Foto Capa: reprodução/fachahub
Por Anna Alves
Na última quarta-feira (13/08), a UNIFACHA recebeu o gerente de marketing do Clube de Regatas do Flamengo, Eduardo Quintes. A palestra aconteceu no auditório da faculdade, às 19h. Com o tema “Das salas de aula às salas de reunião”, Eduardo dividiu a apresentação em três partes: como chegar às salas de reunião (1); sportainment (2); e o mercado da bola (3).
No primeiro momento, Eduardo traçou sua carreira. Formado em Publicidade e Propaganda pela PUC-RJ, em 2010, ele começou a atuar profissionalmente ainda durante a graduação, como estagiário na própria instituição de ensino. Em pouco tempo, passou a ter contato direto com o mercado, trabalhando na produção de eventos da empresa Truque e, posteriormente, na comunicação interna da Neoenergia.
Em 2011, fez um intercâmbio para o Canadá. Durante a apresentação, ele ressaltou a importância de ter vivido esses ambientes para sua formação, contribuindo para o desenvolvimento da maturidade necessária para atuar no mercado, além do networking criado dentro e fora do Brasil.
No retorno ao Rio de Janeiro, Eduardo integrou a equipe da Rio de Negócios, onde atuou durante nove anos. Na empresa, trabalhou na cadeia produtiva de projetos de esporte e entretenimento e, mais alinhado profissionalmente, iniciou sua pós-graduação em Gestão de Negócios e Empreendedorismo.
Somente em 2021, Eduardo conquistou o atual cargo de gerente de marketing no Flamengo. No clube, começou gerenciando os patrocínios incentivados, passou a atuar no relacionamento B2B e, mais tarde, migrou para a área de produtos B2C, onde permanece até hoje.
Com quatro anos de atuação no clube, Eduardo se aprofundou no conceito de sportainment, que apresentou aos estudantes na segunda parte da palestra. Sportainment é um conceito que combina esporte e entretenimento, buscando criar experiências que vão além da prática esportiva, envolvendo o público em um ambiente de sociabilidade, networking, comunidade e lazer.
A aplicação dessa ideia permite que tanto o torcedor quanto quem apenas simpatiza com a modalidade se sinta confortável e integrado à ação. Dessa forma, a experiência completa incentiva o consumidor a retornar a esses ambientes.
Um exemplo que aplica este conceito é a competição Skate Total Urbe (STU). Por conta das ativações criativas, da presença de atletas renomados e da experiência imersiva oferecida ao público, o evento foi capaz de cativar diferentes perfis de espectadores e se tornar um sucesso. Neste ano, o STU, que antes acontecia somente no Brasil, acontece na Suécia.
Antes de encerrar a apresentação, Eduardo comentou sobre o mercado da bola, trazendo números comparativos da receita gerada pelo futebol nacional nas séries A e B do Campeonato Brasileiro. Os dados apresentados geraram reflexão entre os estudantes sobre o potencial econômico do esporte no país. Ele também abordou o programa de sócio-torcedor do Flamengo, destacando sua importância para a geração de receita e o fortalecimento do vínculo entre clube e torcedor.
Além de compartilhar conteúdos relevantes durante a palestra, Eduardo também deixou uma frase de reflexão que, segundo ele, carrega como princípio de vida: “Faça o que é certo, independentemente do que precise ser feito.” Ao término do evento, foi reservado um momento de troca com o público, que incluiu uma sessão de perguntas.
