim e para levar para vida . Eu acho que com estes eventos que tem na faculdade nós aprendemos a atuar como jornalistas independente da área escolhida ou seja nós temos que participar sempre dos eventos promovidos pela faculdade para aprender ainda mais.”

Deixe um comentário