Por Ryan Leal
Em mesa realizada no Summit Acontece Globo durante a edição de 2025 do Rio2C, os jornalistas César Tralli e Renata Lo Prete marcaram presença no evento para conversar sobre o papel do jornalismo na construção da confiança nos dias atuais. A conversa durou uma hora e foi realizada no GlobalStage, auditório da Cidade das Artes, complexo cultural localizado no bairro da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro.
Os âncoras do Jornal Hoje e do Jornal da Globo se aprofundaram na complexidade exigida no trabalhado exercido pelo jornalismo na atualidade, em meio a disseminação de desinformação nas redes sociais e o crescente uso da inteligência artificial. Diante de tantas nuances que podem confundir o telespectador, desvendar uma notícia passou a ser um desafio tecnológico.
Dentre as dificuldades geradas pela era das fake news, Lo Prete afirmou que a confiança entre o jornalismo e o telespectador se constrói diariamente, e não de uma hora para outra. Tralli deu ênfase ao fato de que a busca pela isenção é um trabalho eterno e cada vez mais incessante.
Com as mudanças na comunicação proporcionadas pela chegada das redes sociais, Renata Lo Prete listou os itens de coisas que atualmente são necessárias fazer e antes não precisavam. Se antigamente era necessário apenas explicar a notícia, hoje é necessário ter conhecimento de causa, sinceridade de propósito para com o espectador e integridade.
Os palestrantes também ressaltaram a importância da transparência na publicação de uma notícia. Ambos falaram sobre a necessidade de mostrar o processo realizado até a conclusão do fato, também explicando os critérios da escolha da informação.
No final, os jornalistas responderam perguntas de jovens universitários sobre os desafios de fazer jornalismo no tempo das redes sociais, legitimação de notícias e confirmação de fake news e a corrida contra o tempo para desmentir uma desinformação.
O Summit Acontece Globo foi um evento da emissora carioca que ocorreu no primeiro dia do Rio2C de 2025. Também ocorreram mesas sobre parcerias no audiovisual, a força da novela brasileira e o papel do jornalismo na construção de heróis nacionais.
