Foto capa: Lívia Villas Boas / CBF
Por Ryan Leal
Atual campeão da competição, o Brasil estreou com vitória na Copa América de 2025, derrotando a seleção da Venezuela por 2 a 0 em Chillogallo, no domingo (13/07). Os gols foram marcados por Amanda Gutierres e Duda Sampaio.
1º tempo
Em um 1º tempo marcado pela dificuldade das duas equipes em jogar na altitude de Quito, o Brasil se mostrou inicialmente superior, fazendo marcação alta na saída de bola venezuelana desde o início e com um grande volume de jogo no campo de ataque, mas com dificuldades para criar chances claras de gol. Com a proposta de chegar em velocidade nas costas da defesa brasileira, a Venezuela chegou a oferecer dificuldades ao Brasil em alguns contra-ataques, sendo o principal deles aos 23 minutos de jogo, quando Dayana Rodríguez recebeu longo lançamento na entrada da área do Brasil, ganhou de Marta na corrida e tentou tocar por cima da goleira Lorena, mas a bola foi pra fora.

O Brasil abriu o placar aos 31 minutos, quando Isa Haas deu um passe em profundiade para Gio Garbelini, que cruzou para Amanda Gutierres, livre na pequena área, finalizar para o fundo da rede. Após o gol, os times não mudaram suas posturas e a partida permaneceu truncada até o apito final da primeira etapa.
2º tempo
Na segunda etapa, o Brasil iniciou oferecendo perigo às venezuelanas com um cabeceio de Isa Haas pra fora após cobrança de falta, mas logo em seguida viu as adversárias tomarem o controle da partida e darem dificuldades à equipe de Arthur Elias. A Venezuela conseguiu manter a bola por mais tempo no campo de ataque e contou com muitos erros técnicos das brasileiras, que não conseguiam demonstrar a mesma superioridade do 1º tempo.
Aos 31 minutos, a Venezuela teve a sua principal chance da etapa final, com um chute de fora da área da camisa 10 Guarecuco, que finalizou nas mãos da goleira Lorena. O Brasil voltou a assustar as adversárias aos 36 minutos, em uma das raras vezes que o ataque brasileiro venceu a linha de impedimento da Venezuela, Dudinha enfiou a bola para Amanda Gutierres sem marcação na área, que passou para Luany, também livre, que finalizou em cima da goleira Cáceres.

O segundo gol do Brasil saiu aos 42 minutos, quando Angelina finalizou de fora da área, a bola explodiu na marcação e sobrou para Gio Garbelini, que desviou de cabeça para Duda Sampaio sair cara a cara com a goleira venezuelana e finalizar com um chute cruzado para o fundo do gol, selando a vitória das atuais campeãs.
Como fica?

Com o resultado, o Brasil termina a rodada de estreia da Copa América em 2º lugar do grupo B, com 3 pontos. O líder é o Paraguai, que venceu a Bolívia por 4 a 0 e leva vantagem no saldo de gols.
O próximo compromisso do Brasil é contra a Bolívia, na quarta (16/07), às 18h, no estádio de Chillogallo, pela 2ª rodada da competição.
