Alunos da UNIFACHA realizam manhã cultural na Casa de Apoio à Criança com Câncer São Vicente de Paulo

Foto capa: Bruna Medeiros

Por Ryan Leal

No dia 31/05, alunos do curso de jornalismo da UNIFACHA organizaram o “Cultura que Acolhe”, uma manhã com crianças da Casa de Apoio à Crianças com Câncer São Vicente de Paulo, localizada no bairro do Colégio, Zona Norte do Rio de Janeiro. O evento foi realizado pelo grupo 10 da matéria Projeto de Extensão em Jornalismo-M1, da UNIFACHA.

Os estudantes arrecadaram doações de 180 itens entre alimentos não perecíveis e remédios para as crianças da casa, que foram entregues no dia do evento. O grupo é formado pelos alunos Bruna Medeiros, Júlia Yasmin Sena, Laís Cordeiro, Luísa Bacelar, Luiza Carolina Castro e Ryan Leal.

A programação contou com a participação da Companhia de Teatro Estilhaça, que realizou apresentações e atividades recreativas para as 11 crianças presentes ao longo da manhã.

Matheus Ranieri, diretor da companhia, se aprofundou ao falar sobre a participação dos atores no dia, “foi ótimo encontrar pessoas disponíveis para estarmos juntos, alegrando essa manhã tão especial e importante e vivendo essa coisa que é memorável e insubstituível que é encontrar uma pessoa”.

O evento teve cobertura em tempo real nas redes sociais dos alunos universitários. Responsável por comandar os conteúdos de mídia, Bruna Medeiros compartilhou a sua impressão sobre o dia, “as crianças foram muito amáveis e os pais também pareceram gostar muito da experiência”, disse a estudante.

Lais Cordeiro, responsável por cuidar das crianças, achou a experiência da manhã inesquecível. “Ter a oportunidade de interagir durante as brincadeiras e com os palhaços da Companhia de Teatro Estilhaça foi muito divertido e algo que jamais vou esquecer”, compartilhou a aluna.

Também no cuidado com as crianças, a aluna Luiza Carolina Castro destacou a maneira como o grupo de estudantes foi recebido na casa, “mesmo diante de situações tão delicadas, fomos recebidos com muito carinho e alegria, mostrando a importância de pequenos gestos de atenção e afeto”.

Ao final, foi feito um lanche entre crianças, pais, alunos, atores da companhia e funcionários da casa. Luísa Bacelar, que foi quem liderou a organização do evento, não escondeu a sua satisfação no fim do dia, “confesso que senti muita ansiedade e nervosismo durante todo o processo, mas, no final, o resultado superou todas as expectativas”.

Junto com Luísa na organização do evento, o aluno Ryan Leal destacou a animação de todos os presentes na atividade, “foi muito especial ver a alegria de todos os envolvidos ali”.

Para a aluna Júlia Yasmin Sena, o objetivo da atividade foi alcançado, “o projeto cumpriu seu papel ao unir o saber acadêmico às necessidades da comunidade, promovendo uma troca de saberes e afetos”.

Lecionada pela professora Ivana Gouveia, a matéria de Projeto de Extensão consiste em aplicar de forma prática conhecimentos e habilidades acadêmicos em situações reais, beneficiando a sociedade e contribuindo para o desenvolvimento local. A matéria é obrigatória em todos os cursos universitários, de acordo com a Lei 13.005 de 2014 e a Resolução Nº 7, de 18 de dezembro de 2018, do Ministério da Educação, e deve compor pelo menos 10% da carga horária da graduação.

Deixe um comentário