Dia Nacional da Televisão: o meio que atravessa gerações 

Foto capa: Reprodução/ Facebook

Por Luísa Bacelar

Comemorado no dia 18 de setembro, o Dia Nacional da Televisão celebra a importância do veículo que transformou, e ainda transforma, a forma de informar, entreter e conectar pessoas. A TV brasileira nasceu em 1950, com a inauguração da TV Tupi, em São Paulo, e a data foi oficializada em 2009 pela Lei n° 10.255, sancionada pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso. Desde seus primeiros passos, a televisão se consolidou como parte fundamental da cultura nacional, marcada por coberturas jornalísticas históricas, transmissões esportivas inesquecíveis, novelas, programas e figuras marcantes que ajudaram a escrever essa história. 

A data também é uma oportunidade para refletir sobre a influência de grandes nomes que se tornaram referência tanto para novos profissionais, quanto para o público e como o meio televisivo vêm evoluindo. Hebe Camargo, presente na primeira transmissão da TV Tupi, a convite de Assis Chateaubriand, conquistou a audiência com sua simpatia e força, tornando-se uma das mulheres mais influentes da história da televisão brasileira até os dias de hoje. José Abelardo Barbosa, o famoso Chacrinha, marcou gerações com seu estilo irreverente e bordões inesquecíveis, revolucionando o cenário do entretenimento e a forma de se comunicar com a plateia em programas de auditório. Já Silvio Santos, com sua trajetória de apresentador e empresário, construiu a rede SBT e se consolidou como uma das figuras mais importantes da TV nacional.

Foto: Rádio Educadora 90.3 FM

No jornalismo, grandes nomes também se destacaram. Assis Chateaubriand e Roberto Marinho foram fundamentais para a comunicação no Brasil, construindo as bases da televisão nacional. Jornalistas como Cid Moreira, que deixou sua marca com sua voz inesquecível nos telejornais, e Glória Maria, que se destacou por reportagens inovadoras e inéditas, consolidando-se como uma das mulheres mais importantes do jornalismo televisivo, abriram caminhos para profissionais de hoje, como William Bonner, César Tralli, Sandra Annenberg, Vera Magalhães, Renata Vasconcellos, Márcio Gomes e muitos outros. 

A influência da televisão nas novas gerações 

A cada ano, a televisão se reinventa, representando informação, cultura, memória e identidade. Novelas e produções estão voltando a conquistar jovens e adultos, mesmo com o avanço dos streamings e outras plataformas digitais. O jornalismo, por sua vez, segue informando com credibilidade, especialmente em um período marcado pelas redes sociais e pelo combate às Fake News. 

O que fazer para comemorar a data? 

Pensando nisso, o Em Todo Lugar separou uma lista de documentários e programas para conhecer um pouco mais sobre a televisão brasileira e quem fez parte dessa história.  

  • TELE VISÃO – 70 anos da TV Brasileira (2020) 

Disponível no Globoplay, o documentário relembra, de forma leve e bem-humorada, sete décadas de história da televisão brasileira em 70 episódios de 1 minuto pela apresentadora Cecília Ribeiro. 

  • Os Campeões de Audiência (2020) 

Disponível no canal do Youtube da TV Cultura, o especial da TV Cultura comemora os 70 anos da televisão brasileira por meio de entrevistas com grandes personalidades do meio da comunicação como jornalistas, apresentadores, atores e empresários da área. 

  • Recordar é TV (2017) 

Disponível na TV Brasil, o programa apresenta conteúdos marcantes e importantes da televisão brasileira com registros feitos na época da TVE do Rio de Janeiro.  

  • Globo Repórter – 60 anos da TV Globo (2025) 

Também disponível no Globoplay, o episódio especial do “Globo Repórter” celebra os 60 anos da TV Globo, relembrando a trajetória do programa e o impacto na televisão brasileira. 

  • Boni e a TV no Brasil (2020) 

Disponível no canal do Youtube da TV Cultura, o documentário foi produzido pela TV Vanguarda e homenageia Boni, um dos maiores ícones da TV brasileira. 

  • Hebe, Um Brinde à Vida (2022) 

Dirigido por Carolina Kotscho e disponível no Globoplay, a série documental retrata a vida e carreira de Hebe Camargo e explora sua trajetória pessoal e profissional.  

  • Chacrinha – Eu Vim para Confundir e Não para Explicar (2021) 

O documentário homenageia Abelardo Barbosa, o Chacrinha, que revolucionou a televisão brasileira com seu estilo irreverente e seu legado através de depoimentos e imagens que mostram o por trás das câmeras. Disponível no Youtube. 

  • Silvio Santos: Vale Mais do que Dinheiro (2024) 

Disponível no +SBT, esse é considerado o documentário mais completo sobre a história e trajetória de Silvio Santos, de sua infância até se tornar um dos maiores comunicadores da televisão brasileira. 

Deixe um comentário