Foto capa: Gaspar Nóbrega/CBG
Por Ryan Leal
Bárbara Domingos foi o destaque do Brasil no segundo dia do Mundial de Ginástica Rítmica de 2025. Escolhida como uma das duas atletas do país na disputa individual, a ginasta brasileira fez boa apresentação na fita e ficou na quinta colocação do grupo B, aguardando as apresentações restantes do dia para saber se estará na zona de classificação para a final do aparelho.

A brasileira iniciou o dia se apresentando nas maças, e teve a sua confiança abalada devido a dois erros que custaram descontos significativos na sua nota. Na série de fita, a ginasta se recuperou e levou a torcida brasileira a loucura se apresentando ao som de “Aquele Abraço”, canção de Gilberto Gil. Babi recebeu nota 27.200 e comemorou sua virada de chave após a apresentação, “hoje foi um dia de muita garra e determinação. A palavra que define é resiliência, porque foi difícil sair da maça, mas a virada de chave foi muito rápido. Foi um erro duro, mas consegui superá-lo, não é sobre como começa, mas sim como termina e terminou da melhor maneira possível”, disse Bárbara a reportagem.
Com a possibilidade de figurar entre as finalistas da disputa nas fitas, o que seria algo inédito na história do Brasil na modalidade, a atleta comentou sobre a expectativa de esperar o restante do dia para saber se estará na decisão, “vai ser agoniante, mas a gente sabe que fez a nossa parte ali dentro e o resultado é consequência”.

Nas finais por aparelhos, apenas as oito melhores notas se classificam para a final, que será no domingo (24/08). Após a apresentação das 24 atletas do grupo B, que subiram no tablado na manhã de quinta (21/08), mais 73 ginastas divididas em 3 grupos (A, C e D) também performarão até o final do dia. A lista com a classificação geral sairá por volta das 22h30, quando serão divulgadas as ginastas que irão para a decisão.
