A Arte dos Sons: saiba quem são os artistas mais ouvidos do Brasil 

Foto Capa: reprodução/TechTudo 

Por Letícia Costa 

Celebrado no dia 24 de agosto, conforme definido pela Fundação Nacional de Artes – Funarte, o Dia do Artista foi criado para representar e homenagear aqueles que se dedicam à arte e as suas variadas formas. A música, um dos 11 tipos de manifestações artísticas existentes, está presente no cotidiano de grande parte dos brasileiros, que sintonizam em diferentes plataformas de ‘streaming’ ou comunicação para desfrutar de um bom som. 

O Spotify, conhecido globalmente por ser a maior e mais completa plataforma de streaming de música, conta com mais de 263 milhões de assinantes, sendo 22% das assinaturas oriundas da América Latina, incluindo o Brasil. E os brasileiros não ficam para trás no quesito musical. Segundo uma pesquisa realizada pela Opinion Box, empresa de tecnologia especializada em pesquisa de mercado, quase 80% dos brasileiros ouvem músicas todos os dias, variando entre o dia todo (26%) até poucas vezes no dia (29%). 

E, decorrente da grande quantidade de ouvintes diários, os brasileiros definitivamente apresentam os seus artistas nacionais queridinhos, aqueles que compõem o atual Top 5 Artistas Brasileiros mais ouvidos no Spotify.  

São eles:  

5 – Filipe Ret  

(créditos: reprodução/Instagram)

Ex-aluno da FACHA, Filipe Ret é um dos nomes mais conhecidos da cena do rap nacional.  

Com rimas reflexivas e críticas que retratam a sociedade brasileira, atualmente o cantor conta com mais de 9,6 milhões de ouvintes mensais no Spotify.  

Seu mais recente lançamento, Nume – Epílogo, possui 8 músicas inéditas e ‘feats’ com artistas renomados do Hip-Hop brasileiro. O álbum amplia o universo que o artista começou a explorar no ano passado, com Nume, projeto que alcançou o top 5 global do Spotify na mesma semana do lançamento. 

Confira: https://open.spotify.com/intl-pt/album/4xFE545VDYSeK8mHiTpdC5?si=0MrC2FNfTMu6vIWgtmr9cA 

4 – Mc Ryan SP 

(créditos: reprodução/Instagram)

Um dos grandes fenômenos nacionais quando se trata de Funk, Mc Ryan SP é conhecido por suas músicas que alcançaram o pódio das paradas musicais no Brasil.  

Em agosto de 2022, o artista assinou contrato com a Warner Music Group, uma das maiores gravadoras musicais de todo o globo, sendo o primeiro funkeiro a realizar tal feito.  

Suas músicas mais conhecidas, Tubarão Te Amo e Let ‘s Go 4, já somam mais de 380 milhões de reproduções no Spotify, ultrapassando fronteiras e tornando-se sucesso mundo afora.  

Confira: https://open.spotify.com/playlist/37i9dQZF1DZ06evO4bQI7e?si=d63f2274a642417c 

3 – Marília Mendonça 

(créditos: reprodução/Instagram)

Conhecida como a Rainha da Sofrência, Marília Mendonça foi uma grande cantora e compositora brasileira.  

Eterna e principal líder do movimento musical e cultural feminejo – sertanejo por mulheres – a artista revolucionou o mundo da música sertaneja entre as décadas de 2010 e 2020 com seus versos sobre empoderamento feminino e valorização das mulheres.  

Suas músicas Supera, Como Faz Com Ela e Infiel foram grandes sucessos em diferentes plataformas de streaming e seguem presentes no cotidiano dos brasileiros. Marília Mendonça trouxe inovação e representação feminina para o sertanejo e seu legado na indústria musical brasileira é evidente e interminável. 

Confira: https://open.spotify.com/playlist/37i9dQZF1DXc5EXfkDXlmk?si=fe97cb885d594357 

2 – Grupo Menos É Mais 

(créditos: reprodução/YoutubeMusic)

Um dos maiores grupos de pagodes da atualidade, o Menos É Mais ficou famoso pelo seu vasto repertório musical que abraça regravações e músicas autorais.  

Fundado em 2016 pelos amigos Duzão, Gustavo Góes, Paulinho Félix e Ramon Alvarenga, o grupo é uma febre digital e musical e conta com mais de 17 milhões de seguidores no Spotify.  

Segundo ranking da Pró-Música, entidade que representa as principais produtoras fonográficas do Brasil, o Menos é Mais é responsável por superar o sertanejo no ranking das músicas mais reproduzidas diariamente no país. O primeiro lugar ficou para P do Pecado, parceria do grupo com a cantora Simone Mendes. A música possui mais de 10 milhões de reproduções semanais no Spotify e é um verdadeiro hit da nova era do pagode.  

Confira: https://open.spotify.com/intl-pt/track/7EknynLJTt9YMm1HL37s5D?si=4c61b5492c464d1a 

1- Henrique & Juliano 

(créditos: reprodução/Instagram)

Com a sua permanência no 1º lugar do pódio desde outubro de 2021, a dupla sertaneja Henrique & Juliano é um verdadeiro fenômeno na cena musical brasileira e um dos nomes mais fortes do sertanejo nacional. 

Os cantores são conhecidos por suas letras românticas e emotivas, que cativam o coração dos milhares de fãs no Brasil todo. De acordo com a lista da Billboard Artistas 25, os irmãos são os atuais artistas mais populares do país, somando mais de 30 milhões de seguidores em diferentes redes sociais.   

Em 2013, o lançamento de Não Tô Valendo Nada como parte do primeiro DVD da dupla, Ao Vivo em Palmas, alavancou o sucesso dos cantores. A música se tornou um grande hit naquele ano e um dos principais destaques na carreira da dupla. 

O último lançamento dos artistas, Manifesto Musical 2, possui 12 músicas inéditas e foi elaborado com o objetivo de repetir os recordes do primeiro projeto, Manifesto Musical, álbum que ficou mais tempo como o mais ouvido do país no Spotify em 2022. Foram 29 semanas consecutivas, finalizando o ano como o mais ouvido nas plataformas e rádios.  

Confira: https://open.spotify.com/intl-pt/album/3KWB57wZ3fZQLCr5jgbcbU?si=G5_e1c-zS42oM3qdmYnlDg 

Com esse Top 5 carregado de personalidade, é nítido que o brasileiro curte todo estilo de composição! Desde o rap ao sertanejo e do pagode até o funk, o que importa é ter um bom som para desfrutar e prestigiar aqueles que se dedicam a essa linda arte dos sons chamada música.  

Um comentário sobre “A Arte dos Sons: saiba quem são os artistas mais ouvidos do Brasil 

Deixe um comentário