Foto Capa: reprodução/Instagram
Por Arthur Líbero
1 – Joelma (07/11)

A primeira dica desse mês é o show da cantora Joelma. Ela retorna ao Rio com a turnê “Isso é Calypso Tour”, que traz vários de seus hits de sucesso e conta com diferentes atos que passeiam por seus mais de 30 anos de carreira.
Ela retorna com a turnê após passar por experiências marcantes, como suas apresentações nos festivais The Town e Amazônia Live, este último homenageando seu estado de origem, Belém do Pará.
O show vai acontecer na sexta-feira, 7 de novembro, às 21h30 no Qualistage, no shopping Via Parque, na Barra da Tijuca.
2 – Gloria Groove (07/11)

Outro destaque será o último show da turnê “Serenata da GG”, que divulga o projeto de pagode de Gloria Groove. A artista surgiu e fez sucesso com seu gênero vindo da junção de rap e funk, mas assim como outras cantoras, como Ludmilla e Ivete Sangalo, decidiu apostar em um projeto de samba e pagode. Para isso, gravou músicas em parcerias com Alcione, Ferrugem, Belo, Menos é Mais, Thiaguinho, Ana Carolina, entre outros.
O show da turnê tem o rosa como cor principal e é inspirado nos programas de namoro tradicionais das televisões. O repertório inclui suas próprias canções, além de releituras de outros artistas.
O show vai acontecer na sexta-feira, 7 de novembro, às 22h, no Espaço Hall, na Barra da Tijuca.
3 – Jonny Hooker (12/11)

O cantor Jonny Hooker vai comemorar o lançamento de dez anos do seu disco “Eu Vou Fazer Uma Macumba Pra Te Amarrar, Maldito!” álbum vencedor do Prêmio da Música Brasileiro. Para isso, ele está fazendo a turnê “Macumba 10 Anos”, que marca essa celebração que o consagrou como um dos principais ícones da diversidade da nova geração da música brasileira.
O projeto é uma mistura de influências de MPB, brega, pop e ritmos nordestinos com letras emotivas que se tornaram hits, como “Amor Marginal”, “Alma Sebosa”, e “Volta”.
A apresentação vai acontecer na quarta-feira, 12 de novembro, às 20h, no Teatro Riachuelo, no Centro do Rio.
4 – Chase Atlantic (13/11)

A banda australiana “Chase Atlantic” vai passar pelo Brasil com sua nova turnê, “Lost In South America”, que vem logo após o lançamento de seu mais recente single, “FACEDOWN”.como uma extensão de seu quarto e mais recente álbum, LOST IN HEAVEN.
O grupo é conhecido pelas suas músicas de R&B e foi formado em 2014, por três membros: Christian Anthony, Clinton Cave e Mitchel Cave. Atualmente a banda conta com três álbuns de estúdio e 9 EPs.
O show vai acontecer na quinta-feira, 13 de novembro, às 21h, no Qualistage, no shopping Via Parque, na Barra da Tijuca.
5 – Jorge e Matheus (15/11)

A dupla “Jorge e Matheus” vai trazer sua grande turnê em homenagem aos 20 anos de carreira. Eles se formaram em 2005 e logo se tornaram um dos nomes mais populares do chamado “sertanejo universitário”, com letras falando sobre relacionamentos amorosos.
A “Jorge & Matheus 20 Anos” é um show com mais de duas horas de duração em formato de festa e conta com vários sucessos, como “Sosseguei”, “Amo Noite e Dia” e “Enquanto Houver Razões”. Entre as músicas, eles vão contando a própria história que percorre através da época em que cada música foi lançada.
O show vai acontecer no sábado, 15 de novembro, a partir das 17h, no Riocentro, na Barra da Tijuca.
6 – Toquinho (21/11)

O cantor Toquinho também está celebrando sua carreira. Ele comemora 60 anos de trajetória artística com a turnê “Só Tenho Tempo Pra Ser Feliz – 60 Anos de Música”, com banda completa, novos arranjos e a participação especial da cantora Camilla Faustino que o acompanha em alguns duetos ao longo do espetáculo.
Do universo infantil de “Aquarela” ao romantismo de “Regra Três”, passando por sambas, afro-sambas e parcerias eternizadas, o repertório vai emocionar não só pela beleza de cada canção, mas pela memória e o sentimento de nostalgia.
A apresentação vai acontecer na sexta-feira, 21 de novembro, a partir das 20h na Brava Arena Jockey, no Jockey Clube do Rio, na Gávea.
7 – Ivete Sangalo (22/11)

