Foto capa: Carolina Scotton
Por Bárbara Ballerini
Flamengo e Barueri se enfrentaram no Tijuca Tênis Clube nesta segunda-feira (20/10) pelo jogo de estreia da primeira fase da Superliga Feminina de Vôlei de 2025. A equipe carioca começou com um bom start no campeonato, vencendo a partida por 3 sets a 0 (parciais 25-12, 25-19 e 26-24), com destaque na atuação de Simone Lee, sendo a maior pontuadora do jogo, marcando 24 pontos. Os dois times entraram com desfalques importantes. No Paulistano Barueri, a oposta Jheovanna foi uma baixa na equipe, enquanto o Sesc Flamengo contava com a ausência da central Juju na estreia da Superliga.
1º set

O primeiro set inicia sem o desafio por conta de problemas técnicos, o que perdura até o meio do segundo set. O Paulistano Barueri, que abriu a pontuação, não consegue manter a constância de pontos e logo no início leva uma virada do Sesc Flamengo, que abriu uma vantagem de 7 a 4 no placar. O set é marcado pelo volume desproporcional de pontos vindos do Sesc Flamengo, que conta com Simone Lee e Masa Kirov atuando de maneira pontual nos ataques e bloqueios. Aline Segato foi a jogadora com mais pontos marcados para o Barueri, enquanto as centrais Lana e Luiza não conseguiram destaque suficiente na pontuação. O Sesc Flamengo terminou o set com uma vantagem de 13 pontos à frente do adversário, obtendo uma diferença de 14 a 9 em pontos só de ataque.
2º set

Assim como no 1º set, o Barueri abriu a pontuação, porém conseguiu engatar uma vantagem no início de 4 a 2 em cima do Flamengo. A demora na volta do desafio na partida incomoda o técnico Wagão, que reclama da má funcionalidade do recurso esportivo. Aline Segato se destacou como a maior pontuadora com 5 pontos logo de início e trouxe mais equilíbrio para a partida. O segundo set ficou marcado pela longa duração de um rali histórico de 1 minuto e 37 segundos que terminou com ponto para a equipe do Sesc Flamengo, marcado por Simone Lee, que empatou o set levando o time a marcar 11 a 11 e voltou a ser a maior pontuadora da partida com 9 pontos. A virada do Sesc Flamengo vem com uma vantagem de 4 pontos, marcando 19 a 15 com diagonais certeiras da maior pontuadora da partida. Mesmo o Barueri tendo mantido um equilíbrio maior do que anteriormente, o Sesc Flamengo terminou o segundo set com vitória de 25 a 19 pontos.
3º set

O 3º set é marcado pela paridade entre as equipes. O Paulistano Barueri abriu boas vantagens contra o Sesc Flamengo e manteve a disputa de pontos no set acirrada, o empate veio com 8 pontos de ambos os times, porém nesta fase da partida o Sesc Flamengo não conseguiu abrir grandes vantagens sobre o adversário, Sabrina Groth e Luzia marcam pontos de bloqueio que dificultaram o andamento das vantagens do time carioca. A pontuação do terceiro set tem andamento de forma bem justa para os dois lados e, apesar do Paulistano Barueri ter feito a melhor participação da partida, não conseguiu levar a vitória e novamente o seu Flamengo leva o set com 26 a 24 pontos.
Como fica?

Com o resultado, o Sesc Flamengo abre a primeira fase da Superliga Feminina com 3 pontos, enquanto o Paulistano Barueri inicia a competição sem pontuar.
Próximas partidas
O Sesc Flamengo volta às quadras no dia 31 no Maracanãzinho contra o time mineiro do Praia Clube às 21h. O Paulistano Barueri enfrenta o Minas em São Paulo às 18:30h no Ginásio Antonio Prado Junior.
