Foto capa: CBG
Por Ryan Leal
Bárbara Domingos se apresentou nesta sexta-feira (22/08) pela última vez no Mundial de Ginástica Rítmica de 2025, na Arena Carioca 1, no Rio de Janeiro. A brasileira subiu no tablado para a disputa da final do individual geral, que reuniu as 18 melhores ginastas da fase classificatória, realizada nos dois dias anteriores.
Representando o Brasil ao lado de Geovanna dos Santos, a paranaense de 25 anos se apresentou pelo grupo B, que é composto pelas atletas que ficaram de 10º a 18º na primeira fase da competição. Após se classificar para a final em 15º lugar, Babi teve o maior somatório de nota do grupo B na final, com 112.200, ao lado da búlgara Eva Brezalieva, que ficou em 1º lugar de acordo com os critérios de desempate.
Na decisão, Bárbara subiu ao palco da Arena Carioca quatro vezes, para apresentações de bola, maças, fita e arco. A sua exibição nas maças lhe renderam a maior nota do grupo B em um aparelho do dia, com 29.100. A finalista olímpica manteve a consistência nos outros aparelhos, tirando 27.250 na bola, 27.600 e 28.250 no arco.
Após o término das apresentações do grupo B, Babi ficou em 2º lugar na classificação geral, e aguarda o somatório das notas das nove ginastas do grupo A para saber a sua posição definitiva. A brasileira sonha com a possibilidade de figurar entre as 10 primeiras, o que seria inédito na sua carreira.
Bárbara entrou para a história da ginástica no Brasil ao ser a primeira atleta do país a disputar uma final olímpica modalidade, nos Jogos de Paris, em 2024. No Mundial de 2023, Babi ficou na 11ª posição, enquanto em 2021 terminou em 17º.
