Foto capa: Gaspar Nóbrega/FIG
Por Ryan Leal
Na quarta-feira (20/08), foi dada a largada para o Mundial de Ginástica Rítmica de 2025, realizado na Arena Carioca 1, no Rio de Janeiro. Em dia de apresentações individuais, o Brasil foi representado por Bárbara Domingos e Geovanna Santos na etapa classificatória das séries de bola e arco.
1ª rotação: bola

As brasileiras estavam no grupo B e se apresentaram na parte da tarde, com Geovanna Santos sendo a primeira brasileira a subir no tablado na apresentação com bola. A ginasta executou sua série ao som de “My Heart Will Go On”, de Celine Dion e recebeu nota 27.500. Com a pontuação, Jojo ficou em 10⁰ lugar, fora da zona de classificação para a final do aparelho.

Bárbara Domingos se apresentou logo em seguida, ao som da música “By My Side”, da banda INXS, na versão da cantora Bishop Briggs. A atleta de 25 anos terminou com nota 27.250 em 12⁰ lugar, também fora da zona de classificação das apresentações com bola.
2ª rotação: arco

Em sua segunda apresentação, Geovanna Santos retornou ao tablado para a série de arco e garantiu nota 28.400, também terminando em 10⁰, novamente fora da zona de classificação no aparelho, e fechando o dia com somatório de 55.900.

Na sequência, Bárbara Domingos finalizou o dia do Brasil na competição performando ao som de “Rei Leão”, conquistando a nota 28.350 e ficando na 11ª colocação do aparelho, também fora da zona de classificação, terminando com o somatório de 55.600.
Como fica?
As atletas retornam na quinta-feira (21) para as apresentações com fita e maças. O somatório das quatro apresentações ao fim do segundo dia da competição vai definir se as brasileiras estarão na final do individual geral. Na classificação geral do dia, Geovanna Santos ocupa a 10ª posição, enquanto Bárbara Domingos ocupa a 12ª posição. As melhores 18 notas se classificam para a final.
Formato da competição
A competição individual é disputada por 97 atletas, dividas em 4 grupos (3 com 24 e um com 25). As classificatórias são distribuídas nos dois primeiros dias, com dois aparelhos em cada um. O primeiro dia com arco e bola e o segundo com fita e maças. As oito melhores ginastas avançam à final por aparelhos e as 18 melhores vão para a final do individual geral.
A final do individual geral será na sexta-feira (22/08), já valendo medalha, enquanto as finais por aparelhos acontecem no domingo (24/08).
