Com Marta titular, Brasil vence o Japão de virada com gol de estreante de 19 anos

Por Ryan Leal

No segundo e último amistoso contra o Japão nesta data FIFA, o Brasil venceu o Japão novamente por 2 a 1 na noite de segunda (02/06), no Estádio Cícero de Souza Marques, em Bragança Paulista. Jhonson e Ishikawa contra marcaram os gols das mandantes, enquanto Seike marcou para as japonesas.

Reserva no primeiro jogo, Marta foi titular e atuou durante 70 minutos, dando lugar a promessa Jhonson, autora do gol da vitória. A camisa 10 não era convocada desde os Jogos Olímpicos de Paris e retornou à seleção nesta data FIFA.

1º tempo

Marta disputa bola com Fujino. Foto: CBF

Após a vitória construída com facilidade no jogo de sexta (30), o Brasil viu um Japão mais dominante na partida em Bragança. Nos primeiros 10 minutos, as asiáticas apareceram com perigo aos 5 e aos 7 minutos, com Seike e Fujino, respectivamente.

O primeiro grande lance do Brasil foi aos 13 minutos, quando Marta finalizou forte de fora da área com a perna esquerda, mas viu Yamashita defender. Aos 16, Duda Sampaio chegou perto de abrir o placar em cabeceio após cobrança de escanteio, mas a bola foi para fora.

Seike e Dudinha disputam a bola. Foto: CBF

Na casa dos 20 minutos, o Japão voltou a assustar o Brasil. Aos 27 minutos, Matsukubo saiu na cara do gol e finalizou na trave. A meia-atacante japonesa teve a chance do rebote, mas furou a bola já com a goleira caída no chão. Logo em seguida, Seike apareceu livre na área, obrigando Lorena a realizar grande defesa. Aos 30 minutos, Seike novamente saiu cara a cara com Lorena e driblou a arqueira brasileira, mas finalizou para fora com o gol vazio.

Após os sustos, o Brasil buscou tentar retomar o controle da partida pressionando a saída de bola no Japão, mas foi pouco efetivo no momento que tinha a posse de bola. A única chance antes do intervalo foi com Angelina, que recebeu passe de Marta na área e chutou para fora.

2º tempo

Seike comemora o gol japonês. Foto: Getty Images

Logo aos 36 segundos da etapa complementar, o Japão abriu o placar com gol de Seike, que recebeu passe da Fujino e apareceu livre na pequena área para finalizar. A camisa 8 japonesa também foi quem marcou o gol de honra das japonesas no jogo no Itaquerão na sexta (30).

Atrás no placar, o Brasil foi atrás do empate e apareceu oferecendo perigo aos 7 minutos, com Marta finalizando pelo lado esquerdo, obrigando Yamashita a realizar boa defesa. No lance seguinte, Duda Sampaio cobrou escanteio e a zagueira japonesa Ishikawa desviou contra o próprio gol e empatou o placar para as donas da casa.

Isa Haas vibra com gol de empate do Brasil. Foto: CBF

Com o gol de empate, o Brasil recuperou o ânimo do jogo e quase conseguiu a virada aos 11 minutos, quando Yasmin recebeu uma bola de Marta no lado esquerdo do ataque e finalizou forte para fora, passando perto da meta japonesa. Dois minutos depois, o Japão voltou a assustar com Seike, autora do gol das visitantes, que recebeu novo passe de Fujino e finalizou na trave. Após a bola na trave, o Japão teve a chance de voltar a frente do placar aos 19 minutos com Chiba, que finzalizou forte de fora da área e a bola passou perto do gol da Lorena.

Aos 33 minutos, Jhonson – que estava estreando pela Seleção e entrou no lugar de Marta – recebeu passe de Kerolin em contra-ataque brasileiro e tocou de cavadinha na saída de Yamashita para virar o placar. Foi o primeiro gol da promessa de 19 anos pelo Brasil.

Jhonson comemora seu primeiro gol pela Seleção. Foto: CBF

Após o gol da virada, o Brasil teve a chance de fechar o caixão com Fátima Dutra aos 41 minutos. A lateral-esquerda finalizou duas vezes dentro da área, mas parou na goleira Yamashita. A partir de então a seleção brasileira apenas administrou o resultado até a árbitra apitar o fim do jogo.

Próximo compromisso

Jogadoras da Seleção após o gol de empate. Foto: CBF

Agora, o próximo jogo da Seleção é no dia 27/06, quando enfrentará a seleção francesa, no Estádio dos Alpes, em Grenoble, na França. Será a primeira vez que as equipes se encontrarão após o duelo nas Olimpíadas de Paris, em 2024, quando o Brasil venceu as donas da casa por 1 a 0 nas quartas de final da competição.

A partida contra a seleção europeia será a última antes da Copa América, que será realizada do dia 12 de julho ao dia 2 de agosto, no Equador.

Deixe um comentário