Foto capa: Arthur Líbero
Por Arthur Líbero
No domingo, 15 de junho de 2025, a Cartola Editora realizou o relançamento do livro “Copa do Brasil 2011: Norte e Sul deste país”, escrito por Igor Serrano e originalmente publicado em 2017. O evento ocorreu durante a Bienal do Livro Rio, e contou com a presença do autor, formado em Direito, que agora caminha para se tornar jornalista, cursando Jornalismo na UNIFACHA, o Centro Universitário Hélio Alonso.

Foto: Arthur Líbero
Igor Serrano: a trajetória pessoal e o apelo emocional pelo time carioca
Igor possui um elo pessoal e afetivo que conecta esporte e superação. Em 2011, ele enfrentava um momento familiar crítico, a mãe tratava um câncer de mama, e vivia distante dos amigos em Brasília. O auxílio emocional veio dos jogos do Vasco, especialmente naqueles dias decisivos, “o ano de 2011 foi um dos piores anos da minha vida, porque minha mãe estava tratando um câncer de mama e eu estava morando em Brasília, longe dos meus amigos. Assistir os jogos do Vasco me tirava daquele sofrimento, daquela angústia. Quando teve o último jogo e o Vasco foi campeão, foi um misto de emoções, algo inesquecível. Então tenho uma dívida de gratidão pelo que esse time já me proporcionou”, conta Igor.

Foto: Arthur Líbero
Para escrever esse livro, a coleta de depoimentos foi além das arquibancadas e contou com entrevistas com atletas, técnicos, sócios do clube e inclusive com MC Charles, criador do famoso funk “Trem Bala da Colina”, que virou o apelido carinhoso da torcida vascaína.
Do blog à publicação de um livro
O livro de estreia do autor, “A turma é boa, é mesmo da fuzarca!” completou dez anos. Naquela época, Igor confessa que a obra nasceu “meio por acaso”, resultado da repercussão de textos em seu blog que viraram pedidos de publicação. “Era algo muito autoral… não tinha pretensão de relançar. Já esse de agora também do Vasco… é um trabalho de apuração e pesquisa criteriosa, tenho orgulho dele, é um trabalho bem completo”, explica o autor.

Foto: Arthur Líbero
Dois livros de Igor Serrano, “O Racismo no Futebol Brasileiro e “Copa do Brasil 2011: Norte e Sul deste país” estão disponíveis para compra online.
UNIFACHA e o jornalismo esportivo em destaque
Como estudante de Jornalismo na UNIFACHA, Igor integra um ambiente que valoriza iniciativas de jornalismo esportivo. Recentemente, o campus carioca sediou o 1º Congresso de Jornalismo Esportivo, com mais de 50 profissionais e intensa participação de estudantes. Esses eventos conferem um suporte acadêmico e profissional para quem, como Igor, faz da cobertura esportiva um ponto de convergência entre pesquisa urbana, sociedade e cultura.
