Foto Capa: reprodução/Pinterest
Por Letícia Costa
No dia 9 de setembro é celebrado o Dia da Velocidade, e um esporte que está constantemente ligado a essa grandeza física é a corrida.
A prática desse esporte nunca esteve tão em alta como na atualidade e a prova disso é simples, basta apenas abrir as redes sociais numa manhã de domingo para ver fotos e vídeos de um amigo correndo.
Segundo o site Corridas pelo Brasil, estão previstas para os últimos quatros meses deste ano cerca de 2.850 corridas, número relativamente alto comparado aos demais esportes tradicionais.
Após a pandemia da Covid-19, o termo Running Era (ou Era da Corrida) começou a circular em toda a internet e a prática da corrida ganhou ainda mais força.
Com academias fechadas e esportes coletivos suspensos, correr ao ar livre foi uma das poucas soluções encontradas para se manter ativo durante o longo período de isolamento.
Mas afinal, o que realmente faz da corrida a atividade física do momento?
Um dos fatores que explica o grande sucesso do esporte é a sua praticidade. A corrida não exige um equipamento específico, muito menos um horário marcado. Basta apenas um par de tênis e muita disposição.
Porém, existe algo além de apenas colocar o tênis e sair correndo pelas ruas. Em um mundo constantemente conectado, as pessoas têm buscado pela calmaria e procurado formas de ‘desacelerar’ cada vez mais.
Encontrar essa quietude na corrida parece e é um pouco contraditório, já que é um esporte que trabalha a velocidade e o movimento. No entanto, quem corre fala sobre a sensação de liberdade e o desligamento com o mundo afora.
O impacto das redes sociais
As redes sociais têm o poder de influenciar diversas pessoas a seguirem as tendências atuais, e com a corrida não foi diferente.
No TikTok e Instagram existem milhares de contas dedicadas à produção de conteúdo sobre corrida, mostrando desde dicas de treino até sugestões de alimentação, roupas e tênis, por exemplo.
A existência de páginas como essas gera curiosidade no público-alvo. Uma comunidade com o mesmo interesse se forma e aqueles que nunca sequer cogitaram em correr começam a pensar sobre porque veem outras pessoas praticando o esporte.
Hype ou saúde?
O hype aparenta ser o fator principal para a personal trainer e nutricionista, Michella Nunes, segundo ela, “a corrida claramente virou uma modinha por conta das redes sociais, mas ainda assim acaba sendo muito benéfica para a saúde. A influência das mídias incentiva as pessoas a terem um estilo de vida saudável. A atividade física nunca será um ponto negativo na vida das pessoas”.
Correr traz benefícios que vão muito além da estética. O esporte fortalece o sistema cardiovascular e pulmonar, os músculos e promove o aumento do condicionamento físico. A corrida também contribui na melhora da cognição, estimulando a memória e a concentração.
Do ponto de vista da saúde mental, o esporte proporciona um impacto igualmente relevante. Durante a prática, ocorre a liberação de neurotransmissores como serotonina e endorfina, substâncias químicas responsáveis por promover sensações de relaxamento e felicidade. Correr também é um grande aliado no combate ao estresse, a ansiedade e a depressão.
A prática regular do esporte colabora com o aumento da autoestima e da autoconfiança. Ao término de um simples treino ou maratona, um sentimento de capacidade surge através da superação de um desafio que se montava como impossível.
A corrida é uma verdadeira válvula de escape e grande companheira do bem-estar mental.
Conexão e pertencimento
A corrida se transformou em um elo social. Com o crescimento da comunidade, o surgimento dos grupos de corrida ajuda a fortalecer as conexões entre os corredores e motiva ainda mais aqueles que são iniciantes.
O esporte, antes taxado como uma atividade solitária, tornou-se um espaço de troca de experiências, encorajamento coletivo e inclusão. Compartilhar trajetos, dicas e até dificuldades agora também é uma parte essencial da experiência. “A corrida é algo muito positivo, principalmente para essa nova geração que está chegando agora no esporte. Os jovens estão tendo uma grande influência dos treinadores e grupos de corrida. É uma tendência que definitivamente irá continuar”, acrescentou Michella.
A corrida é um fenômeno que une e inspira pessoas de todas as idades e sua popularidade cresce ainda mais a cada dia. É um verdadeiro movimento de comunidade, saúde e superação.
