Foto Capa: reprodução/sportshub
Por João Pedro Pereira
No sábado (26/07), a Facha teve a primeira aula do curso “Reportagem em jornalismo esportivo”, ministrada pelos jornalistas Eric Faria e Cahê Mota. Realizada no auditório, a atividade contou com dicas práticas, bastidores de grandes coberturas e reflexões sobre os desafios da profissão.
Entre os temas debatidos pelos expositores, a criatividade foi um ponto relevante levantado durante a aula. Os jornalistas ressaltaram a importância de ser criativo e “pensar fora da caixa” na elaboração de uma boa reportagem. Eric Faria destaca essa necessidade, “quem faz uma reportagem de 10 minutos, faz um flash de 1 minuto”.

Embora reconheçam o papel fundamental da tecnologia na evolução e na disseminação das notícias, os tutores ainda apontam limitações no processo de apuração. “Hoje temos a limitação de contatos, mesmo com todos os avanços tecnológicos”, destacaram.
Eles também reforçaram a importância da escrita na construção de uma boa reportagem. “Precisamos escrever. Quem escreve bem, fala melhor”, afirmaram.
Ao abordarem os bastidores do jornalismo esportivo, os jornalistas Cahê Mota e Eric Faria destacaram os desafios da cobertura no meio do futebol. “Quem sabe cobrir o futebol, sabe cobrir qualquer outro esporte. Futebol e Fórmula 1 são meios bastante complexos. O futebol vai muito além dos 90 minutos — os bastidores são fundamentais”.

O ponto alto discutido na aula foi as oportunidades no ramo da comunicação. O surgimento de novos canais que vão muito além da TV aberta ficou evidenciado na Copa do Mundo de Clubes. Além disso, os instrutores relataram a mudança de perfil de profissionais na zona mista de um jogo, “hoje tudo é tratado como imprensa”.
Ao final do encontro, Cahê Mota e Eric Faria demonstraram surpresa e entusiasmo com o expressivo número de inscritos no curso, após uma manhã repleta de aprendizados e trocas de experiências. Para encerrar, uma novidade animou ainda mais os participantes, convidados especiais marcarão presença nas últimas aulas.
O próximo encontro será no sábado (02/07), das 9h às 14h, no auditório da FACHA. As inscrições ainda estão abertas e podem ser feitas pelo site da instituição
