O Retorno do Brasil à elite: Geração promissora acende esperança na Fórmula 1

Foto capa: Formula Motorsport Limited via Getty Images

Por Natália Magnani 

Marcado por grandes histórias nas pistas, o Brasil era nome carimbado no grid da Fórmula 1 por muitos anos. Porém após um tempo de hiato, o país volta a ter seus olhos fixados no topo do esporte, impulsionado por uma nova e talentosa e sonhadora geração de pilotos que ascende rapidamente nas categorias internacionais.  

A concretização desse sonho está nas mãos de Gabriel Bortoleto: o paulistano já tem seu lugar garantido no grid pela equipe Kick Sauber, que se transformará em Audi em 2026. Bortoleto trilhou o caminho ideal, sagrando-se Campeão da Fórmula 3 em 2023 e repetindo o feito ao conquistar o título da Fórmula 2 em 2024, ambos em suas temporadas de estreia. Atualmente, Gabriel possui dezenove pontos no campeonato de pilotos da Fórmula 1, impressionando os olhos de quem vê, já que o mesmo possui um dos carros mais fracos do ano e está apenas em seu primeiro ano na categoria. 

Reprodução – LAT Images via Getty Images

No entanto, o talento brasileiro na F1 não se resume a um único nome: Rafael Câmara seguiu a trilha de Bortoleto ao conquistar a Fórmula Regional Europeia (FRECA) e, em 2025, se sagrou o grande campeão da Fórmula 3. O pernambucano faz parte da Academia de Pilotos da Ferrari, com um futuro já traçado para a Fórmula 2 no ano que vem. 

Foto: Reprodução / F3 

A linha de sucessão para as categorias de base é forte, com destaque para dois novatos da Fórmula 3: Pedro Clerot e Fefo Barrichello já estão confirmados no grid da F3 do ano de 2026 pelas equipes Rodin Racing e AIX Racing, respectivamente, traçando uma rota em destino ao topo do esporte. Ambos os jovens já correram na Fórmula 4 Brasileira, Clerot sendo campeão em 2022. Desde então, Fefo Barrichelo estava na Eurofórmula, enquanto Pedro Clerot competia na FRECA.  

Foto: Reprodução / FIA Formula 3 

O futuro feminino do esporte a motor no Brasil também não fica de fora, sendo representado por dois nomes de peso na F1 Academy, categoria exclusiva para mulheres que acompanha a Fórmula 1, criada para dar mais espaço e visibilidade às pilotas. Com dupla cidadania (brasileira/belga), Aurelia Nobels é um dos grandes destaques femininos globais e integra a prestigiada Academia de Pilotos da Ferrari (FDA), tendo se consagrado após vencer o programa FIA Girls on Track. Nobels compete na F1 pela equipe ART Grand Prix. Ao seu lado, Rafaela Ferreira, que se tornou a primeira mulher a vencer na Fórmula 4 Brasileira, foi selecionada para integrar a Visa Cash App RB Academy e disputar a F1 Academy pela Campos Racing, garantindo a presença de jovens brasileiras com o respaldo de duas das maiores potências da Fórmula 1. 

Foto: Reprodução / Formula 1

Com Bortoleto já quebrando o jejum e talentos como, Câmara, Clerot, Barrichello, Nobels e Ferreira em plena ascensão, o Brasil tem motivos para renovar sua fé na velocidade e sonhar com um retorno à era de ouro na Fórmula 1 e no automobilismo internacional. 

O Circuito de Interlagos recebe o Grande Prêmio de São Paulo 2025 nos dias 7, 8 e 9 de novembro, prometendo arquibancadas lotadas e muita emoção dentro e fora da pista. Contando com apenas um treino livre para dar lugar à Sprint race, o evento promete grandes disputas entre os candidatos ao título desse ano: Oscar Piastri (McLaren), Lando Norris (McLaren) e Max Verstappen (Red Bull).  

Programação (horário de Brasília): 

07/11 – Treino Livre: 11h30 

Classificação da Corrida Sprint: 15h30 

08/11 – Corrida Sprint: 11h 

Classificação da Corrida Principal: 15h 

09/11 – Corrida: 14h 

Deixe um comentário