Foto Capa:
Por João Pedro Pereira
Na segunda (18/08), a Facha teve a aula inédita de “Oficina de texto em reportagem esportiva”, orientada por Rafael Bizarelo e Luiz Gontijo no Centro de Produção e Pesquisa. O curso contou com dicas, instruções e serviu para alinhar a escrita dos alunos com os atuais modelos de redação dos grandes veículos.
Entre os temas debatidos na aula, a questão da leitura foi um dos fatores para justificar a dificuldade de muitos alunos em escrever. “Hoje, a leitura é fundamental para uma boa escrita. Temos notícias e textos curtos o tempo todo, mas precisamos do hábito da leitura”, disse Luiz Gontijo ao falar do assunto. Durante a aula, várias atividades foram realizadas com orientação dos jornalistas e ajudaram os estudantes a aperfeiçoar o texto.

Um ponto importante explicado durante a aula, foi a questão da criatividade ao escrever. O porquê de desenvolver aquela determinada notícia, além de ser objetivo no texto, “seja criativo na sua escrita, chame a atenção do leitor. Ninguém vai ficar lendo um texto de vários parágrafos”, abordou Rafael sobre a produção de textos.
Então, após uma breve explicação de como escrever os textos, além de orientações mais específicas e termos jornalísticos, os alunos foram incentivados a escrever de forma autoral uma matéria e apresentá-la para a turma. Em um período de 1 hora, prazo determinado, os alunos desenvolveram as notícias, guiadas pelos profissionais. No final, uma apresentação foi feita por cada aluno e em seguida os professores esmiuçaram os temas levantados nas exibições demonstradas, como: o uso adequado de aspas, a diagramação do texto, e outros termos técnicos.

A aula finalizou com o agradecimento dos formandos da FACHA e o networking entre os presentes na oficina. Os textos escritos foram enviados para os professores, e serão devolvidos com as correções necessárias. No final, todos os presentes receberam um certificado de conclusão, e assim mais um curso de extensão marcou presença na programação da faculdade.