Ivete Sangalo vai trazer para o Rio seu mais novo projeto de samba, “Ivete Clareou”, que traz releituras inéditas de canções da própria cantora além de sucessos de outros artistas. O nome da turnê é uma homenagem à Clara Nunes, apelido que a baiana ganhou quando ainda era criança e imitava uma das sambistas mais importantes do país.
O show tem o formato de festa, parecido com outros eventos como o “Numanice”, “Tardezinha” e os “Ensaios da Anitta”, com apenas um palco circular em formato 360º no meio enquanto todo o público fica ao seu redor. A ideia é trazer uma proximidade entre a artista, os músicos e seus fãs. A apresentação dura mais de cinco horas, sem intervalos, e ainda conta com DJ na abertura.
O evento vai acontecer no sábado, dia 22 de novembro, a partir das 14h, na Marina da Glória, no Aterro do Flamengo.
8 – Dua Lipa (22/11)

Em novembro, também vai acontecer o retorno de ninguém menos que Dua Lipa ao Rio de Janeiro. A primeira apresentação da artista aconteceu no Rock In Rio, quando ela foi headliner do último dia do festival, em 2022. Na ocasião, ela estava trazendo a turnê do seu segundo álbum “Future Nostalgia”, um dos discos de maior sucesso no período da pandemia, lançado em 2020 quando todo mundo estava em quarentena.
Esse ano, ela está rodando o mundo com a turnê de seu terceiro disco, o “Radical Optimism”, que possui uma sonoridade eletropop e dançante parecida com a do seu antecessor. Só que sua nova turnê consegue ser ainda maior que a anterior, com cenários enormes, incluindo um telão em formato de onda e duas passarelas no palco. O show conta com vários efeitos pirotécnicos, inúmeras trocas de figurino e hit’s como “Break My Heart”, “One Kiss”, “Levitating”, “New Rules”, “Love Again”, “Houdini” e “Don’t Start Me Now”
O show vai acontecer no sábado, a partir das 21h, na Área Externa na Farmasi Arena, na Barra da Tijuca.
9 – Almir Sater e Gabriel Sater (28/11)

O público carioca também terá a oportunidade de vivenciar um encontro emocionante que está percorrendo os palcos do Brasil e dos Estados Unidos. Almir Sater, um dos maiores nomes da música brasileira, embarca em um projeto inédito ao lado de seu filho, Gabriel Sater: a turnê “Pai e Filho”. No palco, os dois celebram a união entre gerações, mesclando a experiência e a tradição de Almir com a inovação e o talento de Gabriel.
O setlist mistura clássicos de Almir como “Tocando em Frente” e “Chalana” com composições recentes de Gabriel. O show consegue ser, ao mesmo tempo, intimista e grandioso, já que o encontro é inédito ainda mais no Rio, cidade em que os dois artistas não costumam se apresentar com tanta frequência.
A apresentação vai acontecer na sexta-feira, 28 de novembro, às 21h30, no Qualistage, no shopping Via Parque, na Barra da Tijuca.
10 – Festival Feira de São Cristóvão

Uma das feiras mais famosas e tradicionais do Rio está completando 80 anos. A Feira de São Cristóvão vai celebrar esse marco com um enorme festival que vai reunir alguns dos nomes mais relevantes da música brasileira atualmente para shows no estacionamento.
Durante dois dias, o público poderá curtir vários shows de diferentes estilos musicais, que vão do forró ao pagode, passando pelo rap, funk e samba. Além do Arraiá da Feira, apresentações de forró pé de serra, batalhas de repentistas e sets de DJs que prometem animar o público até o fim da noite. Confira a programação completa para os dois dias.
Sábado – 29 de novembro
• BELO
• MASTRUZ COM LEITE
• CAJU PRA BAIXO
• ARRAIÁ DA FEIRA
• FORRÓ PÉ DE SERRA
• BATALHA DE REPENTES
+ DJ’S
Domingo – 30 de novembro
• MATUÊ
• WIU
• POCAH
• ARRAIÁ DA FEIRA
• FORRÓ PÉ DE SERRA
• BATALHA DE REPENTES
+ DJ’S
