Com grande atuação dos armadores, Flamengo atropela o Fortaleza no NBB

Foto capa: Paula Reis/Flamengo

Por João Gabriel Vasconcellos

Embalados pelas vitórias em suas suas duas primeiras partidas, Flamengo e Fortaleza Basquete Cearense se enfrentaram na noite desta quinta-feira (23/10), no Ginásio do Maracanãzinho, pela segunda rodada Novo Basquete Brasil 2025/2026. No embate entre dois dos melhores times desse início de NBB, a eficiência ofensiva e os rebotes foram os pontos chaves do jogo. Após uma primeira etapa disputada, o Flamengo calibrou a mão e foi mais forte nos rebotes, sobretudos defensivos, na segunda etapa. Com 19 pontos de diferença, o Orgulho da Nação passou dos 100 pontos mais uma vez e venceu a terceira no NBB por 102-79. Dee Bost foi figura central na partida. com 22 pontos, o armador saiu do banco para ser o cestinha da partida. Contudo o grande destaque do rubro-negro foi Alexey Borges. Com 18 pontos, 7 rebotes e 6 assistências, o armador liderou a equipe mais uma vez e segue mostrando o alto nível apresentado desde o início de sua passagem pelo Flamengo.

1° quarto

Michael Dupree e Jelena Todorovic (Foto: Paula Reis/Flamengo)

Disperso no início, o Flamengo viu seu adversário muito aplicado na defesa e com a mão calibrada no início, se destacando na transição, nos rebotes ofensivos e no trabalho de garrafão. A equpe rubro-negra abusou dos erros ofensivos e viu o Fortaleza chegar a abrir 9 pontos de vantagem. A boa entrada do armador estadunidense Dee Bost ajudou o Orgulho da Nação a diminuir a vantagem, mas não a sair vencedor do quarto: 25-19 para os visitantes. Destaque para Michael Dupree. O armador estadunidense anotou 8 pontos e deu duas assistências.

2° quarto

Dee Bost (Foto: Paula Reis/Flamengo)

O segundo quarto começou com um Flamengo acelerando mais as jogadas e apostando na “trocação” para igualar o jogo. Dee Bost deu sequência a boa atuação e pontuou bastante, sobretudo do perímetro, onde teve 42,9% de eficiência. Do perímetro também vieram as duas cestas de Kayo Gonçalves que fizeram o rubro-negro empatar e até ficar na frente do placar. Apesar disso, os rebotes seguiram sendo o grande diferencial do Fortaleza na partida, foram 11, sendo esses 6 ofensivos – o dobro do Flamengo, que teve apenas 3. Apesar da vitória rubro-negra no quarto por 22-18, o “Carcalaion” foi para o intervalo vencendo a partida por 43-41. Com 9 pontos, uma assistência e 3 bolas de três, o armador Dee Bost foi o destaque.

3° quarto

Alex Negrete (Foto: Paula Reis/Flamengo)

Se os rebotes eram um problema até aqui, o terceiro quarto veio para resolver essa questão. O Flamengo pegou 9, sendo 8 deles defensivos. Com maior aplicação na defesa, a dulpa titular de armadores Alexey Borges e Alex Negrete entrou no jogo e começou a pontuar. Destaque do quarto, o ala-armador argentino marcou 10 pontos, pegou 2 rebotes e deu uma assistência. Já Alexey marcou 8 pontos e pegou 4 rebotes, mas a eficiência chamou a atenção: 100% de aproveitamento para o armador. Mais assertivo nos dois lados da quadra, o Flamengo venceu o quarto por 20 pontos de diferença, 33-13 e, com 19 pontos de frente, aplicou a maior diferença da partida no placar total, 74-56.

4° quarto

Alexey Borges (Foto: Paula Reis/Famengo)

Precisando buscar a reação, o Fortaleza Basquete Cearense foi para cima nos primeiros minutos do último quarto e chegou a cortar a desvantagem para 11 pontos. Quando o jogo parecia querer ganhar emoção, duas bolas de três seguidas do Flamengo mataram de vez a partida. Dee Bost entrou bem mais uma vez, mas Alexey foi o destaque do quarto. 5 pontos, 3 rebotes e 4 assistências para o camisa 47. No jogo coletivo, o número de rebotes foi mais uma vez importante para decidir o jogo. Foram 9 para o Flamengo, sendo 7 defensivos. No placar parcial, 28-17 para o Flamengo e mais uma vitória garantida.

Como fica?

Foto: Paula Reis/Flamengo

Com a terceira vitória em três jogos nesta edição do NBB, o Flamengo se manteve na segunda colocação na tabela da fase regular pelo saldo de pontos. Agora, a equipe de Sergio “Oveja” Hernandez viaja para o interior de São Paulo, onde visita o São José no Ginásio Linneu de Moura na próxima quarta-feira (29/10), às 19:30 da noite. A FlamengoTV transmite a partida, válida pela terceira rodada.

Deixe um comentário