Tijuca vence o Fluminense na estreia do Carioca Feminino de Vôlei

Foto capa: Luna Cofré

Por Ryan Leal

Pelo jogo de estreia do Campeonato Carioca de Vôlei Feminino de 2025, Tijuca e Fluminense se enfrentaram no Tijuca Tênis Clube, no Rio de Janeiro, nesta segunda-feira (29). As donas da casa venceram por 3 sets a 2 (parciais 25×20, 25×18, 20×25, 20×25 e 15×13), com destaque para a atuação de Ariele, que estava sem jogar há 3 anos e foi a maior pontuadora da partida, com 28 pontos.

1° set

Equipe do Tijuca vibrando. Foto: Thiago Mendes

A partida começou marcada pelo equilíbrio nos primeiros 14 pontos em disputa, com as duas equipes alternando pontos contando com o brilho de Ivna para o Tijuca e Ariane para o Fluminense. Com 7 a 7 no placar, o Flu abriu uma vantagem de 2 pontos com Lara e Valdez e manteve essa vantagem até os 13 a 11, quando o Tijuca iniciou sua reação rumo a virada, fazendo 18 a 14 com pontos de Ariele, Paula Mohr e Rebeca atacando pelos lados do ataque. O Fluminense chegou a emendar uma sequência de 3 bloqueios consecutivos com Lara e Valdez, mas o Tijuca retomou o controle da partida e encaminhou a vitória do 1° set com pontos de Ivna e Maria Clara, sendo um deles de saque da camisa 3, fechando a 1ª parcial em 25 a 20.

2⁰ set

Ariele comemorando ponto. Foto: Thiago Mendes

Ao contrário da primeira série, logo de cara o Tijuca abriu a dianteira no 2° set, com uma parcial de 5 a 1 para cima do Fluminense, que buscou o empate com pontos de Lays, Ariane e Valdez, fazendo 7 a 7. Confundindo o Fluminense nas viradas de bola, o Tijuca retomou a vantagem do placar com Paula Mohr, Maria Clara e Ivna, fazendo 10 a 7 para as mandantes. A partir de então, o Tijuca abriu uma larga vantagem de 8 pontos com o brilho de Ariele e Rebeca, que fizeram vários pontos em sequência explorando as extremidades da quadra e fazendo uma parcial de 20 a 12. O Fluminense tentou reagir com Amanda e Carol Grossi, mas não foi suficiente e o 2° set terminou com vitória de 25 a 18 para o Tijuca.

3° set

Time do Fluminense comemorando ponto. Foto: Luna Cofré

No 3° set, novamente um equilíbrio na primeira parte da disputa, com as duas equipes chegando a parcial de 12 a 12 com Ariele mais uma vez se destacando pelas donas da casa e Ariane desequilibrando para as tricolores. Com a entrada de Vanessa Janke, o Fluminense conseguiu impedir o êxito dos ataques de Ariele e tomou a dianteira no placar chegando a abrir quatro pontos de vantagem com o placar de 20 a 16. Após pontuar com Valdez e Vanessa, as visitantes garantiram a vitória do set após um ataque para fora de Ariele e fecharam a parcial em 25 a 20.

4° set

Valdez (9) comemora ponto com Marcelle (2).Foto: Luna Cofré

O 4° set se iniciou com o Tijuca abrindo uma vantagem de 4 pontos, chegando a estar vencendo por 6 a 2 no início da parcial. Na sequência, o Fluminense se recuperou com pontos de Valdez e Lays e chegou ao empate em 7 a 7, mantendo a partida em equilíbrio até o empate em 12 a 12 até o time das Laranjeiras abrir cinco pontos e ficar com a parcial de 18 a 13 a seu favor, com destaque para os bloqueios de Lara, que foi uma pedra no sapato dos ataques do Tijuca durante o 4° set. Com a vantagem na parte final do set, o Fluminense buscou apenas administrar o resultado já visando o 5° set e contou com o brilho de Valdez, Lara e Lays para fechar a parcial em 25 a 20.

5° set

Ariele, maior ponturadora da partida com 28 pontos. Foto: Thiago Mendes

Em 5° set disputado do início ao fim com as equipes lutando ponto a ponto, o Tijuca levou a melhor aproveitando as investidas de Ariele e Maria Clara dessa vez atacando por dentro da quadra para fugir dos bloqueios de Lara e Vanessa nas pontas. Com 14 a 13 a favor, Rebeca fez o ponto da partida e encerrou o jogo com a parcial de 15 a 13.

Como fica?

Foto: Luna Cofré

Como o resultado, o Tijuca larga na frente no Carioca de Vôlei Feminino de 2025, com 2 pontos, enquanto o Fluminense fica na 2ª posição, com um ponto. A outra equipe da competição é o Flamengo, que ainda não estreou.

O Tijuca volta a quadra na próxima quarta-feira (01/10), às 20h, em duelo contra o Flamengo, no Tijuca Tênis Clube (o mando será do Flamengo). No mesmo local, o Fluminense retorna a quadra na sexta-feira (03/10), às 20h, também contra o Flamengo.

Deixe um comentário