Brasil luta, mas perde para a Itália e é vice da Liga das Nações Feminina

Foto capa: FIVB

Por Arthur Werneck

A Seleção Brasileira Feminina de Vôlei foi derrotada para a Itália na grande decisão da Liga das Nações e ficou com o seu quarto vice-campeonato na história da competição.

As italianas venceram por 3 sets a 1, com as parciais de 25 a 22, 18 a 25, 22 a 25, e 22 a 25.

O Brasil encerrou a sua campanha com 15 partidas e 13 vitórias, com apenas duas derrotas para a campeã Itália.

1° Set

O primeiro set começou equilibrado, com trocas de pontos e estudo entre as equipes. O Brasil se impôs aos poucos, abriu 7 a 3 com ataques eficientes e forçou o tempo técnico da Itália. As adversárias reagiram com bloqueios e viraram a parcial, aproveitando erros brasileiros e uma boa sequência de Egonu: 15 a 13.

Mesmo após pedido de tempo de Zé Roberto, a Itália chegou a abrir 19 a 15. Com a entrada de Roberta no lugar de Marcis, o Brasil melhorou no ataque, cresceu no saque e empatou em 21 a 21 com bloqueio de Gabi, que também foi a responsável por consolidar a virada e fechar o set em 25 a 22.

2° Set

A Itália dominou o segundo set desde o início, abrindo 4 a 1 com força no bloqueio e aproveitando os erros brasileiros. O Brasil teve dificuldades na recepção e cometeu falhas em ataques e toques na rede. Nem mesmo as mudanças de Zé Roberto, com as entradas de Macris e Kisy, surtiram efeito imediato, e a Itália ampliou para 13 a 5.
O Brasil reagiu com bons saques de Roberta e Diana e bloqueio eficiente de Helena, pontuando cinco vezes contra duas da Itália e diminuindo para 15 a 10. Ainda assim, as italianas mantiveram o controle, voltaram a abrir vantagem e administraram a reta final com tranquilidade. Sem conseguir manter o ritmo, o Brasil viu as adversárias fecharem a parcial por 25 a 18.

3° Set

O Brasil voltou com Rosamaria e Roberta em quadra, mas a Itália começou a melhor mais uma vez e abriu 4 a 1. A seleção brasileira teve dificuldades para concluir os ataques, e as italianas mantiveram a frente até 9 a 6. Rosamaria apareceu bem, marcou dois pontos seguidos e ajudou na virada para 10 a 9.

O equilíbrio durou pouco, e a Itália voltou a abrir vantagem: 14 a 11. Mesmo após os tempos de Zé Roberto, a diferença chegou a 18 a 13. O Brasil ainda reagiu, encostou em 18 a 16 e lutou até o fim, mas a Itália segurou a pressão e fechou em 25 a 22, virando a partida para 2 sets a 1.

4° Set

O set derradeiro começou equilibrado, com trocas de pontos e o Brasil sofrendo na recepção. A seleção cresceu com Gabi e Julia Kudiess, virou para 9 a 8 e manteve o ritmo até a Itália abrir 16 a 14 no meio da parcial. Gabi empatou, mas o Brasil desperdiçou chances e viu as italianas retomarem a frente: 18 a 16.

Mesmo após o tempo pedido por Zé Roberto, a Itália abriu 22 a 18. O Brasil reagiu, diminuiu para 22 a 20 e chegou a ameaçar o empate, mas Antropova selou a vitória por 25 a 22. Com o resultado, a Itália venceu por 3 sets a 1 e conquistou sua terceira Liga das Nações.

Foto: Reprodução/Internet

Calendário da Seleção Brasileira

Agora, a Seleção terá um mês de treinamentos visando o Campeonato Mundial, que será disputado entre 22 de agosto e 07 de setembro, na Tailândia.

O Brasil estreia no dia 22/08, às 09h30, contra a Grécia. A equipe de Zé Roberto está no Grupo C, que ainda tem França e Porto Rico.

Deixe um comentário