Foto capa: Lívia Villas Boas / CBF
Por Ryan Leal
Em amistoso de preparação para a Eurocopa e a Copa América, França e Brasil se encontraram no Estádio dos Alpes, em Grenoble, no país francês e as donas da casa venceram por 3 a 2 de virada. A Seleção Brasileira abriu o fez 2 a 0 com Luany e Kerolin, e viu as donas da casa virarem com dois gols de Geyoro e um de Katoto.
Este foi o primeiro confronto entre as duas seleções após as Olimpíadas de 2024, em Paris, onde o Brasil venceu por 1 a 0 nas quartas de final da competição.
1º tempo

Foto: Lívia Villas Boas / CBF
O Brasil não se intimidou por estar jogando fora de casa e se lançou para o ataque desde o início. Aos 5 minutos, Lakrar quase fez contra ao tentar impedir que um lançamento de Duda Sampaio chegasse a Kerolin. Um minuto depois, Kerolin tocou para Luany, que infiltrou pela área no lado direito e finalizou para abrir o placar para as brasileiras. Aos 11 minutos, Kerolin recebeu bola enfiada de Duda Sampaio dentro da área e tocou na saída de Peyraud-Magnin para fazer o segundo gol.
Com dois gols de vantagem logo no início da partida, a equipe de Arthur Elias se manteve no campo de ataque marcando a saída de bola das francesas, que encontraram dificuldades para finalizar contra o gol brasileiro. A primeira finalização das donas da casa ocorreu apenas aos 16 minutos, com Baltimore, que chutou para fora. O Brasil teve diversas chances de ampliar o placar com os contra-ataques gerados a partir dos erros de saída de bola da França, mas Kerolin e Dudinha – que entrou após Gio se machucar e pedir para sair – não souberam aproveitar. Aos 44 minutos, Baltimore apareceu pelo lado direito do ataque francês e cruzou a bola na área na cabeça de Diani, que cabeceou na trave e viu Geyoro empurrar de rebote para o fundo da rede sem nenhuma marcação e diminuiu o placar para as donas da casa.
2º tempo

Foto: Lívia Villas Boas / CBF
Na segunda etapa, a França corrigiu os erros defensivos do 1º tempo e ofereceu dificuldades para o Brasil atacar. A primeira chance das visitantes foi com Marta, aos 4 minutos, que finalizou de fora da área e a bola desviou na marcação adversária. Aos 9, Yasmin recebeu pelo lado esquerdo da área e bateu forte, mas Peyraud-Magnin defendeu. Um minuto depois, após bate-rebate na área do Brasil, Geyoro aproveitou a sobra e chutou de fora da área contando com o desvio de Duda Sampaio contra para a bola entrar no fundo da rede e empatar o placar. Houve uma checagem do VAR para avaliar se houve um possível impedimento no lance, mas o gol foi validado
Após o empate, a Seleção Brasileira continuou tendo com dificuldades para chegar com perigo, sempre encontrando a defesa francesa bem postada frente ao seu gol. As donas da casa tiveram a chance de virar o jogo aos 22 minutos com Bacha, que recebeu a bola na entrada da área, passou pela marcação em velocidade e chutou para defesa de Lorena. Em seguida, o Brasil apareceu no ataque em tentativas de Kerolin e Marta, mas ambas tiveram seus chutes bloqueados pela defesa adversária. A França voltou a oferecer perigo aos 28 minutos, com Cascarino, que chutou com efeito de fora da área e a bola passou perto do gol.
Aos 30 minutos, Malard apareceu livre na área e chutou para Lorena fazer grande defesa. No rebote, Cascarino cruzou a bola pelo lado direito do ataque e Katoto sem marcação cabeceou para virar o placar para a França. Após levar a virada, o Brasil tentou ir ao ataque para buscar o empate, mas a equipe sentiu fisicamente e não teve o mesmo ímpeto do início do jogo. Aos 35, Duda Sampaio aproveitou a sobre e chutou forte na entrada da área e Peyraud-Magnin fez grande defesa. A última grande chance do Brasil foi aos 49, quando Amanda Gutierres finalizou após cobrança de falta lançada na área e viu a goleira francesa realizar outra boa defesa.
Próximo compromisso

Foto: Lívia Villas Boas / CBF
A Seleção Brasileira feminina volta a campo no dia 13 de julho, Às 21h, no Equador, contra a Venezuela, pela primeira rodada da fase de grupos da Copa América. A competição se inicia no dia 12 do próximo mês e vai até o dia 02 de agosto.
