Foto capa: CBG
Por Ryan Leal
A equipe feminina do Brasil fará a sua estreia no Mundial de Ginástica Artística de 2025 nesta terça-feira (21/10), às 6h30 (de Brasília), pela subdivisão 8 da fase classificatória da competição. As apresentações serão na Indonesia Arena, em Jacarta.
Após bons resultados no Mundial de 2023 e nas Olimpíadas de 2024, o time feminino do Brasil chega repaginado para a disputa na Indonésia. Sem Rebeca Andrade, que passa por ano sabático, Jade Barbosa, grávida, e Lorrane Oliveira, com questões físicas, apenas Flávia Saraiva e Júlia Soares são as remanescentes do quinteto que conquistou as medalhas de prata por equipes no Mundial e bronze por equipes nos Jogos Olímpicos. Sophia Wiesberg e Julia Coutinho são os nomes que completam o time brasileiro nesta edição.

Como ocorre tradicionalmente no ano pós-olímpico, esta edição não terá a disputa por equipes. As atletas brasileiras se apresentarão nas barras assimétricas, trave, solo e salto, ficando de fora da disputa do individual geral por opção do coordenador técnico Francisco Porath, que quis apostar todas as fichas nas disputas por aparelho.
Escalação da equipe feminina do Brasil para o Mundial de 2025
Salto: Sophia Weisberg
Barras assimétricas: Sophia Weisberg e Júlia Coutinho
Trave: Flávia Saraiva, Júlia Soares e Sophia Weisberg
Solo: Flávia Saraiva, Júlia Soares e Júlia Coutinho

Principal esperança de medalha do Brasil, Flávia Saraiva chega ao seu sexto Mundial como a atleta mais experiente do país e com a responsabilidade de liderar o time brasileiro. Além das medalhas por equipes em 2023 e 2024, a ginasta de 26 anos foi bronze no solo no último Mundial, ficando atrás apenas de Simone Biles e Rebeca Andrade. Nesta edição, Flavinha competirá na trave e no solo, como forte candidata ao pódio no primeiro aparelho.
Na disputa por aparelhos, as oito melhores notas da fase classificatória se classificam para a final. A transmissão da 1ª fase será feita pela Eurovision Sport (streaming grátis).
