Dia Internacional da Amizade: da vida real às telas do cinema e da televisão

Foto capa: Pinterest

Por Luísa Bacelar

Comemorado no dia 30 de julho, o Dia Internacional da Amizade foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2011, durante a 65° sessão da Assembleia Geral. A data tem como objetivo promover e inspirar a paz por meio da amizade e do respeito entre povos, indivíduos e culturas. Embora oficializada no dia 30, países como Brasil, Argentina e Chile costumam celebrar a data no dia 20 de julho. E quando o assunto é amizade, o cinema tem muito a mostrar. Pensando nisso, o Em Todo Lugar reuniu algumas amizades que ultrapassaram as telas do cinema e seguiram firmes fora delas. 

Foto: Pinterest

Sarah Paulson e Pedro Pascal

Pedro Pascal e Sarah Paulson se conheceram ainda na adolescência, nos anos 1990, e a amizade se mantém firme desde então. Pedro já comentou publicamente sobre a importância da amizade com Sarah em sua vida, revelando que ela o ajudou financeiramente em momentos difíceis de sua vida. Uma parceria marcada por apoio e lealdade. 

Kate Winslet e Leonardo DiCaprio 

A amizade entre Leonardo DiCaprio e Kate Winslet começou durante as gravações de um dos maiores clássicos do cinema, Titanic, em 1997, e seguiu firme além das telas. Após o sucesso do longa, os dois continuaram muito próximos e, dez anos depois, voltaram a interpretar um casal em Foi Apenas um Sonho. A relação entre eles é considerada uma das mais duradouras e admiradas de Hollywood. 

Jennifer Aniston e Adam Sandler 

Os atores também se conheceram nos anos 1990 e, desde então, mantém uma amizade forte. Juntos, protagonizaram comédias de sucesso como Esposa de Mentirinha e Mistério no Mediterrâneo. Como demonstração de carinho e apoio, Adam Sandler e sua esposa enviam flores para Jennifer todos os anos no Dia das Mães, pelos desafios enfrentados pela atriz com a fertilidade. 

Cameron Diaz e Drew Barrymore 

Amigas desde a adolescência, Cameron Diaz e Drew Barrymore protagonizaram As Panteras (2000) e não escondem o quanto são próximas, já declararam publicamente que se consideram mais do que amigas, são como irmãs. Em 2016, após a separação de Drew, Cameron esteve ao seu lado e a ajudou a superar o vício em álcool.

Foto: Femina

Patrick Wilson e Vera Farmiga 

Até mesmo no terror, a amizade é mais forte. Protagonistas da franquia Invocação do Mal, Patrick Wilson e Vera Farmiga cultivam uma conexão forte tanto nos bastidores quanto fora das câmeras. A parceria entre os dois é leve e marcada por uma admiração mútua: Vera já declarou que Patrick é um dos homens mais gentis e talentosos com quem já trabalhou, enquanto ele afirma que contracenar ao seu lado é como “voltar para casa”. Neste ano, os dois estrelarão o último filme da franquia, denominado como Invocação do Mal: O Último Ritual

Dwayne Johnson e Kevin Hart 

A amizade entre os dois começou nos bastidores do primeiro filme que protagonizaram juntos, Um Espião e Meio. E, fora das telas, a parceria é marcada por piadas, pegadinhas e companheirismo. Ambos já declararam publicamente o quanto se admiram, tanto no âmbito pessoal quanto profissional. Dwayne e Kevin também estrelaram, juntos, Jumanji: Bem-vindo à Selva e Jumanji: Próxima Fase, além da breve interação em Velozes e Furiosos: Hobbs & Shaw

Jennifer Aniston e Courteney Cox 

Já nas telas da televisão, elas conquistaram o mundo como a dupla de amigas Rachel e Monica em Friends. Jennifer Aniston e Courteney Cox se conheceram durante os testes e ensaios do sitcom, em 1993, e se tornaram inseparáveis desde então. Jennifer já declarou que considera Courteney como “uma das pessoas mais importantes” da sua vida, e ambas compartilham nas redes sociais os momentos que estão juntas, como eventos ou datas especiais. 

No Brasil, também há artistas que criaram laços através do teatro, das novelas ou de bastidores de filmes e que seguem firmes até hoje. 

Lázaro Ramos e Wagner Moura 

A amizade entre Lázaro e Wagner começou nos palcos dos teatros de Salvador, quando ainda eram adolescentes e faziam parte da mesma companhia de teatro. Com o tempo, a parceria saiu do teatro e chegou às telas do cinema, em filmes como Cidade Baixa, Ó Pai, Ó e Saneamento Básico, o Filme. Fora das câmeras, os dois dividem uma relação fraterna e se consideram como irmãos. 

Foto: gauchazh

Xuxa e Angélica 

Figuras marcantes da televisão infantil nos anos 1980 e 1990, Xuxa e Angélica construíram uma amizade forte, mesmo com a disputa criada pela mídia. As duas já contracenaram no filme Xuxa e o Mistério de Feiurinha (2009) e, recentemente, colaboraram em uma música do novo projeto Xuxa Só Para Baixinhos 14. Atualmente, seguem presentes na vida uma da outra e, em entrevistas e redes sociais, sempre fazem questão de reafirmar o carinho e admiração mútua. 

Mônica Martelli e Ingrid Guimarães  

Mônica Martelli e Ingrid Guimarães são amigas de longa data. A amizade começou nos anos 1990 e desde então, compartilham muitas histórias. Em uma entrevista, Ingrid relembra que tudo começou com um carro sem gasolina e que, dali em diante, Mônica se tornou uma “amiga de uma vida inteira”. Neste ano, em comemoração aos 30 anos de amizade, elas estrelam juntas o filme Minha Amiga, com a direção de Susana Garcia e inspirado em experiências reais vividas pelas atrizes e por suas filhas. 

Reynaldo Gianecchini e Giovanna Antonelli 

A parceria entre os dois começou nas telas da televisão, quando atuaram juntos na novela Laços de Família, em 2000, e só se fortaleceu desde então. Formaram um casal em outras novelas, como Da Cor do Pecado (2004), Sete Pecados (2007) e Em Família (2014). Nas telas do cinema, protagonizaram juntos a franquia S.O.S: Mulheres Ao Mar, onde também viveram um par romântico. Em entrevistas, Giovana já afirmou que a conexão com Gianecchini em cena é “quase mágica”. 

Foto: Ofuxico

Deixe um comentário