Osasco sofre, mas vence o Tijuca em sua estreia na Superliga 2025/26

Foto capa: Thiago Mendes

Por Victor Busch

No Tijuca Tênis Clube pela 1ª rodada da Superliga 2025/26, o atual campeão Osasco começou a busca pelo bicampeonato com vitória sobre o estreante Tijuca por 3 a 2 (parciais de 24-26, 25-17, 25-16, 22-25 e 15-9) nesta quarta-feira (22/10). A oposta argentina Bianca Cugno, foi eleita a melhor jogadora e a maior pontuadora da partida, com 37 pontos. Já o destaque do Tijuca foi a ponteira Arielle que, junto com a também ponteira Paula Mohr, foi a maior pontuadora da equipe, com 15 pontos.

1º set

Foto: Thiago Mendes

O jogo começou bastante disputado, com as duas equipes trocando pontos. O Tijuca abriu uma vantagem de três pontos na parcial de 7 a 4 após um pedido de desafio feito pelo Osasco, mas após uma sequência de saques da Americana Jenna Gray, a equipe osasquense empatou e logo em seguida conseguiu a virada na parcial de 10 a 9, fazendo a equipe tijucana gastar seu primeiro tempo técnico. Após o pedido técnico, o time da casa empatou o set e depois disso ficaram trocando pontos até o fim da etapa, quando o Tijuca começou a errar e o Osasco abriu 24 a 21, mas numa boa sequência de saques da levantadora Maria Clara, a equipe carioca empatou o set e virou para fechar o set em 26 a 24 com um ace.

2º set

Foto: Thiago Mendes

A segunda etapa começou com a equipe visitante abrindo uma vantagem de quatro pontos, fazendo a equipe da casa pedir seu primeiro tempo técnico com 5 a 1 no placar. Em seguida, as duas equipes trocaram pontos até o atual campeão da superliga realizar um ace com Jenna Gray, fazendo o Tijuca usar seu último tempo técnico após a parcial de 12 a 5. As donas da casa até que conseguiram reduzir a vantagem para 4 pontos, fazendo o Osasco utilizar seu primeiro tempo técnico com a parcial de 14 a 10. Com o poder decisivo da argentina Bianca Cugno, o time paulista abriu novamente uma vantagem de 7 pontos, até que a equipe tijucana diminuiu a diferença para 4 pontos novamente. Uma sequência de saques de Sophia, que entrou no lugar de Baird no saque e num ataque de Cugno, o Osasco fechou o segundo set em 25 a 17.

3º set

Foto: Thiago Mendes

O terceiro set começou como o primeiro, com as duas equipes trocando pontos, até que o time de Osasco conseguiu abrir uma vantagem de três pontos fazendo o técnico Matheus Bieler pedir seu primeiro tempo técnico na parcial em 9 a 6. A equipe da casa conseguiu reduzir a vantagem em dois pontos após um bloqueio da central Rebeca, levando o técnico Luizomar de Moura a solicitar seu primeiro tempo técnico com a parcial em 11 a 9. Após esse pedido, a equipe osasquense conseguiu abriu 7 pontos de vantagem, vencendo por 18 a 11. A equipe tijucana diminuiu a diferença para cinco pontos, mas no final do set a equipe de Osasco conseguiu abrir vantagem novamente, com um ataque de Maíra fechando o set em 25 a 16.

4º set

Foto: Thiago Mendes

O 4º set começou com a equipe visitante abrindo uma vantagem de três pontos, fazendo o Tijuca pedir um tempo técnico na parcial 5 a 2. Após o pedido, as duas equipes trocaram pontos entre si até que o Tijuca empatou o set, levando o Osasco a pedir um tempo técnico na parcial em 7 a 7. Após o pedido, a equipe tijucana abriu 4 pontos de vantagem na parcial de 12 a 8 após um ataque pra fora de Maíra. Depois de um bloqueio de Rebeca, a diferença subiu para 5 pontos, fazendo o Osasco usar seu segundo tempo técnico na parcial de 15 a 10. Depois do pedido, as equipes trocaram pontos com o Osasco, diminuindo a vantagem para 3 pontos e fazendo o Tijuca gastar seu segundo tempo técnico na parcial de 19 a 16. Depois da parada, as duas equipes foram trocando pontos até o Tijuca abrir vantagem novamente, fechando o set em ataque de Rebeca fazendo 25 a 22 no placar e levando o jogo para o tie-break.

5º set

Foto: Thiago Mendes

O tie-break começou com o Tijuca abrindo uma vantagem de 3 pontos, fazendo o Osasco parar a partida na parcial em 3 a 0. Após o pedido, o Osasco empatou com a parcial em 4 a 4 contando com o brilho de Bianca Cugno. Após dois pontos seguidos do time paulista, o Tijuca utilizou seu primeira parada na parcial empatada em 6 a 6. Na volta, as equipes trocaram pontos até a mudança de lado com vantagem de 8 a 7 para o Osasco. A equipe de São Paulo abriu vantagem de 3 pontos após um bloqueio de Baird, fazendo o Tijuca parar o jogo na parcial em 11 a 8. Logo após a parada técnica, a equipe osasquense abriu nova vantagem e Larissa fez de bloqueio o ponto da vitória, terminando o 5º set em 15 a 9 e vitória de 3 sets a 2 para o Osasco.

Como fica?

Foto: Thiago Mendes

Com a vitória por 3 a 2, o Osasco conquistou dois pontos e terminou a 1ª rodada na 5ª posição na tabela, enquanto o Tijuca somou um ponto e está em 8º. O Tijuca volta às quadras no sábado (25/10), no Tijuca Tênis Clube, em duelo contra o Brasília, às 16h, enquanto o Osasco volta também no sábado, em jogo contra o Sorocaba no José Liberatti, às 18h30.

Deixe um comentário