Shows do Mês: Confira os destaques de setembro no Rio 

Foto Capa: reprodução/Instagram

Por Arthur Líbero

1 – Maria Bethânia (06/09 a 21/09) 

(créditos: reprodução/Vivo Rio)

Uma das vozes mais importantes da música brasileira está comemorando 60 anos de carreira e decidiu fazer uma turnê para comemorar esse marco. Maria Bethânia, que está com 79 anos de idade, possui uma legião de fãs no Brasil e no mundo conquistados ao longo de seis décadas não somente como compositora, mas principalmente como intérprete. A artista possui uma personalidade marcante em cada interpretação que dá a letras que chegam em suas mãos escritas por nomes como Gilberto Gil, Dona Ivone Lara, Zeca Pagodinho, Milton Nascimento, Gonzaguinha, Belchior e até de seu irmão Caetano Veloso. 

Falando em Caetano, Bethânia fez, entre o final do ano passado e o início desse ano, uma turnê junto com seu irmão, percorrendo algumas das principais arenas e estádios do país. Uma das apresentações foi no reveillón da praia de Copacabana, no Rio de Janeiro. Na turnê, ela cantou músicas como “Brincar de Viver”, “Negue”, “Um Índio”, “As Canções Que Você Fez Pra Mim”, “Reconvexo” e muitas outras, além de uma homenagem à Mangueira, sua escola de samba do coração. Tudo isso deverá fazer parte dos shows de sua turnê de 60 anos, além de clássicos insuperáveis, como “Carcará” e “Fera Ferida”. 

Os shows vão acontecer nos dias 06, 07, 13, 14, 20 e 21 de setembro, no Vivo Rio, no Aterro do Flamengo. Aos sábados, os shows começam às 19h, e aos domingos às 18h. 

2 – Jacob Collier (10/09 e 11/09)  

(créditos: reprodução/Glow Pop Brasil)

Uma das atrações internacionais a pisar na cidade em setembro é o multi-instrumentista britânico Jacob Collier, que está trazendo a turnê de divulgação do seu álbum “Djesse Vol. 4”, lançado em 2024. O cantor já colaborou com nomes de peso, como SZA, John Mayer e Chris Martin e é conhecido por sua experimentação técnica e energia que contagiam seu público. 

Além das canções do novo disco, seus shows no Rio também devem contar com músicas de outros álbuns que também são aguardadas pelos fãs, como “All I Need”, “Time Alone With You” e “Here Comes The Sun”.  

O primeiro show vai acontecer no dia 10 de setembro, no Vivo Rio, no Aterro do Flamengo, às 21h. Já o segundo show vai acontecer no Blue Note Rio, em Copacabana, e terá duas sessões: a primeira às 20h, e a segunda às 22h30.  

3 – Criolo (12/09) 

(créditos: reprodução/Billboard)

Quem está trazendo uma turnê comemorativa para o Rio de Janeiro é o rapper Criolo, que está comemorando seus 50 anos de vida nos palcos e também fora deles. “Criolo 50” é o nome do projeto que inclui um álbum inédito com Dino D’Santiago e Amaro Freitas, e um livro escrito em coautoria com sua mãe, Maria Vilani, e um show inédito que vai passar por 12 entre as principais cidades do Brasil. 

Acompanhado por Ed Trombone, DJ DanDan, Xeina Barros, Ricardo Rabelo, Bruno Buarque, Gustavo Sousa e Bira Sax, Criolo entrega um repertório que passeia por sucessos de todos os seus álbuns. A expectativa é de que a apresentação misture o rap com gêneros que sempre foram suas referências, como samba, MPB, reggae e outros, valorizando os clássicos da música brasileira e fazendo a mistura que o próprio artista sempre fez em cima do palco.  

O show vai acontecer na sexta-feira, dia 12 de setembro, às 20h, no Circo Voador, nos Arcos da Lapa.  

4- Esperanza Spalding (18/09) 

(créditos: reprodução/NPR)

Esperanza Spalding é considerada uma das artistas mais talentosas do jazz contemporâneo. Sua obra transita também entre a música clássica e o soul. Ela está sempre em busca de novos sons. Uma de suas parcerias, inclusive, é com Milton Nascimento. Em 2010, ele participou de sua canção, “Apple Blossom” e, 14 anos depois, em 2024, os dois lançaram a parceria “Milton + Esperanza”, um álbum inédito que foi indicado ao Grammy.  

A parceria com Milton é mais uma prova de que sua paixão pela música brasileira é um elemento marcante. Em seus shows, a artista canta em português, além de frequentemente integrar elementos da cultura brasileira em suas performances. Possivelmente, seus fãs poderão vê-la interpretando alguma canção em português ou alguma música brasileira.  

5- Biquini + Big Mountain (20/09) 

(créditos: reprodução/TicketmasterBrasil)

As bandas Biquini e Big Mountain possuem o mesmo público já que transitam por um gênero musical parecido e fizeram sucesso na mesma geração. Por isso, as duas bandas se apresentarão na mesma noite no Rio. Cada banda apresentará seu show completo, com os maiores sucessos que marcaram gerações, desde rock brasileiro potente de “Tédio” e “Zé Ninguém” até o reggae romântico de “Baby, I Love Your Way” e “Let’s Stay Together”. 

