Foto Capa: reprodução/festivaloscarito
Por Arthur Líbero
O festival Oscarito de cinema divulgou, em dia 6 de junho de 2025, por meio de suas redes sociais, o edital da 2ª edição, que vai acontecer em 2025. O evento é promovido por estudantes do curso de Cinema do Centro Universitário Hélio Alonso, a UNIFACHA.
O nome do festival é uma homenagem a Oscar Lorenzos, um dos maiores astros do cinema nacional entre os anos 1930 e 1960. Nascido na Espanha em uma família circense, ele migrou para o Brasil quando tinha apenas 1 ano de idade. Além de atuar no circo e, mais tarde, também no teatro, Oscarito fez sua estreia no cinema em 1935 com “Noites Cariocas”, onde contracenou com Grande Otelo e, juntos, tiraram várias gargalhadas de milhares de brasileiros.

Como vão funcionar as inscrições e quem pode se inscrever?
De acordo com a organização, o formulário de inscrição será divulgado no dia 16 de junho. Para se inscrever, os interessados deverão enviar materiais como imagens de divulgação, links para visualização das obras e outras informações técnicas.
Podem participar estudantes de qualquer instituição de ensino, desde que comprovem vínculo acadêmico no período em que o filme foi produzido. As obras devem ter sido realizadas entre junho de 2024 e a data final das inscrições, ainda a ser anunciada. Filmes já inscritos na primeira edição do festival não serão aceitos. Estudantes do ensino médio também podem participar.
O festival aceitará diferentes formatos de produção, incluindo animações, documentários, vídeos institucionais, filmes publicitários, comerciais, entre outros. A duração máxima permitida para cada obra é de 20 minutos. Mais informações sobre o edital e as inscrições estão disponíveis no Instagram oficial da premiação.
O que dizem os organizadores do festival
Breno Ramoa, aluno de cinema da UNIFACHA e um dos organizadores do festival Oscarito, destaca a importância do evento para os estudantes da área, “para os alunos, uma das partes mais importantes do festival é o networking, já que existe a possibilidade deles conseguirem ter um certo contato com os jurados e conhecer muita gente que está no mercado há algum tempo e acredito que essa seja a principal razão do festival existir”. E fala também sobre a necessidade dos estudantes reconhecerem suas produções como parte importante de suas carreiras, “as pessoas, os alunos de cinema, eles precisam reconhecer que os filmes deles não são feitos somente para matérias especificas, mas também para eles mesmos, para a carreira deles e para os seus portfólios”.

O coordenador do curso de Cinema da UNIFACHA, Guto Neto, esteve presente desde a montagem da primeira edição do festival e acredita no potencial que o projeto têm de continuar e crescer para se tornar um marco no calendário do audiovisual carioca, “eu tenho certeza que o Oscarito vai alçar o patamar de importância para ser um dos festivais importantes do calendário da cena carioca como a gente já viu vários outros festivais que também começaram de maneira mais local, menor, e foram ganhando importância até hoje, como o Cinefushi, a Mostra do Filme Livre, e a Ecofalante, que a gente está chegando agora para trazer como parceiros nossos. Então, o Oscarito vai seguir o mesmo trilho”. Guto ainda expressa suas altas expectativas com relação à próxima edição, “eu acho que vem muito mais gente do que a gente imagina. Então, eu tenho uma forte expectativa positiva quanto às inscrições e também quanto ao público”.

Informações sobre a data e o local da cerimônia de premiação ainda não foram divulgadas, mas todas as notícias sobre o Festival Oscarito de Cinema estão disponíveis no site oficial e no Instagram.
