Brasileiras se apresentam pela última vez na classificatória e miram final do individual geral no Mundial de Ginástica Rítmica

Foto capa: Gaspar Nóbrega/CBG

Por Ryan Leal

Na quinta-feira (21/08), o Brasil finalizou a etapa de apresentações individuais no Mundial de Ginástica Rítmica de 2025, realizado na Arena Carioca 1, no Rio de Janeiro. Pelo grupo B, as brasileiras Geovanna dos Santos e Bárbara Domingos retornaram ao tablado para as séries de fitas e maças e seguiram na briga pela classificação do individual geral.

3ª rotação – Maças

Geovanna Santos se apresentando nas maças. Foto:

Geovanna dos Santos abriu o dia de exibições na Arena Carioca 1 na apresentação de maças. A ginasta brasileira se apresentou ao som de “The Cad”, de Really Slow Motion e Giant Apes. Em uma série sem praticamente nenhum erro, a atleta conqusitou nota 27.600 e fez a festa da torcida brasileira presente na arena.

Logo em seguida, Bárbara Domingos se apresentou ao som de “Garota de Ipanema”, de Tom Jobim. A brasileira cometeu dois erros graves na sua exibição e ficou com a nota 25.150.

Bárbara Domingos na apresentação de maças. Foto: Ivan Carvalho/CBG

Logo em seguida, Bárbara Domingos se apresentou ao som de “Garota de Ipanema”, de Tom Jobim. A brasileira cometeu dois erros graves na sua exibição e ficou com a nota 25.150

4ª rotação – fitas

Geovanna Santos na série de fitas. Foto: Gaspar Nóbrega/CBG

Nas fitas, Geovanna Santos se apresentou pela última vez na fase classificatória individual ao som de “Tudo Bom”, de Static e Ben El. Em uma apresentação empolgante para a torcida, Jojô ficou com a nota 26.800. Juntando com suas notas do 1º dia, Geovanna fechou a 1ª fase com somatório total de 83.500 (descartando a avaliação da bola).

Bárbara Domingos se apresentando na fita. Foto: Ivan Carvalho/CBG

Bárbara Domingos fez sua exibição nas fitas logo em seguida ao som de “Aquele Abraço”, de Gilberto Gil, e também levou a torcida ao delírio com uma série quase perfeita que lhe rendeu a nota 27.200, a quinta maior do dia na rotação até então. Com a junção das notas do 1º dia da competição, Babi fecha a fase classificatória com somatório total de 82.800 (sem a nota das maças).

Como fica?

Torcida brasileira na Arena Carioca 1. Foto: Gaspar Nóbrega/CBG

As atletas brasileiras aguardam as apresentações restantes do dia para saberem se estarão entre as melhores 18 notas, que garantem a classificação para a final do individual geral, que será disputada na sexta (22/08). A classificação geral sairá no final do dia por volta das 22h30.

Com a nota de 27.200 na fita, Babi Domingos entrou na briga por uma vaga na final do aparelho. A brasileira aguarda as outras apresentações do dia para saber se disputará a final no domingo (24/08). Nas finais por aparelhos, são as oito melhores notas que se classificam.

Formato da competição

A competição individual é disputada por 97 atletas, dividas em 4 grupos (3 com 24 e um com 25). As classificatórias são distribuídas nos dois primeiros dias, com dois aparelhos em cada um. O primeiro dia com arco e bola e o segundo com fita e maças. As oito melhores ginastas avançam à final por aparelhos e as 18 melhores vão para a final do individual geral.

A final do individual geral será na sexta-feira (22/08), já valendo medalha, enquanto as finais por aparelhos acontecem no domingo (24/08).

Deixe um comentário