Foto capa: Neon Film Arts
Por Luísa Bacelar
As comédias românticas, também conhecidas como rom-coms, estão entre os gêneros mais populares entre o público, tanto nos livros quanto no cinema e nos streamings. Ao misturar doses de humor com romance, esse tipo de produção cria histórias que encantam, emocionam e divertem. O segredo do sucesso está na forma leve e descontraída de abordar o amor, permitindo que o espectador se identifique com as situações e se conecte com os personagens — além de serem ótimas opções para quem busca apenas um alívio cômico. O que muitos não sabem é que existem diferentes categorias dentro do gênero, que ajudam a definir o estilo de cada narrativa.
De inimigos ou amigos a namorados, relacionamentos falsos que se tornam verdadeiros, recomeços amorosos e até paixões inesperadas: cada um desses estilos representa uma forma de contar uma história de amor — e ajuda a entender como o público se identifica com cada uma. Confira algumas das categorias e indicações de filmes.
1. Inimigos que se apaixonam (Enemies to Lovers)
A primeira categoria é uma das favoritas entre os amantes das comédias românticas. “Enemies to lovers“, ou inimigos que se apaixonam, explora histórias em que dois personagens começam se detestando ou competindo, mas que, com o tempo — e doses de tensão —, acabam se apaixonando. O charme desse estilo está na transformação do conflito em conexão: o que começa com antipatia e desprezo vai se revelando como atração, construindo um arco emocional e envolvente com o público. Costuma render diálogos provocativos, situações engraçadas (ou constrangedoras) e uma forte química entre o casal.
São exemplos de filmes O Diário de Bridget Jones, A Verdade Nua e Crua, O Jogo do Amor/Ódio, Mensagem para Você e Vermelho, Branco e Sangue Azul.

Foto: Prime Video
2. Amigos que se apaixonam (Friends to Lovers)
Essa é a categoria que mais mexe com os corações. “Friends to Lovers“, ou amigos que se apaixonam, retrata histórias em que dois personagens compartilham uma amizade, de longa data ou não, e que, com o tempo, percebem que há algo a mais entre eles: uma paixão escondida ou sentimentos que surgem gradativamente. O charme está na transição de amizade para o romance: o casal se conhece e existe uma base de confiança e afeto, o que torna o romance mais íntimo e realista. É sobre descobrir que o amor verdadeiro pode estar mais próximo do que se imagina.
São exemplos os filmes De Repente 30, Harry e Sally: Feitos um para o outro, Simplesmente Acontece, O Melhor Amigo da Noiva e Quando nos Conhecemos.

Foto: She Julis
3. Relacionamento “Falso” (Fake Relationship)
“Fake Relationship“, ou relacionamentos falsos, é a categoria mais divertida. Nela, dois personagens fingem estar juntos por algum motivo específico: impressionar ou provocar alguém, benefício pessoal ou profissional, ou até a clássica e clichê ideia de “não vamos nos apaixonar”. O que começa como um acordo, acaba dando espaço a sentimentos reais, envolvendo momentos de tensão, descobertas e reviravoltas românticas. A farsa inicial e a conexão que surge é o que cativa o público, revelando uma química forte e inesperada entre o casal.
São exemplos os filmes Como Perder Um Homem em 10 Dias, A Proposta, Todos Menos Você, Muito Bem Acompanhada, Esposa de Mentirinha e Para Todos os Garotos que Já Amei.

Foto: Movie Web
4. Segunda Chance (Second Chance)
“Second Chance“, ou segunda chance no amor, retrata casais que vivem ou já viveram uma história juntos no passado, mas que, por algum motivo, se separaram. Tempos depois, por acaso ou circunstância inesperada, os dois se reencontram e têm a oportunidade de reviver a relação, com mais maturidade. Explora temas como arrependimentos, crescimento pessoal e reconciliação. Mesmo com toques de drama, é considerada uma das categorias mais emocionantes dentro do gênero das comédias românticas.
São exemplos os filmes Diário de uma Paixão, Para Sempre, Segunda Chance Para o Amor e Um Dia Chuvoso em Nova York.

Foto: Imdb
5. Estranhos que se apaixonam (Strangers Who Fall In Love)
Apostando na ideia de que o amor pode surgir de forma inesperada, “Strangers Who Fall In Love“, ou desconhecidos que se apaixonam, apresenta dois personagens que não se conheciam, mas que, por acaso ou destino, se encontram e constroem uma conexão genuína. As histórias exploram encontros inesperados e um desenvolvimento do interesse mútuo, de forma leve e delicada. O charme está no fato de que o amor pode nascer de forma espontânea e improvável, o que dá espaço para surpresas e encontros transformadores.
São exemplos os filmes O Plano Imperfeito, Simplesmente Amor, E Se Fosse Verdade, Um Lugar Chamado Notting Hill, O Lado Bom da Vida e Amor à Primeira Vista.

Foto: O TV Foco
6. Caos de “casamento” (Wedding Chaos)
“Wedding Chaos“, ou caos de casamento, gira em torno dos romances em eventos turbulentos emocionais ou desastrosos que ocorrem antes, durante ou por causa de um grande evento no filme. As histórias costumam envolver mal-entendidos, triângulos amorosos, surpresas de última hora e confusões hilárias, acompanhadas de reviravoltas românticas.
Mamma Mia!, Casamento Grego, O Casamento do Meu Melhor Amigo, Missão Madrinha de Casamento e Noivas em Guerra são exemplos de filmes da categoria.

Foto: Empire Online
7. Amor de Férias/Feriado (Holiday Romance)
Por último, com cenários encantadores e um clima leve, nostálgico ou mágico para o telespectador, “Holiday Romance” ou romance de férias, explora histórias que se passam em feriados, viagens ou períodos festivos, especialmente no Natal. Muito populares nos streamings entre novembro e dezembro, a narrativa mostra personagens que não acreditam mais no amor ou que se conhecem e se reencontram durante o período de férias. Entre recomeços e encontros inesperados, os filmes com a temática costumam trazer conforto e esperança ao telespectador.
São exemplos de filmes O Amor Não Tira Férias, Amor com Data Marcada, Uma Segunda Chance Para Amar, Uma Quedinha de Natal e Um Crush Para o Natal.

Foto: Visão Oeste
