Foto capa: Brenda Souza
Por Ryan Leal
A UNIFACHA realizou no dia 16/06, a oficina Repórter por 1 dia, com os alunos do Colégio Salesiano, no bairro de Santa Rosa, em Niterói. A atividade foi ministrada pela coordenadora de jornalismo, Ivana Gouveia, para estudantes do 1º e 2º ano do Ensino Médio da escola.
A oficina se iniciou com a professora da universidade dando uma explicação geral sobre a graduação em jornalismo, com dicas básicas para a construção de uma matéria.

Foto: Ryan Leal
Após a apresentação, os alunos foram divididos em grupos para a montagem de um jornal impresso, onde cada grupo teria o seu e cada estudante escreveria uma matéria.
Após a divisão, os grupos se reuniram e definiram sobre quais assuntos seus respectivos jornais iriam abordar. Os temas variaram entre competições esportivas e eventos realizados no colégio.
Com os temas definidos, os alunos partiram para a execução das matérias, seguindo as instruções dadas por Ivana para a construção dos textos. A atividade contou com um grande engajamento dos adolescentes e rendeu muitos elogios no final da aula. “Eu achei uma dinâmica muito legal e interessante, pois ela traz pros alunos, algo muito parecido com a realidade da profissão, onde mostra que há pontos incríveis e divertidos porém há também conflitos de ideias, discussões, o que traz algo muito real e não só o conto de fada que tudo é perfeito”, falou João Paulo Mancebo, aluno do 2º ano B.
Com o intuito de passar aos alunos um pouco de como é a experiência de trabalhar em uma redação jornalística, a oficina foi aplicada na aula da disciplina eletiva “Comunicação e Expressão”, lecionada pela professora Andrea Rochefeller.
