Foto Capa: Leila Mendes
Por Arthur Líbero
No final do semestre 2025.1, os alunos da UNIFACHA foram contemplados com mais uma conquista acadêmica. Cinco alunos foram aprovados no Concurso Universitário de Mídia 2025. A iniciativa é promovida pelo Grupo de Mídia do Rio de Janeiro (GMRJ) com o objetivo de oferecer vagas de estágio a estudantes dos cursos de Publicidade, Propaganda e Marketing.
Os candidatos participaram de três etapas. Na primeira, foi realizada uma prova no dia 15 de maio, e na segunda, os participantes que obtiveram as 20 melhores notas foram escolhidos para uma entrevista com profissionais da GMRJ.
Ao final do concurso, treze alunos foram aprovados para escolher diferentes empresas de comunicação para estagiar, como Propeg, Binder, R2OOH, OnBus, Nacional, Jor, Made, SBT, WMcCann, Eletromidia, B.drops, Altermark e BETC Havas.
A professora Leila Mendes foi a responsável por apresentar o concurso para os alunos e explica que as questões da prova não se limitam às questões teóricas, “elas abordam, principalmente, a informações de caráter prático e intuitivo, ou seja, todo escopo que diz respeito aos conteúdos que transmito em sala de aula e nos projetos que eles desenvolvem. Minhas aulas são elaboradas no sentido de preparar os alunos para o mercado”. Ela ainda explica de que forma o novo estágio conquistado por eles poderá ajudá-los no início de suas carreiras, “as experiências que eles irão adquirir por terem passado por empresas de grande expressão no mercado, certamente contribuirão em futuras oportunidades de trabalho que possam surgir. Sem falar que grande parte dos alunos que são aprovados no concurso, acabam sendo contratados”.
Quem foram os aprovados da UNIFACHA?
Entre os treze alunos aprovados, cinco são estudantes da UNIFACHA, são eles:
Eduarda Rodrigues (1º Lugar) – Empresa Eletromídia
Fernanda Oliveira (5º Lugar) – Agência ALTMRK
Rachel Garcia (9º Lugar) – Agência Propeg
Marcos Vinícius Marques (12º Lugar) – Agência WMc Cann
Lara Kelvia Santos (13º Lugar) – Agência Nacional
Para Eduarda Rodrigues, que conquistou a primeira colocação, o concurso foi uma oportunidade de expandir seus horizontes dentro do mercado de trabalho de mídia, “decidi participar porque vi uma oportunidade de não apenas entrar no mercado de trabalho na área de mídia, mas de crescer nele”, e dedicou sua conquista à professora Leila, “eu me preparei com os conteúdos que a Leila deu em aula, ela sempre apresentou um conteúdo muito completo, com apresentações em power point, vídeos, exercícios, e discussões em sala, o que me deu bastante segurança pra fazer a prova”.
A estudante ainda acredita que essa conquista foi um marco muito importante não somente em sua carreira, mas também na vida, “eu andava um pouco desanimada por ainda não ter encontrado uma área que brilhasse os meus olhos na publicidade, e a Leila fez isso mudar, simplesmente me apaixonei pela Midia”. E ainda destaca, “acredito que quando a gente gosta do que a gente faz, e faz com amor, a gente se destaca, e tenho certeza de que essa conquista vai abrir portas incríveis para a minha carreira”.
Eduarda escolheu estagiar na Eletromidia, uma das maiores empresas que prestam serviços de mídia no formato out of home (OOH), atuando em espaços públicos, como em ruas, transportes, edifícios e shoppings.

A aluna está atualmente no 5º período do curso de Publicidade e Propaganda da UNIFACHA e garante que o concurso de Mídia é uma oportunidade única para os alunos que estão cursando essa área da comunicação. “Eu quero dizer para os alunos não terem medo de tentar, mesmo que acreditem que não vão passar. Só o fato de participar já traz um aprendizado muito grande. A gente cresce muito quando se coloca à prova”, disse.
Já para Marcos Vinícius Marques, uma disciplina específica foi motivadora para que ele tomasse a decisão de participar do concurso, Plano de Mídia, com a professora Magda Valente. “Quando eu tive essa disciplina, a professora Magda conversou muito comigo sobre essa prova e depois que fiz essa matéria, fiquei bem imerso e aprendi de fato como funcionam as mídias e isso acabou gerando mais interesse ainda em participar do concurso”, explica o estudante que ainda dedica a conquista à professora, “eu também tive grande influência da professora Magda, que ainda me emprestou um livro para me preparar para a prova. Ela é magnífica, perfeita”.
Ainda sobre a preparação, Marcos explica que procurou participantes de edições anteriores que orientaram ele a usar as aulas de Plano de Mídia como base de estudo, “eles me disseram que era basicamente tudo que estava sendo ensinado na disciplina do Plano de Mídia, então eu não fiquei preocupado, mas me preparei bastante. Durante a prova também não senti dificuldade porque era tudo que eu já estava estudando, então a prova foi tranquila”.

Marcos vai estagiar na agência WMc Cann, uma agência de publicidade brasileira, parte do McCann Worldgroup, uma rede global de agências, e está animado com a nova oportunidade. “Estou muito eufórico e animado para começar esse estágio e nem estou criando expectativas, pois sou muito aberto às novidades que vão chegar, independente se é uma coisa que eu já conheço ou algo desconhecido que vou aprender, porque vou me esforçar e fazer jus a essa porta que se abriu para mim. Só quero que comece logo”, comenta ele entusiasmado.
Para os interessados em participar de futuras edições do Concurso de Mídia, é necessário acompanhar as redes sociais do Grupo de Mídia do Rio de Janeiro. A prova acontece anualmente e é uma enorme oportunidade para os estudantes de Comunicação Social.