Mas o ponto alto da noite será a estreia ao vivo da nova versão de “Vento Ventania”, regravada em colaboração entre os dois grupos. A clássica canção do Biquini ganha agora versões em inglês e arranjos inéditos, numa fusão vibrante entre a alma brasileira e a sonoridade californiana. Ainda não é certo, mas os integrantes das duas bandas devem se reunir para se apresentarem juntos no palco.   

O show vai acontecer no sábado, dia 20 de setembro, às 21h30, no Qualistage, no shopping Via Parque, na Barra da Tijuca. 

6 – Doce Maravilha (26/09, 27/09 e 28/09) 

(créditos: reprodução/DoceMaravilha)

Um dos festivais que mais vêm ganhando força na cidade está de volta. O Doce Maravilha promete reunir milhares de amantes da MPB ao longo do evento que, pela primeira vez, acontecerá em três dias. A primeira edição do evento aconteceu em 2023 e tem a ideia de reunir artistas diferentes para apresentações inéditas. Já aconteceram shows como Gilberto Gil e Baianasystem, Anavitória e Samuel Rosa além de Maria Bethânia e Xande de Pilares. 

Em 2025, o público vai conferir diferentes apresentações com shows comemorativos e parcerias inéditas, como o show de Zeca Pagodinho, que vai convidar Alcione e Martinho da Vila, além de Ney Matogrosso convidando ninguém menos que Marisa Monte. Já Liniker vai celebrar 1 ano de lançamento de seu álbum “CAJU” com Lulu Santos, BaianaSystem, Melly, Priscila Senna, Amaro Freitas e Pabllo Vittar. Para as crianças, vai ter show de Adriana Partimpim (o projeto infantil de Adriana Calcanhotto), e muito mais. 

A programação completa está disponível no site oficial do evento.  

7 – Pablo (27/09) 

(créditos: reprodução/BillboardBrasil)

Em setembro Pablo escolheu comemorar duas décadas de carreira no Rio de Janeiro com um show inédito em formato de festa. O espetáculo celebra os grandes momentos da trajetória do artista, trazendo exatamente os sucessos presentes na gravação “Pablo 20 Anos”, são eles: “Mega-Sena”, “Tomara”, “Porque Homem Não Chora”, “Deixa de Caô”, “A Casa ao Lado” e “Ao Sabor do Vento”. 

O convidado para abrir a festa foi Xand Avião, que esteve no Rio no início do ano durante a festa de réveillon, em Copacabana. Os dois artistas simbolizam um novo direcionamento do forró. Pablo é um dos fundadores do gênero conhecido como “arrocha” e ambos os cantores são nomes proeminentes na música nordestina. 

O evento acontece no sábado, dia 27 de setembro, a partir das 16h, na Cidade das Artes, na Barra da Tijuca. 

8 – 40 Fingers (27/09) 

(créditos: reprodução/Tenho Mais Discos Que Amigos)

Depois de muitos anos de espera, o público brasileiro poderá finalmente assistir uma apresentação do quarteto italiano 40 Fingers ao vivo. Eles conquistaram os corações do público ao redor do mundo graças às suas surpreendentes releituras de clássicos do rock, hits do pop e trilhas inesquecíveis de filmes e séries apenas com quatro violões.  

No palco, eles surpreendem, pois os quatro instrumentos vibram em perfeita harmonia. Eles se formaram em 2018 por Matteo Brenci, Emanuelle Grafitti, Enrico Maria Milanesi e Andrea Vittori. Atualmente, vêm ganhando destaque global, ultrapassando a impressionante marca de 350 milhões de visualizações nas redes sociais e alcançando reconhecimento internacional. 

A primeira apresentação no Brasil vai acontecer no sábado, dia 27 de setembro, às 20 horas, no Theatro Municipal do Rio, no centro da cidade. 

9- Black Alien (27/09) 

(créditos: reprodução/Jornal do Rap)

Quem também se apresenta em setembro é o rapper Black Alien, que vai comemorar os 20 anos do álbum “Babylon By Gus – Vol. 1: O Ano do Macaco”. Considerado uma obra-prima da música nacional, o disco revolucionou a cena com sua fusão ousada de rap, reggae, funk e jazz, além de letras marcantes, poéticas e afiadas, características que consagraram Black Alien como um dos artistas mais autênticos e visionários do país. 

Na apresentação para celebrar esse marco, o público será levado por uma verdadeira viagem sonora, com performances de faixas icônicas como “Na Segunda Vinda”, “From Hell do Céu”, “Caminhos do Destino”, “Como Eu Te Quero” e muitos outros clássicos que moldaram gerações. 

A apresentação acontece no sábado, dia 27 de setembro, às 21h, na Fundição Progresso, na Lapa. 

10 – Pagode do Pericão (28/09) 

(créditos: reprodução/Portal Sucesso)

Para quem gosta de curtir um pagode no domingo à tarde, Péricles agora promove seu próprio encontro junto de seus fãs. Embalando na moda das grandes “festas”, como a Tardezinha, de Thiaguinho e o Numanice de Ludmilla, Péricles traz a turnê “Pagode do Pericão”, que está rodando o Brasil e, agora, vai desembarcar no Rio de Janeiro. 

O show vai contar com a apresentação do artista interpretando suas próprias canções além de clássicos de outros compositores. Os convidados especiais serão Thiaguinho e Ferrugem que vão reforçar o repertório da festa. 

O evento vai acontecer no domingo, dia 28 de setembro, no Riocentro, na Barra da Tijuca. A abertura dos portões está prevista para as 14h.  

Deixe um comentário