Foto Capa: Julia Medeiros
Por Julia Medeiros
No dia 29/05, aconteceu o terceiro dia de Rio2C, um dos maiores eventos de criatividade e inovação da América Latina. Com temas importantes em debate, o painel “Cidades e Lifestyle: O impacto do Esporte na Transformação Urbana” reuniu representantes atuantes no cenário esportivo do Rio de Janeiro. Mediado por Elbert Beekman, Gerente Sênior de Marketing da Heineken 0,0%, com a presença de João Victor, Diretor Executivo do STU, um dos principais circuitos de skate da América Latina, e Luana Cloper, Gerente de Negócios da Confederação Brasileira de Surf.
O palco SportsOn se formou com profissionais atuantes em modalidades que vêm ganhando cada vez mais espaço e reconhecimento nacional e mundial no esporte. Apesar de praticados em ambientes distintos, o skate e o surf, dentre outras modalidades, movimentam o espaço urbano e influenciam cidades, pessoas e impactam vidas.

Ao decorrer da conversa, o tema de crescimento e reconhecimento dos esportes se fez presente. João Victor ressaltou a influência transformadora do skate nas cidades, “o skate não é só uma competição, ele é um estilo de vida.” E afirmou, “a gente vê o skate como uma forma de ocupar a cidade de maneira criativa e acessível. O STU não é só uma competição, é cultura, arte, é música. É um espaço onde a juventude se reconhece e se expressa”.
Já Luana Cloper evidenciou e ressaltou o crescimento e a potência de mudança que o surf tem na vida das pessoas. “Nós temos 780 atletas federados que hoje não só vivem o sonho de viver do surf, mas de fato viraram profissionais e vivem disso. Circuitos consolidados e investimentos fazem com que esses atletas vivam do esporte.”
Um mundo ideal e a influência do esporte na transformação urbana
Fechando o painel, os convidados destacaram como o esporte pode impulsionar a cultura e transformar as interações sociais nas cidades e o “mundo ideal”. Luana destacou, “para mim, um mundo ideal é a gente encontrar empresas que não só se conectem com o lifestyle e grandes estrelas do surf e sim encontrar empresas que se conectem com as causas do surf.” E completou, “entendo a posição mercadológica das empresas de se conectarem com nomes já estourados, mas existe uma legião de talentos que precisam da atenção para que isso aconteça.”
Nessa mesma linha, João Victor afirmou, “um mundo ideal, para mim, é o Estado trabalhando hoje na criação de projetos locais, grandes e ver ainda mais o skate espalho pelo Brasil, para justamente fomentar essa base” e completou, “esse caminho de evolução acontecerá quando todos os agentes envolvidos abraçarem ainda mais a modalidade. Em questão de mobilidade urbana, o skate também é um meio de locomoção, pensar na cidade a partir disso”.
Esse foi apenas um dos painéis que marcaram o Rio2C. O evento se estende até o dia 01/06 e conta com grandes nomes e debates importantes.
