Foto de Capa: EFE
Por João Gabriel Vasconcellos
Após estreia decepcionante tanto em resultado quanto em desempenho, a Colômbia passeou sobre o Paraguai no sábado (19/07) e mostrou porque é a favorita a desafiar a hegemonia brasileira na Copa América. Em partida válida pela 3ª rodada do Grupo B, as colombianas foram donas do jogo no Estádio Gonzalo Pozo Ripalda, em Quito, e golearam as paraguaias por 4-1, com direito a dois de Linda Caicedo, para vencer a primeira na competição. Com grande primeiro tempo e muita eficiência no segundo, as colombianas tiveram 68% de posse de bola, finalizando 10 vezes, nove no gol, e 456 passes, criando três grandes chances.
1º tempo

Para afastar a má atuação da estreia, a Colômbia começou forte a primeira etapa. Dominando as ações, as Cafeteras logo abriram o placar. Em boa troca de passes coletiva aos 13 minutos, Linda Caicedo tabelou com Leicy Santos e finalizou da entrada da meia lua da área no canto direito da goleira Soledad Belotto, marcando um belo gol, o primeiro das colombianas na competição. Porém, a alegria durou pouco, já que dois minutos depois, aos 15, Claudia Martínez aproveitou sobra de lançamento e chutou de primeira da entrada da área no canto baixo direito da goleira Katherine Tapia, empatando o jogo para as paraguaias. Mesmo com o empate rápido, a Colômbia não se abateu e seguiu em cima das paraguaias buscando o gol de desempate. Na melhor chance, Linda Caicedo finalizou dentro da pequena área aos 30 minutos, obrigando a goleira paraguaia a fazer grande defesa. Apesar da pressão das tricolores, as duas equipes foram para o intervalo em igualdade. Nos números, o tom da superioridade: 77% de posse de bola, seis finalizações, todas no gol paraguaio, cinco escanteios e 257 passes trocados, contra apenas 75 das paraguaias.
2º tempo

No segundo tempo, a Colômbia seguiu pressionando em busca da vitória e foi feliz em seu objetivo. Aos 57 minutos, Mayra Ramírez recebeu cobrança de lateral dentro da área, girou em cima da defensora paraguaia e bateu no canto direito de Soledad Belotto, que chegou a encostar na bola, mas não o suficiente para evitar ela a entrar. Belo gol da artilheira colombiana. Após o desempate, o Paraguai saiu mais e levou perigo em alguns momentos, obrigando Katherine Tapia a praticar boas defesas. Porém, aos 83 minutos, Mayra Ramírez invadiu a área, levou para a linha de fundo e cruzou rasteiro para Linda Caicedo, que dominou na entrada da pequena área e tocou no contra pé da goleira, marcando o seu segundo do jogo e o terceiro da Colômbia na partida. A atacante, maior destaque da equipe, foi escolhida pela CONMEBOL como a melhor jogadora da partida. Já nos acréscimos, ao 94 minutos, a camisa 10 Leicy Santos recebeu cruzamento de Wendy Bonilla e cabeceou para marcar o quarto colombiano e dar números finais à partida. Nos números, um maior equílibro em relação a primeira etapa: a Colômbia teve mais posse (59%) e mais grandes chances (duas), porém menos finalizações (quatro, contra seis do Paraguai). Nos passes, 199 para as colombianas e 139 para as paraguaias, bem diferente do cenário do primeiro tempo.
Como fica?

Com a grande vitória, a Colômbia se manteve na 3ª colocação do Grupo B, na zona de repescagem, com os mesmos 4 pontos da Venezuela, 2ª colocada. Derrotadas, as paraguaias vêm logo atrás da Colômbia, porém com 3 pontos. As Cafeteras voltam a campo na terça (22/07), as 18 horas (horário de Brasília), para encarar a lanterna Bolívia. A partida terá transmissão do SporTV.
